No final dos anos 50, os carros populares que faziam sucesso em França eram o Citroën 2CV, projectado em 1936 e lançado em 1948, e o Renault 4CV, cujo lançamento datava de Agosto de 1947. Para a necessária substituição do velhinho Renault, Pierre Dreyfus (presidente) reuniu a sua melhor equipe de técnicos e engenheiros. Dreyfus exigiu-lhes um automóvel simples, moderno, barato e funcional, capaz de atender a tudo e todos, eficaz em estradas e no campo.
Estava também definido que o novo Renault teria por volta de 600 cm3 e 20cv e que herdaria boa parte da mecânica do 4CV, mas a tracção seria obrigatoriamente dianteira, o primeiro Renault com esta configuração. Em 3 de Agosto de 1961 era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4.O seu primeiro motor tinha quatro cilindros, caixa de três velocidades em linha e 603 cm3. A potência de 20 cv ás 4.700 rpm permitia velocidade máxima de 95 km/h e um consumo médio de 15 km/l.
4 comentários:
O carro do futuro!!! Vai a todo lado!!! Isto é que é bum!!!Qual lendcrazys, qual xéroquis, qual patrois, qual renje róvers c sistemas electróniques automátiques!!
Este carre eindava que era disparates.. tal carre pa eindá....
Eu cá goste de Renôs Cátro, andem coma balas...meu prime tem um q dá duzentes Porto Judê abaixe!
o meu carro!!!!!!!
Enviar um comentário