
terça-feira, 3 de novembro de 2009
A vigança do Sushi

segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Caim Bolchevique
Texto de autoria, claro, Gonçalo Portocarrero de Almada__________________
Muito se tem escrito e dito sobre o mais recente opúsculo do Nobel português mas, na realidade, não se percebe a razão, porque nesta sua última ficção literária, o escritor iberista não apresenta nada de novo. Pelo contrário, é mais do mesmo. Com efeito, não é de estranhar que o autor do falso «Evangelho segundo Jesus Cristo» manifeste, mais uma vez, o seu desdém pela Bíblia, palavra de um Deus em que não crê, e que, por isso, de novo arremeta contra as religiões em geral e a católica em particular, sua inimiga de longa data e muita estimação.
É verdade que alguns cristãos ficaram incomodados pela recorrente deturpação dos textos sagrados e pela falta de respeito pela liberdade religiosa que uma tal atitude evidencia. Mas reconheça-se, em abono da verdade, que o criador desta mistificação, com laivos auto-biográficos, não podia ter sido mais sincero nem coerente com a teoria política que tão devotamente segue. Com efeito, que outra personagem, que não Caim, poderia personificar melhor a ideologia em que se revê o galardoado autor?! Não é o irmão de Abel a melhor expressão bíblica do que foi, e é, o comunismo para a humanidade?
O ilustre premiado com o ignóbil prémio Nobel acredita que Caim nunca existiu, o que é, convenhamos, um acto de muita fé para quem se confessa ateu, até porque não tem qualquer evidência científica dessa suposta inexistência em que tão dogmaticamente crê. Mas decerto não ignora a realidade histórica de muitos outros Cains – Lenine, Estaline, Mao, Pol Pot e outros diabretes de menor monta – todos eles sobejamente conhecidos pelas atrocidades a que associaram os seus nomes e a sua comum ideologia.
À conta do Caim bíblico, agora reabilitado, por obra e graça deste seu oficioso defensor, pretende redimir os não poucos Cains que lhe são doutrinal e eticamente afins, mas a verdade é que o pretenso carácter mítico daquele não faz lendários os crimes destes seus comparsas mais modernos, até porque esta sanha fratricida ainda hoje impera, impunemente, na China, no Tibete, no Vietname, na Coreia do Norte, em Cuba, etc.
Mas não é só Caim que é um mito para o ortodoxo militante comunista, pois Deus também não existe (em todo o caso seria sempre um segundo Deus, porque o primeiro é, como é óbvio, o próprio escritor), e a Igreja Católica mais não é do que uma aberração. Mas, se assim é de facto, porque se incomoda tanto com a inexistente divindade e a pretensamente caduca instituição eclesial?! Será que, apesar de não acreditar em bruxas, no entanto nelas crê e teme?! Ou, melhor ainda, será que se está finalmente a converter, senão num cristão convicto, pelo menos num ateu não praticante?! Deus, que crê também nos que n'Ele não crêem, o queira…
Sem a Bíblia seriamos diferentes? Sem dúvida. Melhores? Duvido, porque todas as grandes tiranias do século XX – o fascismo, o nazismo e o comunismo – foram e são visceralmente ateias e, pelo contrário, todas as grandes gestas de justiça social são cristãs, como católica é também a maior rede mundial de assistência aos mais necessitados. Mas uma coisa é certa: sem o marxismo seriamos hoje muitos mais, concretamente mais cem milhões de mulheres e homens, tantos quantas foram as vítimas do comunismo em todo o mundo (cf. Stéphane Courtois, Le livre noir du communisme, Robert Laffont, 1998, pág. 14).
Gonçalo Portocarrero de Almada
Faz bem à humildade
Porquê que estou a adorar o meu Mestrado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica portuguesa:
01/11: Dia todos os Santos
A avaliação dos professores continua neste "novo" governo
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Agenda Cultural VI
Festival de Cinema de Hong Kong
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Pandemias
oh malhã, malhão

domingo, 25 de outubro de 2009
Sucedeu que...
Para os desinteressados em geral e para os maldizentes em particular
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Eles andam ai

quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Isabel Alçada nova Ministra da Educaçao
Novo Ministro da Defesa Nacional

