segunda-feira, 3 de março de 2008

This is the end.....

Produção:1961-1993


No final dos anos 50, os carros populares que faziam sucesso em França eram o Citroën 2CV, projectado em 1936 e lançado em 1948, e o Renault 4CV, cujo lançamento datava de Agosto de 1947. Para a necessária substituição do velhinho Renault, Pierre Dreyfus (presidente) reuniu a sua melhor equipe de técnicos e engenheiros. Dreyfus exigiu-lhes um automóvel simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.

Estava também definido que o novo Renault teria por volta de 600 cm3 e 20cv e que herdaria boa parte da mecânica do 4CV, mas a tracção seria obrigatoriamente dianteira, o primeiro Renault com esta configuração. Em 3 de Agosto de 1961 era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4.O seu primeiro motor tinha quatro cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv ás 4.700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l.


4 comentários:

Naturechild disse...

O carro do futuro!!! Vai a todo lado!!! Isto é que é bum!!!Qual lendcrazys, qual xéroquis, qual patrois, qual renje róvers c sistemas electróniques automátiques!!

Vinho de cheiro disse...

Este carre eindava que era disparates.. tal carre pa eindá....

El Niño disse...

Eu cá goste de Renôs Cátro, andem coma balas...meu prime tem um q dá duzentes Porto Judê abaixe!

FLA disse...

o meu carro!!!!!!!