terça-feira, 30 de setembro de 2008

(des)casar


Tento perceber a nova lei do divorcio, mas tenho sempre presente esta duvida: se o casamento civil deixa de ser um contrato (sem culpa e obrigações), então porquê que existe o casamento civil? Esta liberdade implica ausência de compromissos. Já devem saber qual era o meu team ontem nos prós-e-contra, mas posso dizer que a razão não era justificada pela péssima escolha do blazer do dr. Pedro Vasconcelos e da Beatriz Costa.

No Mundo de Sofia ou talvez só insanidade?


Se eu no texto abaixo exponha a minha incompreensão acerca de algumas vertentes filosóficas, e agora que decidi mudar alguns hábitos, já posso dizer que tive uma atitude muito transcendente à minha pessoa tecnocrata, capitalista e pragmática: Inscrevi-me nas minhas cadeira livres da faculdade que são todas este semestre, em filosofia. Ou isto vai correr muito mal, ou isto vai correr muito bem! Uma coisa é certa faz bem pensar........

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

MAIS UMA VITÓRIA PARA O RELATIVISMO MORAL DO SÉCULO XXI: Afinal o que é a deontologia?


Quando os médicos na ordem reelegeram o Dr. Pedro Nunes, foi sem duvida uma demonstração que a prática do aborto não o é como um cuidado de saúde. Mas pelos vistos o nosso poder central é muito central.
Há coisas que não percebo, uma delas é esta mania que temos de relativizar as coisas à nossa volta, já chateia. Então expliquem lá o que a deontologia e a ética? Podem muito bem mudar o sentido das palavras mas existe Princípios inalteráveis, e por acaso um deles é a dignidade da vida humana.
A nossa evolução é demais, agora o aborto já está banalizado no código deontológico dos médicos , e eu fico com saudades quando medicina servia para salvar vidas. E não me venham com os argumentos de tout court, porque um aborto é um aborto e não uma interrupção de gravidez.

domingo, 28 de setembro de 2008

OBRIGADA


Foi um dos melhores fim-de-semanas de sempre, inesquecível. De perder a cabeça e ir ver o nascer do sol! Obrigada. Vocês me deixam muito mal acostumada!!! We are Catholiques!!! And do you know who is the leader? Is the way!!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MUDANÇA


Hoje apercebi-me que o lema do Obama - Change. É o meu lema, a mudança. É pena que não há uns morcelomaniacos como há os obamamaniacos. Espero que as pessoas também acreditem em mim.... we can believe.....

sábado, 20 de setembro de 2008

HOMENAGEM EM BLOG: Juliana Couto Arquitectura


Encontrei neste blog da Juliana Couto (clica), uma arquitecta terceirense, esta maravilhosa homenagem ao historiador. Aqui fica o artigo:

"Colecção de Francisco Ernesto Oliveira Martins classificada pelo Governo Regional
Esta notícia não está propriamente relacionada com Arquitectura, mas é com muito gosto que hoje li no Diário Insular que a colecção de arte de Francisco Ernesto de Oliveira Martins foi classificada finalmente pelo Governo Regional.
No entanto, penso poder afirmar que este coleccionador e historiador de Arte terá sido o primeiro a escrever sobre a arquitectura açoriana, com a publicação do livro Arquitectura nos Açores-Subsídios para o seu Estudo, em 1983. Esta edição está esgotadíssima mas após muita procura consegui encontrar um exemplar num alfarrabista em Lisboa, que por coincidência continha uma dedicatória do Dr. Mota Amaral para o Dr. Mendonça e Cunha, na altura Embaixador português no Vaticano!
Tenho pelo Sr. Francisco uma enorme admiração, não só por me ter dado grande auxílio na elaboração da minha prova final no âmbito do sexto ano do curso pela FAUP, através dos seus livros e dos seus conhecimentos, mas também por ser uma delícia ouvir as suas histórias peculiares.
Foi ele quem me incentivou a tentar publicar o meu trabalho e a procurar apoio junto de Instituições. Embora tenha constado parte do meu trabalho na revista Atlântida de 2006, Vol. LI, do Instituto Açoriano da Cultura- IAC, ainda me questiona se já desisti de publicar o livro na sua totalidade.
Para além de uma referência no estudo da Arte açoriana, o Sr. Francisco é para mim um exemplo de preserverança, já com 36 livros publicados... e em vias de lançar uma nova obra..."

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Desporto: Jogos Olímpicos


Nestas férias, sem capacidades de ver TV perdi os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Assim, perdi o famoso espectáculo do dia de abertura, como a China não podia deixar de impressionar o ocidente mais parecia uma marcha bélica, também perdi o falso fogo de artificio, ou a menina do playback. Tudo aquilo que demonstra como esta nova superpotência é mais fraca que muitos analistas políticos fazem parecer.
Mas sobretudo, perdi uma lição, aquela lição que todos os portugueses recebem depois dos jogos olímpicos, porque é sempre a mesma coisa, as expectativas muito altas!!!
Esquecemos que somos um país que pouco liga ao desporto, o desporto é para nós o futebol. Nas escola dá-se um baixo valor às aulas de educação física, de tal forma que a sua avaliação é desqualificada na média, e o Estado não apoia os nossos atletas de alta-competição (com excepção do futebol claro).
É que nós estamos a competir com países com outra mentalidade no que toca ao desporto escolar e profissional, não nos podemos esquecer que a saúde também passa pelo desporto, e Portugal tem o colesterol alto.
Por isso não é de admirar as nossas únicas duas medalhas -ouro para Nelson Évora e Prata para Vanessa Fernandes. Mas se em vez disso nós acreditássemos mais nos Paraolímpicos, que abríssemos os telejornais também com as medalhas destes e que fossemos também busca-los ao aeroporto com cartazes e flores, porque esses sim, são sempre melhores qualificados. Entre os 146 países participantes, Portugal termina na 42ª posição com 1 medalha de ouro, 4 de prata e 2 de bronze, e ainda por cima sempre com menos apoios financeiros.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