Já temos novo governo do PS

Marketing do Mago

Agenda Cultural V
Leituras matinais
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Frases eternas (I)
Ramalho Eanes está vivo e recomenda-se
Foi no meu 3º ano da Faculdade que o professor de História das Relações Internacionais, da UNL, mandou-nos fazer um exame de consulta e com criatividade. Eu, por acaso, tinha conseguido um resume, decidi inspirar-me na tese de doutoramento do general Ramalho Eanes. Graças à tese e ao tema - "Europa entre a Globalização e Geopolítica", tirei uma boa nota. Não sei se prefiro Thomas Hobbes ou o Calvin and Hobbes
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
O Saramago e a Bíblia

Agenda Cultural IV
Trailer do doc, aqui.
domingo, 18 de outubro de 2009
Agenda cultural III
Constantin and Elena
Não percam! :)
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Sucedeu que...
A coligação

Esta semana
Começou a XI legislatura da Assembleia da República, o rumo desta politica nacional estou descrente deste parlamento. Também, já me ia esquecendo de frisar aquela lei polémica que impede a exibição de animais no circo, isto deu que falar nesta semana. A arrogância

quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Sucedeu que...
Agenda Cultural II
- Bucharest, Memory Lost, 16 de Outubro, Culturgest - pequeno auditório, 20h30
Albert Solé
Espanha, 2008, 80’
Albert Solé procura as suas raízes através do percurso do pai, o político espanhol Jordi Solé, obrigado a exilar-se no final da década de 1950 pelas suas actividades Anti-Franquistas. Fazendo face à doença de Alzheimer do pai, Albert tenta ressuscitar a memória da sua vida atípica e também a dos conflitos que dividiram os comunistas espanhóis. Assim reconstitui a memória da família e a sua própria identidade. Trata-se de uma tarefa difícil, já que a vida na clandestinidade obrigava a identidades múltiplas.
Sessões Especiais
Black Business - 16 de Outubro,Cinema Londres, Sala 1, 22:30
Osvalde Levat
França, Camarões, 2007, 90’
Uma unidade de luta contra o banditismo na região de Douala, nos Camarões, fez mais de mil execuções sem julgamento. O filme interroga o cliché recorrente que acusa os africanos de «não estarem preparados para a democracia», mas é também assombrado pela história terrível das famílias que se batem por desvendar o destino dos seus desaparecidos.
Secção Investigações
Para mais informações, consulta, aqui, o programa para o dia 16 de Outubro.
Esse olhar, esse sorrir...
...realmente pode mudar um dia de uma pessoa...
Cheira a leitinho

Existe pessoas que são como Cristiano Ronaldo
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Agenda Cultural
Amanhã terá ínicio mais um Doc Lisboa, que se realiza pela sétima vez. Este festival apresenta a selecção dos melhores documentários da temporada. Como estar presente neste certame é já um hábito nosso, e como lhe reconhecemos qualidade e diversidade, vamos deixar-vos algumas sugestões:
-Serbie, Anée Zéro - 15 de Outubro, Cinema Londres, Sala 1, 20:30
Goran Markovic
Documentário sobre um aclamado realizador sérvio que, através da mistura de memórias, reconstituições, imagens e testemunhos pessoais, confronta o regime de Milosevic com a sua própria existência e vida numa sociedade em estado de decomposição.
Secção Balcãs
- Below Sea Level - 15 de Outubro, Cinema Londres, sala 2, 21:00
Itália, Suíça, 2008, 110’
A 300 quilómetros de Los Angeles e seis metros abaixo do nível do mar, uma comunidade de inadaptados vive no meio do deserto. Um mundo à parte e fora da civilização, onde não existem leis, autoridade…. nem electricidade ou água canalizada. Filme premiado em Veneza e no Cinema du Réel.
Secção Competição Internacional
Todos os Documentários são legendados em Português. Para mais informações, clica aqui.






















