"Concebida por Andrea Mantegna, esta pintura foi admirada muito tempo sobretudo pela extraordinária demonstração de virtuosismo de perspectiva. E de facto jamais se vira na pintura ocidental uma figura representada num escorço tão drástico.
Concentrarmo-nos apenas no domínio técnico patente no Cristo Morto significaria, porém, passar ao lado do seu conteúdo expressivo. As chagas vistas de cima nas mãos e no pés de Cristo, o desamparo sugerido pelo escorço do tronco e a visão obliquada da cabeça ligeiramente inclinada conferem expressividade visual á inexorabilidade da morte, de forma até então sem paralelo. A composição parece excluir toda e qualquer esperança de Ressurreição.
As figuras de Maria e João, cortadas na margem da tela, estão pintadas num estilo surpreendentemente tosco, inserindo-se desajeitadamente na cena. Terão sido acrescentadas posteriormente?"
Concentrarmo-nos apenas no domínio técnico patente no Cristo Morto significaria, porém, passar ao lado do seu conteúdo expressivo. As chagas vistas de cima nas mãos e no pés de Cristo, o desamparo sugerido pelo escorço do tronco e a visão obliquada da cabeça ligeiramente inclinada conferem expressividade visual á inexorabilidade da morte, de forma até então sem paralelo. A composição parece excluir toda e qualquer esperança de Ressurreição.
As figuras de Maria e João, cortadas na margem da tela, estão pintadas num estilo surpreendentemente tosco, inserindo-se desajeitadamente na cena. Terão sido acrescentadas posteriormente?"
by Suckale et al.