sábado, 12 de março de 2011
Boas ideias
Jesuítas propõem “operação sanduíche”
___________
Nesta quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, o Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV) lança uma proposta diferente aos católicos, sobretudo aos jovens, na forma da “Operação Sanduíche”. O objectivo é levar os jovens a entenderem melhor o sentido do jejum, da esmola e da oração que os cristãos são chamados a cumprir neste período de preparação para a Páscoa.
A iniciativa desafia a viver a Quaresma de forma mais consciente, para melhor entender o sentido do jejum. Quem aderiu recebeu uma espécie de kit de sobrevivência, com o qual devem passar o dia de hoje, como explica o padre Miguel Almeida, director do CUPAV. “O 'kit' tem uma sanduíche, uma maçã e uma garrafa de água e a ideia é que vivam o dia de quarta-feira de Cinzas exclusivamente com isso.” O dinheiro que vão poupar em refeições será entregue a uma instituição de solidariedade: “O dinheiro que poupam no almoço ou noutros alimentos, tragam e que se faça um peditório com esse dinheiro e damos a uma instituição de caridade”.
O director do CUPAV acredita que será uma experiência enriquecedora: “Quanto mais não seja sentirem num dia na vida aquilo que grande parte da humanidade sente todos os dias, isto é a falta do essencial, dos alimentos. Permite-lhes dar mais valor ao que é essencial na vida e, como dinheiro que poupam, dar esmola a quem tem menos.” A "Operação Sanduiche" pretende assim fazer com que os jovens entendam melhor as dimensões do jejum, da esmola e da oração na Quaresma que hoje começa. in R
R
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagem mais recente
Mensagem antiga
Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário