quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agenda Cultural



Amanhã terá ínicio mais um Doc Lisboa, que se realiza pela sétima vez. Este festival apresenta a selecção dos melhores documentários da temporada. Como estar presente neste certame é já um hábito nosso, e como lhe reconhecemos qualidade e diversidade, vamos deixar-vos algumas sugestões:




-Serbie, Anée Zéro - 15 de Outubro, Cinema Londres, Sala 1, 20:30

Goran Markovic
Sérvia, França, 2001, 80’
Documentário sobre um aclamado realizador sérvio que, através da mistura de memórias, reconstituições, imagens e testemunhos pessoais, confronta o regime de Milosevic com a sua própria existência e vida numa sociedade em estado de decomposição.

Secção Balcãs




- Below Sea Level - 15 de Outubro, Cinema Londres, sala 2, 21:00

Itália, Suíça, 2008, 110’

A 300 quilómetros de Los Angeles e seis metros abaixo do nível do mar, uma comunidade de inadaptados vive no meio do deserto. Um mundo à parte e fora da civilização, onde não existem leis, autoridade…. nem electricidade ou água canalizada. Filme premiado em Veneza e no Cinema du Réel.

Secção Competição Internacional

Todos os Documentários são legendados em Português. Para mais informações, clica aqui.



PROJECTO CABO VERDE 2009



Foto tirada (por mim) em Cabo Verde 2009
__________
"Olhamos para trás, para o que foi feito nestes anos, olhamos para as próximas edições do Projecto, olhamos sobretudo para cada voluntária e agradeço a S. Josemaria os horizontes de serviço que nos abriu com os seus ensinamentos e que tão bem expressou no primeiro ponto do Caminho: “Que a tua vida não seja uma vida estéril. - Sê útil. - Deixa rasto. - Ilumina com o resplendor da tua fé e do teu amor”. + aqui (clica)

O que faz falta é animar a malta

É a primeira vez que vejo o Partido Comunista descontente com umas eleições, sempre que eles perdem nunca falharam nos objectivos. Calma mas eu também só nasci em 1986.

Brasil e Portugal

Esta tem sido uma noticia muito badala, o filme de Maitê Proença. Na verdade tive a oportunidade de conhecer a actriz, por uma amiga que andava a estudar teatro no Brasil, cheguei mesmo a ser convidada para a sua peça no São Jorge, em Lisboa lá já se ouvia algumas das suas aventuras.
O grande antropólogo brasileiro do século XX, Gilberto Freyre já tinha frisado este nosso sine qua non relacionamento Brasil e Portugal.
Note-se que este filme é de mau gosto, porque nem se quer tem sentido de humor ou de ironia,é somente estupidez.... não têm piada.
Mas eu aposto que a Maitê, não conheceu o Zézé camarinha, deixou-se mesmo ficar pelo Miguel Sousa Tavares e pelos pasteis de natas.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Neo-Gothic


Gran Canaria - Arucas

A não perder (*)


"Em suma, pode ver-se como a fé foi fonte inspiradora de iniciativas e energias para fazer o bem. (...) Certamente que fez tudo isto, no entanto, não deixa de reconhecer actos graves cometidos, ao longo dos séculos, por alguns dos seus filhos, cujas atitudes a própria Igreja condenou e pelas quais pediu perdão no Jubileu do ano 2000. Contudo, isto não tira nada à realidade daquilo que é exposto neste livro, que não é triunfalista, mas sereno e verdadeiro. A sua conclusão é que «a Igreja católica não prestou a sua contribuição só à civilização ocidental; a Igreja construiu essa civilização». " Ignacio Aréchaga in, Aceprensa
(*) em portugês editado este mês pela Aletheia

A sério?!?




Parece que a Quimonda Portugal vai despedir mais trabalhadores! Ainda bem que só disseram agora, depois das eleições... senão era chato.

já está....


The Paraglider

Las Palmas de Gran Canaria

Não fique chocada...

