
Os Jovens Católicos, são chamados por Bento XVI a conhecer a sua fé (nada mais que normal: eu só posso acreditar naquilo que conheço). A resposta é ler o catecismo da Igreja Católica (óbvio), o que resolveria muito dos problemas, ou melhor o problema que é o relativismo religioso, o resto são consequências.
A solução para esta crise, para esta sociedade, está nos jovens enérgicos que não se inibem com a desorganização de terem Jesus nas suas vidas, mas de O terem de verdade, com coerência e com generosidade, sem negociar.
Aqui vai um texto da Aura Miguel: O Exemplo de Jeremias
_________
Estas palavras de Bento XVI podem ler-se no prefácio do mais recente catecismo para jovens – o “You Cat” – que será apresentado ao público na próxima semana.
“Se um romance policial é excitante, porque nos insere no destino de outras pessoas, (…) mais cativante ainda será ler este livro, porque fala do nosso destino”, prossegue o Papa.
Por isso, “estudem-no no silêncio do vosso quarto, leiam-no enquanto casal, se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós e na Internet, porque é preciso saber aquilo em que acreditamos. Se um especialista em tecnologia domina o sistema de um computador ou se um músico sabe ler uma partitura, também os jovens católicos devem conhecer a fé e estar enraizados nela ainda mais profundamente do que a geração dos seus pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo, com força e determinação”.
E, para os mais cépticos, Bento XVI deixa um indicador de esperança: "Quando Israel vivia um mau momento da sua história, Deus não pediu ajuda aos grandes nem aos notáveis, mas a um jovem chamado Jeremias…”.
Assim, também, a nossa História poderá ser renovada pelas novas gerações que, sem preguiça, não fujam ao rosto de Deus.