A ponte "Simone de Beauvoir" é uma homenagem a este vulto da intelectualidade do movimento filosofo do existencialismo, e feminista francesa . Foi projectada pelo arquitecto Dietmar Feichtinger sobre o rio Sena e liga directamente a Biblioteca Nacional. Existe propositadamente um relação com as curvas femininas.
3 comentários:
Bela homenagem a emblemática figura do feminismo, da literatura e do pensamento franceses, Sobre Simone fala-se mais como a companheira de Sartre e da singular "relação aberta" deste casal lendário do que da intelectual e da sua obra de carácter romanesco, memorialístico, filosófico e ensaístico.
Merci FLA! Pois é isso mesmo fala-se mais "da singular relação aberta", mas afinal, ela sofria imenso com os amores de Sartre. Durante anos vivi encantada com a relação deles. Anos mais tarde, lendo mais da obra dela é que me apercebi que as coisas não eram assim tão boas.
Uma coisa é certa: foi uma lutadora pelo Humanismo e, intelectualmente, não sei quem seria mais profundo, Sartre ou ela.
Fui e serei sempre uma admiradora.
Esqueci-me de dizer que a ponte é linda. Não a conhecia.
Não são necessárias as folhas de excel q aparecem logo!!!
Enviar um comentário