...com a verdade.
Mais uma imagem do O Inimputável.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

NEXT


OK, as eleições já acabaram... Agora digam-me quem será o próximo presidente do PSD?

PSD continua a ter mais câmaras municipais em Portugal


As pessoas até pensam bem quando pensam local, menos em Angra do Heroísmo, mas ai é porque pensam muito nas festas.

Pois é..

Andreia Cardoso em Angra do Heroísmo


Para mim Andreia Cardoso (para quem não sabe é aquela senhora que esta na foto a fazer um grande esforço para rir), está de parabéns (calma eu já vou explicar, não fiquei louca). Ter ganho a Câmara de Angra do Heroísmo deve ser grande sensação para esta presidente, porque ser eleita democraticamente pelo povo e não por uma passagem de testemunho durante a distracção das festas das Sanjoaninas tem mais valor. Afinal conseguia, é que normalmente por detrás de um candidato está uma grande máquina.

domingo, 11 de outubro de 2009

Sucedeu que...




...fomos todos enganados! O acontecimento que marcou a Silly Season não passou de um mal entendido. Refiro-me à espionagem de que Belém, alegadamente, foi alvo. O Público noticia que "informação sensível do Estado Português foi roubada por uma rede informática sediada na China". A informação foi avançada por uma empresa portuguesa denominada Trusted Technologies, da qual pouco se sabe. Bruno Vieira, co-autor do relatório divulgado, "contou que a investigação se desenrolou ao longo de cerca de seis meses e que foi motivada por notícias do início deste ano, que davam conta que vários computadores de organismos do Estado tinham sido alvo de ataques informáticos. Em teoria”, garantiu Vieira, a informação encontrada nos computadores chineses “põe em causa a segurança das instituições” e permite alterar bases de dados como as do Registo Predial ou até interferir com a contagem de votos numa eleição”. Segue-se uma maquiavélica teoria da conspiração, da minha autoria: O Governo Português, preocupado com a ascensão do PSD e com um possível cenário de derrota, decidiu contratar a empresa Ghost Net, para astuciosamente espiar os passos do Presidente da República assim como os dos seus assessores. Não satisfeitos com tanta malvadez e percebendo que todo o escândalo criado em torno deste assunto não seria suficiente para vencer as eleições legislativas, optaram pelo plano B: adulterar o resultado dos sufrágios. E lá conseguiram uma vitória. Contudo consigo ainda conceber uma outra explicação, perfeitamente plausível, para tudo isto: depois de serem encurralados com o caso das escutas, o governo decidiu contratar a Trusted Technologies para, à maneira do Tio Alberto da Madeira, culpar os pobres chinesinhos por toda esta desgraça!

Elementar meus caros! :)


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Uma provocaçãozinhan ao da Paz


Sucedeu que...





...foi atribuído ao presidente americano Obama o Nobel da Paz! Ainda me estou a perguntar se os Srs. Suecos ouviram falar da guerra que este senhor despoletou nos EUA a propósito do Serviço Nacional de Saúde!?



P.S: Ouvi dizer que no Irão as comemorações já tiveram início! :P

PAZ


Hoje vamos saber quem ganha o prémio Nobel da Paz, um dos mais mediáticos. Fala-se dos possíveis vencedores, bastante conhecidos, nomes como Ingrid Bettencourt ou dos presidentes Obama e Sarkozy apareceram com destaque na comunicação social. Apostas? Apesar de estar descrente, não deixo de demonstrar o meu carinho especial pela Ingrid Bettencourt, e a sua coragem e luta. Aguardamos até a tarde....

Nobel da literatura


Herta Müller foi a 10ª mulher a ganhar o prémio Nobel da literatura, em Portugal só existe 2 livros seus publicados e já há muito esgotados.... Ou seja poucas são as pessoas que andaram a ler esta senhora (inclusive eu, que ando agora virada para os anglo-saxónicos) Não podemos esquecer que Müller apesar de ter nacionalidade alemã, a escritora, é Romena e com um papel importante na luta intelectual contra o regime comunista de Nicolae Ceausescu.

