terça-feira, 3 de novembro de 2009

A vigança do Sushi


Começo a achar que o sushi e o sashimi têm uma componente que vicia o organismo humano. Será que o isto é uma forma dos orientais dominarem o ocidente?

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Caim Bolchevique

Texto de autoria, claro, Gonçalo Portocarrero de Almada
__________________

Muito se tem escrito e dito sobre o mais recente opúsculo do Nobel português mas, na realidade, não se percebe a razão, porque nesta sua última ficção literária, o escritor iberista não apresenta nada de novo. Pelo contrário, é mais do mesmo. Com efeito, não é de estranhar que o autor do falso «Evangelho segundo Jesus Cristo» manifeste, mais uma vez, o seu desdém pela Bíblia, palavra de um Deus em que não crê, e que, por isso, de novo arremeta contra as religiões em geral e a católica em particular, sua inimiga de longa data e muita estimação.
É verdade que alguns cristãos ficaram incomodados pela recorrente deturpação dos textos sagrados e pela falta de respeito pela liberdade religiosa que uma tal atitude evidencia. Mas reconheça-se, em abono da verdade, que o criador desta mistificação, com laivos auto-biográficos, não podia ter sido mais sincero nem coerente com a teoria política que tão devotamente segue. Com efeito, que outra personagem, que não Caim, poderia personificar melhor a ideologia em que se revê o galardoado autor?! Não é o irmão de Abel a melhor expressão bíblica do que foi, e é, o comunismo para a humanidade?
O ilustre premiado com o ignóbil prémio Nobel acredita que Caim nunca existiu, o que é, convenhamos, um acto de muita fé para quem se confessa ateu, até porque não tem qualquer evidência científica dessa suposta inexistência em que tão dogmaticamente crê. Mas decerto não ignora a realidade histórica de muitos outros Cains – Lenine, Estaline, Mao, Pol Pot e outros diabretes de menor monta – todos eles sobejamente conhecidos pelas atrocidades a que associaram os seus nomes e a sua comum ideologia.
À conta do Caim bíblico, agora reabilitado, por obra e graça deste seu oficioso defensor, pretende redimir os não poucos Cains que lhe são doutrinal e eticamente afins, mas a verdade é que o pretenso carácter mítico daquele não faz lendários os crimes destes seus comparsas mais modernos, até porque esta sanha fratricida ainda hoje impera, impunemente, na China, no Tibete, no Vietname, na Coreia do Norte, em Cuba, etc.
Mas não é só Caim que é um mito para o ortodoxo militante comunista, pois Deus também não existe (em todo o caso seria sempre um segundo Deus, porque o primeiro é, como é óbvio, o próprio escritor), e a Igreja Católica mais não é do que uma aberração. Mas, se assim é de facto, porque se incomoda tanto com a inexistente divindade e a pretensamente caduca instituição eclesial?! Será que, apesar de não acreditar em bruxas, no entanto nelas crê e teme?! Ou, melhor ainda, será que se está finalmente a converter, senão num cristão convicto, pelo menos num ateu não praticante?! Deus, que crê também nos que n'Ele não crêem, o queira…
Sem a Bíblia seriamos diferentes? Sem dúvida. Melhores? Duvido, porque todas as grandes tiranias do século XX – o fascismo, o nazismo e o comunismo – foram e são visceralmente ateias e, pelo contrário, todas as grandes gestas de justiça social são cristãs, como católica é também a maior rede mundial de assistência aos mais necessitados. Mas uma coisa é certa: sem o marxismo seriamos hoje muitos mais, concretamente mais cem milhões de mulheres e homens, tantos quantas foram as vítimas do comunismo em todo o mundo (cf. Stéphane Courtois, Le livre noir du communisme, Robert Laffont, 1998, pág. 14).
Gonçalo Portocarrero de Almada

Faz bem à humildade


Benfica (0) vs Braga (2)

Porquê que estou a adorar o meu Mestrado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica portuguesa:


01/11: Dia todos os Santos

Já São Bernardo falava no grande privilégio que é poder conviver com homens Santos.

A avaliação dos professores continua neste "novo" governo

(imagem via e-mail)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pandemias


Nós não temos uma Ministra da Saúde, temos uma Ministra da Gripe A. Já chega de alarmismos ou comparações ridículas com as pestes medievais. A pandemia da nossa sociedade contemporânea é outra, mas é moral e também mata.

oh malhã, malhão


Lembro-me quando Augusto Santos Silva disse que gostava de malhar na oposição, principalmente na direita.
O problema é que a partir de hoje o homem tem armas, e tropas, e tanques, e submarinos....

domingo, 25 de outubro de 2009

Sucedeu que...




... o documentário Pare, Escute e Olhe, de Jorge Pelicano, venceu a competição nacional do Doc Lisboa, que terminou hoje. Muitos parabéns! Para consultarem os vencedores das restantes categorias cliquem, aqui.

Para os desinteressados em geral e para os maldizentes em particular




“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.” (Arnold Toynbee)


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Isabel Alçada nova Ministra da Educaçao


Atenção é com todas as personagens: as Gémeas, o João e o Pedro o cão Faial, também vão lá estar e milhares de professores, como o poderoso chefão José Sócrates (mas agora está bonzinho porque não tem maioria absoluta).
A não perder, "Uma Aventura" num governo perto de si.

Novo Ministro da Defesa Nacional


Realmente não consigo perceber, como é que um terrorista intelectual, Augusto Santos Silva, tem o ministério da Defesa Nacional!?

Já temos novo governo do PS


Salada Russa
A faceta multifacetada dos homens do Sócrates é impressionante, ora está no trabalho e segurança social, ora está na economia, ora está na segurança nacional. Grande equipa, a isto chama-se pluralismo na vocação e nas competências ou unilateralismo na ideologia partidária. Mas atenção, não toca a todos.

Marketing do Mago


Começo a reparar que o Saramago é como a Coca-cola, é que no que toca a spots publicitários estão ao mesmo nível.
Não podemos esquecer que é mesmo de Marketing que o Rodrigo Moita de Deus percebe:
"Deus nunca precisou de insultar a obra de Saramago para vender mais bíblias" - Graçolas de Oportunidade, no 31 de Armada

Sucedeu que...




...Santos Silva é o novo ministro da Defesa?!Só falta saber, se da Defesa Nacional ou de Sócrates!


Agenda Cultural V


O Doc Lisboa está a terminar, mas ainda podem ver alguns dos melhores documentários da temporada passada. Assim para aguçar a curiosidade deixo aqui mais sugestões:





Leituras matinais



Isto, isto, mais isto e ainda isto. Despertou em mim a vontade de que a obra de Karl Popper fosse leitura obrigatória.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Frases eternas (I)


Perdoai sempre aos vossos inimigos – nada os irrita mais
Oscar Wilde (1854-1900) in, O Povo
________
(frases eternas será uma colecção de frases famosas que não têm prazo de validade, serão acompanhadas pela foto de um dos livros que me deu mais prazer em ler: "A Europa e os seus fundamentos" do Cardeal Joseph Ratzinger, o lápis roído é um vicio.)

Porque é dia 21/09 e apetece-me

Money For Nothing

Ramalho Eanes está vivo e recomenda-se

Foi no meu 3º ano da Faculdade que o professor de História das Relações Internacionais, da UNL, mandou-nos fazer um exame de consulta e com criatividade. Eu, por acaso, tinha conseguido um resume, decidi inspirar-me na tese de doutoramento do general Ramalho Eanes. Graças à tese e ao tema - "Europa entre a Globalização e Geopolítica", tirei uma boa nota.
Um homem com 60 anos que já foi Presidente da Republica, dá-se ao trabalho de tirar um doutoramento, já de principio é algo louvável.
Ontem ao vê-lo no Gato Fedorento, volto a dizer Ramalho Eanes está vivo e recomenda-se.
Para ver o programa: AQUI

Não sei se prefiro Thomas Hobbes ou o Calvin and Hobbes


"Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos: Bellum omnia omnes. "

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Saramago e a Bíblia


José Saramago começa-nos a habituar, com as suas rebeldias recalcadas. No lançamento do seu ultimo livro, disse que "A Bíblia é um manual de maus costumes e um catálogo do pior da natureza humana".
Vou citar alguns desses maus costumes do ser humano: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", ou, tenham muito cuidado com esta: "o perdão opõe-se ao rancor e à vingança, não à justiça. Na realidade, a verdadeira paz é « obra da justiça » (Is 32, 17), ou, como escreve o evangelista João que perigo... - "amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n'Ele crer... tenha a vida eterna" (3, 16). Que perigo de começar a amar o mundo, coisa que o Saramago não gosta de fazer.
O mais bonito nisto tudo é que Deus também morreu por José Saramago, e Este Amor nada, mesmo nada tem a ver com essa natureza humana, que o autor fala.
Já agora acabou com Santo Agostinho: "Expergiscere, homo: quia pro te Deus factus est homo Desperta, homem, porque por ti Deus se fez homem" (Santo Agostinho, Sermões, 185).

Agenda Cultural IV




Pare, escute, olhe.