sEMPé


mORDILLO


rOBERT cAPA - phOTOS


American GI Persuing Book Vendor's stand during WWII

rALPH sTEADMAN & aMERICA


cLAUDE sERRE


cARTIER-bRESSON - phOTOS

Henri Cartier-Bresson, Gestapo Informer, Dessau, Germany, 1945.

qUINO


bANKSY & nEW oRLEANS
















CONSPIRAÇÃO DEMOCRATA: Sarah Palin na TV


Quando se fala da vice escolhida pelo McCain, Sarah Palin, à qualquer coisa que faz lembrar a Fox Tv, talvez a Bree Van de Kamp das "Donas de casa desesperadas" e a sua falsa gravidez ou Mackenzie Allen do "Commander in Chief" que está a espera da morte do presidente. Só faltam mesmo caçarem ursos.

Close Encounters

Açores-Ilha Terceira

Baleia Piloto

Globicephala macrorynchus

www.picosdeaventura.com

"Presidente do Governo vota Sim"


A questão aqui é a forma como a resolução deste caso foi tão [pouco] noticiado, e o senhor César e o seu governo só terem de pagar € 1000. Este erro democrático foi atempadamente reparado e denunciado pelo PSD/Açores, mas e os outros abusos???
Já agora fica aqui uma associação que bem merecia os pequenos € 1000: Associação de mulheres em acção (Clica)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

WE DONT FORGET: 9/11


Esta é uma data que mudou o mundo, que marcou o inicio de uma nova era no século XXI, uma data que não esquecemos.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

BLOG: Povo Açoriano? Isso não dá pão!


Um dos blog's mais esperados- Povo Açoriano? Isto não dá pão! (CLICA) Vale a pena ler, principalmente em tempo de campanha, uma análise perspicaz das nossas vivências políticas insulares. A acompanhar..... porque "Aliás, trocado por maduros significa que não tem o cú (rabo, se preferir) a ver com as calças!", in Mariana Matos, douta e ilustre deputada da Região e futura assessora do Exmo. Sr. Presidente

DEMOCRACIA: Eleições em Angola

(clica na imagem)
Em dia de eleições em Angola, espero que as pessoas e sobretudo os meios de comunicação, não se esqueçam que não podem utilizar os mesmos critérios de interpretação que costumam utilizar numas eleições normais.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Código de Ética do Dirigente Político

  • "Manda a ética que durante uma chicana parlamentar e perante uma piada de um orador os deputados opositores esbocem um esgar de repúdio abanando a cabeça em discordância, nunca pateando;
  • Manda a ética que durante um discurso do líder, antes de se bater palmas, se diga: "Muito bem";
  • Manda a ética que em situações informais, perante os seus colegas políticos, não se refira a si próprio como fonte de um jornalista mas sim: " O gajo que eu controlo";
  • Manda a ética que num debate, ou frente a frente, se substitua a palavra mentira por inverdade;
  • Manda a ética que numa reunião multipartidária os representantes da oposição não sigam as regras básicas de etiqueta de Paula Bobone, para não denotar fraqueza nem estupidez, perante os do partido do governo;
  • Manda a ética que os primeiros cinco dias de férias sejam sempre, mas sempre, no Algarve. Depois pode ir para onde quiser;
  • Manda a ética que nos comícios da rentrée os oradores enverguem um blusão desportivo ou um pullover pelos ombros, e que digam várias vezes no discurso: "Vamos trabalhar."
Por José de Pina in Nascido para Mandar (guia prático para chegar ao poder em Portugal)

PROJECTO CABO VERDE: Omnes cum Petro ad Iesum per Mariam

Cheguei de Cabo Verde, com muitas coisas para contar, propósitos a realizar e quem sabe algumas mudanças na minha vidinha.
Foi sem duvida uma viagem inesquecível, cada momento ficará gravado para sempre. Aprendi que afinal existe coisas mais importantes e hoje espero subvalorizar muitos, antigos, vícios. Na verdade sinto e estou diferente.
Aqueles miúdos são extraordinariamente livres, vivem felizes e tristes, não esquecerei nenhum abraço, nenhum carinho, nenhum deles….mesmo nenhum.
Conheci também uma parte perfectus da nossa sociedade e, agora que conheci, não me posso afastar (contra muitos), porque são pessoas interessantes, verdadeiramente boas e felizes, a quem eu devo muito, com quem eu aprendi muito e sobretudo porque me deram muita esperança. Como diria, “eu acho que é um começo de uma grande amizade (acho não tenho a certeza)!”
Também foi em Sal Rei mais propriamente no pátio da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) que recebia uma estrela, uma estrela cadente!
Nós é que ganhamos sempre mais, muito melhor que as expectativas!!!!
Virá ai algumas fotos, algumas histórias!