The next chief


Ainda não percebi se é a comunicação social que quer Marcelo à frente do PSD ou se é ele próprio. Episódios para depois das eleições.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sucedeu que...




...Ontem teve início a edição deste ano do Portugal Tecnológico, altamente patrocinada pelo Governo. Como cidadã interessada que sou, lá fui eu tentar conhecer as mais recentes inovações tecnológicas do nosso país...Assim decidi elaborar um Top 5 daquilo que me cativou:


1- Uma bola anti-stresse da ADENE;
2 - Um saco plástico da Carris;
3 - Vários Chupa-chupas oferecidos por uma associação, cujo nome não me recordo;
4 - Um Diário Económico;
5 - O Magalhães.


Agora a sério: a exposição do ano passado ocupava dois pavilhões da FIL, este ano tem tão pouco para mostrar que foi necessário deixar espaços vazios para ocupar um pavilhão. Efeitos da crise. :P

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fado da Mariza

Ó gente da minha terra
Agora é que eu percebi
Esta tristeza que trago
Foi de vós que recebi

"jus sanguinis" politico



(clica na imagem)

Muita gente critica as Monarquias Republicanas, as famílias de políticos. Nos EUA temos os Bush, os Kennedy e os Clinton. Nos Açores temos a comitiva de Andreia Cardoso em Santa Luzia. Quem disse que o PS não apoia as familias?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sucedeu que...




...Soubemos hoje de uma triste notícia. A nossa querida amiga Cármen vai trocar-nos pela República da Madeira. Foi então que nos perguntamos: quem vai deixar queimar as pizzas dos nossos jantares, que apenas cozem na base? Quem vai servir com enorme satisfação bacalhau salgado? Quem nos vai contar os mais recentes mexericos do jet 7 internacional? Quem nos vai alertar para os perigos da ingestão desse alimento maléfico que é a Alface?Quem vai deixar queimar o pão de alho? (No momento em que escrevo este post ouço berros na cozinha a perguntar: "quem deixou queimar o pão?Depois sou eu!"). Quem nos vai falar das imensas utilidades da roupa vendida na H&M??Quem vai usar pássaros mortos na cabeça??Quem vai usar acessórios que nunca sonhamos sequer existir? Quem me vai aconselhar na árdua tarefa de escolher roupa? :P!Quem nos vai atormentar enquanto discutimos, às tantas da manhã, na véspera do exame de Pensamento Político, se John Locke defendia o Aborto? Quem vai ter coragem de se tornar no Polarzinho AZul?Quem vai bater, maternalmente, no professor de Geografia dos Transportes e não contente com tudo isto dizer-lhe: o professor sabe perfeitamente que é um bocadinho irresponsável!:D Quem vai dizer à nossa amiga que fala em demasia em cócó??São tantas as histórias e serão ainda mais as nossas saudades! Eu e a morcelita...sabemos que muitos dos nossos visitantes não sabem quem é o nosso Polarzinho Azul mas aqueles que nos conhecem, ao olharem o nosso rosto, de amanhã em diante, saberão a falta que esta menina nos vai deixar.




Obrigada por tudo! Esperamos por ti!


Conservadoras :)

E o PS ganhou, agora sim.....

mais 4 ou com sorte 2 anos. Vão sem mim que eu vou lá ter

A única presidente de câmara do BE defende as touradas de morte


A isto chame-se a verdadeira esquerda caviar. O filme está no Jornal Publico online, aqui: Ana Cristina Ribeiro pelo BE (clicar) vejam é hilariante, acho que os gatos fedorentos não faziam melhor.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Puerto de Agaete


Gran Canaria

Provocação

Apresento-vos o próximo "monarca" português:



António Reis - Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa

Eu pensava que éramos monárquicos?