Mais um bom documentário que não devem perder. Para além da qualidade do trabalho dos envolvidos, hà ainda a destacar a causa que deu origem a esta obra: o encerramento da linha do Tua. Depois de verem este documentário não ficarão indiferentes a esta luta. O documentário é da autoria de Jorge Pelicano e pode ser visto hoje às 18h30 no grande auditório da Culturgest. Espero, tal como o realizador expressou ontem, que este documentário chegue às salas de cinema. :)


Trailer do doc, aqui.



domingo, 18 de outubro de 2009

Agenda cultural III

Constantin and Elena

"They live a simple life in a small, picturesque village, North-East of Romania. But if their spiritual richness would translate into material, they would be kings, at least." (retirado do site oficial, clica aqui)



Este é, até agora, o documentário de que mais gostei no Doc Lisboa 2009. Constantin and Elena de Andrei Dascalescu, pode, ainda, ser visto no dia 23 de Outubro, no grande auditório da Culturgest.

Não percam! :)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sucedeu que...




... o BE precisa de protagonismo. "BE avança com legalização de casamentos homossexuais e quer passar do diálogo à prática".

A coligação


Durante a monarquia liberal, o rei andou a promover títulos da corte aos burgueses e a muita gente, nessa altura numa alegoria que até poderia chegar aos cães da rua Almeida Garrett escreveu: "Foge cão ou fazem-te Barão".
Hoje eu digo: "Foge cão ou fazem-te uma coligação".

Esta semana

Começou a XI legislatura da Assembleia da República, o rumo desta politica nacional estou descrente deste parlamento. Também, já me ia esquecendo de frisar aquela lei polémica que impede a exibição de animais no circo, isto deu que falar nesta semana.

A arrogância



O novo líder parlamentar do PS, Francisco de Assis, veio dizer: "Nenhum partido se pode fechar na arrogância".... Isto é demais, durante os últimos 4 anos o Partido Socialista, enquanto detentor de maioria absoluta mostrou-se intransigente nas suas medidas num grande exemplo a questão da avaliação dos professores. Era um partido avaliado como centralista. Não me venham contar a história do capuchinho vermelho ao contrario.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sucedeu que...






...Sócrates afirmou: "Ninguém estará à espera que esta legislatura seja interrompida."

Eu não teria tanta certeza!

Agenda Cultural II


Mais sugestões!





- Bucharest, Memory Lost, 16 de Outubro, Culturgest - pequeno auditório, 20h30

Albert Solé

Espanha, 2008, 80’

Albert Solé procura as suas raízes através do percurso do pai, o político espanhol Jordi Solé, obrigado a exilar-se no final da década de 1950 pelas suas actividades Anti-Franquistas. Fazendo face à doença de Alzheimer do pai, Albert tenta ressuscitar a memória da sua vida atípica e também a dos conflitos que dividiram os comunistas espanhóis. Assim reconstitui a memória da família e a sua própria identidade. Trata-se de uma tarefa difícil, já que a vida na clandestinidade obrigava a identidades múltiplas.

Sessões Especiais




Black Business - 16 de Outubro,Cinema Londres, Sala 1, 22:30

Osvalde Levat

França, Camarões, 2007, 90’

Uma unidade de luta contra o banditismo na região de Douala, nos Camarões, fez mais de mil execuções sem julgamento. O filme interroga o cliché recorrente que acusa os africanos de «não estarem preparados para a democracia», mas é também assombrado pela história terrível das famílias que se batem por desvendar o destino dos seus desaparecidos.

Secção Investigações



Para mais informações, consulta, aqui, o programa para o dia 16 de Outubro.


Esse olhar, esse sorrir...



...realmente pode mudar um dia de uma pessoa...

Cheira a leitinho


"Pedro Passos Coelho é o primeiro, dentro do PSD, a dizer que é candidato a líder" + sobre a noticia AQUI

Existe pessoas que são como Cristiano Ronaldo


Mesmo ao nosso lado

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agenda Cultural



Amanhã terá ínicio mais um Doc Lisboa, que se realiza pela sétima vez. Este festival apresenta a selecção dos melhores documentários da temporada. Como estar presente neste certame é já um hábito nosso, e como lhe reconhecemos qualidade e diversidade, vamos deixar-vos algumas sugestões:




-Serbie, Anée Zéro - 15 de Outubro, Cinema Londres, Sala 1, 20:30

Goran Markovic
Sérvia, França, 2001, 80’
Documentário sobre um aclamado realizador sérvio que, através da mistura de memórias, reconstituições, imagens e testemunhos pessoais, confronta o regime de Milosevic com a sua própria existência e vida numa sociedade em estado de decomposição.

Secção Balcãs




- Below Sea Level - 15 de Outubro, Cinema Londres, sala 2, 21:00

Itália, Suíça, 2008, 110’

A 300 quilómetros de Los Angeles e seis metros abaixo do nível do mar, uma comunidade de inadaptados vive no meio do deserto. Um mundo à parte e fora da civilização, onde não existem leis, autoridade…. nem electricidade ou água canalizada. Filme premiado em Veneza e no Cinema du Réel.

Secção Competição Internacional

Todos os Documentários são legendados em Português. Para mais informações, clica aqui.