segunda-feira, 30 de junho de 2008
Só para dizer...
rOBERT cAPA - phOTOS
" A Deus o que é de Deus e a César o que é de César"
A referida lei propunha claramente uma tentativa de laicização da vida pública, em nome da satisfação das aspirações liberais e democráticas, que o regime Republicano incorporava e representava.
O Estado republicano, apesar dos seus ímpetos laicizadores, assemelhou-se a um Estado confessional pois tal como neste, preocupou-se com o comportamento dos seus súbditos e, com esse objectivo, controlou os actos externos, as opiniões, os escritos, impedindo todas as manifestações de divergência e perseguindo os dissidentes.
A separação das Igrejas do Estado, que constitui um avanço civilizacional fundamental, não implica a proibição do reconhecimento do papel público das religiões nem impede várias formas de colaboração entre o Estado e as Igrejas.
A maioria das disposições estabelecidas na referida lei eram particularmente humilhantes para a Igreja Católica. A lei de separação de 1911- por muitos considerada a pedra angular do novo regime - fora precedida de várias outras leis que claramente testemunhavam da política anti-clerical da I República.
Para Afonso Costa, inspirado por Clemenceu, a ideia de dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César, só poderia ser levado a cabo, se a César pertencesse tudo.
O contra-ataque ao relativismo moral
sábado, 28 de junho de 2008
Orare et Labutare
Coisas não muito boas
Apontamento Diplomático para o sr. Sócrates
Exame: Prática Diplomática
sexta-feira, 27 de junho de 2008
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Diz-me o que lês.....
terça-feira, 24 de junho de 2008
segunda-feira, 23 de junho de 2008
4ªF Exame de DIP
XXXI Congresso
Os nomes propostos por Manuela Ferreira Leite para a Comissão Política Nacional do PSD, o órgão mais restrito de direcção, foram hoje eleitos no Congresso do partido com 65,8 por cento dos votos.
Aprovaram a equipa de Manuela Ferreira Leite - que tem Rui Rio como primeiro vice-presidente e Luís Marques Guedes como secretário-geral do PSD - 529 dos 804 congressistas que exerceram o seu direito de voto.
Houve 206 votos em branco, 25,6 por cento, e 69 votos nulos, 8,6 por cento do total.
Além de Rui Rio, foram eleitos vice-presidentes da Comissão Política Nacional do PSD Paulo Mota Pinto, José Pedro Aguiar Branco, António Borges, Manuel Castro Almeida e Sofia Galvão.
Os dez vogais eleitos foram António Rodrigues Marques, Fernando Ribeiro Marques, Francisco de Araújo, Jaime Carlos Marta Soares, José Eduardo Martins, Marco de Almeida, Maria das Mercês Borges, Paulo Lopes Marcelo, Ricardo Bruno Rio e Vasco Cunha. "
domingo, 22 de junho de 2008
Famílias Numerosas
sábado, 21 de junho de 2008
áRVORe MuSiCaL - Mike Tonkin & Anna Liu.
Esta escultura foi concebida por Mike Tonkin e Anna Liu, perto da cidade de Burnley na Inglaterra. Constituída por 1000 tubos galvanizados, no formato de uma árvore, emite estranhos sons que alcançam quilómetros na paisagem inglesa. Como flautas, estes sons, de um fascínio angustiante, variam com a intensidade e direcção dos ventos.