Há 363 anos que a Nossa Senhora da Conceição é Rainha de Portugal (*), e há muitos mais que Maria é Rainha do Céu e da Terra.
Enquanto houver Portugueses...
(*)"Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção. da Virgem, apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos réis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria."

Centenário da Republica: Instrumentalização da Historia


A nossa Republica é a 3ª mais velha da Europa, 2010 é o seu centenário.
Imagino que será um ano de celebrações e de louvor à maçonaria, vamos ver António Reis e Mário Soares dia sim e dia sim na TV, e claro que não vai faltar um de aqueles programas que são puro autoritarismo histórico, por parte de uma elite intelectual que instrumentalização a História quando contada ao seu povo.
Mas a resposta a este problema não está nos monárquicos, já se sabe que a maior parte dos portugueses não se identifica com a casa real. A resposta está nos Republicanos moderados, nos bons historiadores e na intensa procura pela verdade histórica, que devia ser um dever de cada um de nós.
Infelizmente, com o partido socialista no poder, vai haver uma maior exaltação dos senhores de avental (maçons), temas como o casamento serão trazidos à praxis politica em nome da Republica que também é minha, aquela "luta" pela [falsa] liberdade será novamente realizada com carimbo da maçonaria. Apetecia-me imigrar em 2010, mas a boa novidade é que o Papa vem a Portugal nesse mesmo ano, não há acaso.
PS: Sou Republicana, o azul e branco só na bandeira dos Açores.

Sucedeu que...

...de acordo com o Finantial Times a Universidade Nova de Lisboa, mais exactamente a Faculdade de Economia, tem o melhor mestrado do mundo em Gestão Internacional. Lamento que esta excelência não seja, por enquanto, alargada às restantes faculdades que compõem esta instituição.






Ah! Já me ia esquecendo! Hoje celebrou-se o 99º Aniversário da implantação da República Portuguesa. Este ano não fui a Belém comer pastéis. :S



Correr com o Socrates


A cerca da noticia abaixo: mini maratona, sem lesões e sem convulsões... não está mal mas o importante mesmo é correr com o Sócrates, ai é que vais ficar toda partida.

domingo, 4 de outubro de 2009

Sucedeu que...

...consegui terminar a 10ª Mini-Maratona de Lisboa sem lesões graves e/ou permanentes!!Confesso que tive a esperança de ver o nosso primeiro-ministro...gostava de um dia, não muito distante, poder correr com ele. ;)



sábado, 3 de outubro de 2009

Sucedeu que...




...os irlandeses disseram sim ao Tratado de Lisboa. Brian Cowen, primeiro-ministro irlandês, afirmou antes do final da contagem dos votos: "O Tratado de Lisboa vai ser aprovado de forma decisiva". Ahhh..decisiva..mmm...e eu que pensava que o referendo de 2007 é que era..bem enganei-me. Recorde-se que em 2007 os irlandeses disseram não a este mesmo tratado.



INFORMAÇÃO ÚTIL


Anunciada que está a rentrée do "pelo mar aberto" cumpre-me informar, aos interessados, que inauguro hoje a rubrica diária "Sucedeu que...", que relatará o acontecimento mais marcante do dia.






Sócrates ganhou....

Agora temos uma batalha.....

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

02 de Outubro: AGORA COMEÇO


É verdade este blog já parece abandonado ou pior morto.... mas a pedido de muitas famílias e de já ser notório as muitas manifestações a contestar tal ousadia, vamos dar, novamente, vida a esta praxis politica.
Não podia ser melhor o (re)inicio na data 02 de Outubro.
Foi, mea culpa mea magna culpa, deixamos passar bastante tempo, bastante coisa, as manifestações eleitorais, o suicídio social da eleição de Sócrates e a lufada de ar fresco da futura visita papal. Mas acho que ainda conseguimos marcar diferença porque temos esperança.
Com o espírito sempre presente que a verdade é o que nos faz ser realmente livres e, assim, chegar à felicidade: Agora começo.