domingo, 30 de dezembro de 2007

Vinde e adorai o Senhor!

Por falta de Conhecimento, ou pura ignorância “um francês em cada dois não sabe onde e quando Jesus nasceu”, isto choca-me!
Por isso Ainda com o espírito da quadra natalícia apeteceu-me escrever uma história de Natal, quer dizer a história de Natal, mas de hoje!




Se o Menino tivesse nascido hoje, sabendo que não existe o “se” na História nem querendo rescrever a teologia da vida humana, é somente um pequeno exercício de imaginação sem fomentação cientifica.

Se Jesus Cristo tivesse nascido em Belém de 2007, imagino assim:

Maria, solteira, grávida e não do seu noivo, não iria fugia, com José, do Rei Herodes que declarou a morte aos bebes, mas sim das oportunidades pôs-modernas, eficientes e descomprometidas de preconceito social de “interromper” a gravidez.

A caminho de Bethlehem não iriam encontrar os pastores graciosos como se retrata no presépio, mas iria ser recebida por soldados de fronteiras, pouco simpáticos, exigindo identificações, interrogando e desconfiando que transportavam uma bomba ou uma conspiração para atacar, esperando “junto ao muro, diante de uma desanimadora barricada de betão, colossal com a altura de três andares, revestida de arame farpado”.


A Estrela cadente que chamou a atenção dos três Reis Magos, representado as raças humanas com Belchior, Baltazar e Gaspar, seria um "rocket" lançado a partir da Faixa de Gaza, mas mesmo assim não chama a atenção aos novos três rei Magos nem aquele do Ocidente que gosta muito da Paz, o rei Bush (Eu adorava acreditar na conferencia de Anapolis)

A gruta não seria aquecida pela vaquinha ou pelo burrinho, não teria uma manjedoira de palha, Jesus nascia no meio de sangue, gritos e sofrimento, porque estaria no meio de uma guerra, escutando os gritos de um povo em dor, de uma conflito brutal, sangrento e que parece não ter fim.




Na National Geographic - versão pt PÁG. 28 / DEZEMBRO 2007 - havia um artigo sobre como os cristãos estão a desaparecer em Belém. “A verdade é que Belém, a “pequena aldeia” venerada durante o Natal, é um dos lugares mais conflituosos do planeta.”

Não gosto que façam do Natal uma época comercial, devíamos todos perder mais tempo a pensar nisto……. O sofrimento da terra onde nasceu Jesus.

«Santo é o dia que nos trouxe a luz.Vinde e adorai o Senhor!
Hoje uma grande luz desceu sobre a Terra!»
(Missa do dia de Natal, Aclamação ao Evangelho)

3 comentários:

Anónimo disse...

kredo, só nõ pareces uma beata pq tens sentido de humor...
Gostas de receber uns presentinhos!!!

Terceirense disse...

Gosto de vos ler. E vocês donde são?

Dita disse...

Isto é um melting pot, sobretudo da Ilha 3º.