quinta-feira, 6 de outubro de 2011

No dia 6 de Outubro de 2002


No dia 6 de Outubro de 2002, foi para mim um dia normal nada especial e como um dia normal vi televisão e lembro-me das noticias sobre a canonização de São Josémaria Escrivá, juntamente com os comentário pseudo eruditos de "como seria possível a Igreja Católica canonizar o fundador do Opus Dei?"
Apesar de ter passado 9 anos nunca mais me esqueço daqueles comentários! (penso que os jornalistas aproveitaram bem a ocasião não só para falar mal do Opus Dei como para falar mal do Papa e da Igreja e dos Católicos.)
Foi assim, à 9 anos, que conheci São Josémaria Escrivá um fundamentalista e conservador da Igreja Católica, que fundou uma organização equiparada à máfia italiana! Uma ideia preconcebida, bem elaborada pelos nossos jornalistas, é verdade! Mesmo sabendo da má qualidade jornalística nunca pus em questão que São Josémaria era isso tudo e se pudesse eu também o culpava da crise.
Não tem nada a ver, mas um dia perguntaram-me "porque que os Esquimós não comiam pinguins?" eu pensei em mil coisas, porque a carne dos pinguins não é saborosa, porque os pinguins estão em vias de extinção, porque os pinguins são uma espécie de animal de estimação dos esquimós etc... ate que me disseram "Não, porque estão separados por milhões de km os esquimós vivem no Polo Árctico ou seja no Polo Norte e os pinguins no Polo Sul!" O que dá tirar conclusões sem observar: estupidez!
A Observação é um método cientifico que consiste ver, perceber. Como é que eu posso interpretar uma coisa que nunca vi, que não conheço?
No dia 6 de Outubro de 2002 eu era uma jovem de 16 anos e sem saber eu era uma criança, com pretensões rebeldes, e apesar de me dizer Católica não gostava deste novo Santo Escrivá, ou seja, com os meus 16 anos, ainda bem, eu tinha somente bom humor e... a rebeldia jovem de querer mudar o mundo mas para mudar o mundo é preciso conhecer o mundo e o que eu fazia era criticar o mundo apaixonadamente, agora aprendi a amar o mundo apaixonadamente!
Quando me dei o trabalho de conhecer o Opus Dei, conheci pela vida das pessoas da Obra a grandeza deste Santo...(é cientifico: Observar para depois interpretar!)
Eu percebo porque São Josémaria consegue irritar tanta gente, porque ele realmente tinha uma vida santa, e não só queria isso para si como propôs a todos os seus filhos d'Opus Dei, ele fala de uma vida exigente, é intransigente à mensagem de Deus, não é um homem híbrido e relativista, e apesar de ser um homem do mundo não é mundano, quem lê a biografia de São Josémaria vê que é um homem verdadeiramente enamorado, e como tal cuida bem do seu Amor, isso chateia, chateia os ateus, os agnósticos, os católicos adversativos, a new age etc... O Beato João Paulo II disse isso, numa mensagem aos sacerdotes na 5ªf santa de 2001: «o cristianismo proposto não pode ficar reduzido a um medíocre compromisso de honestidade segundo critérios sociológicos, mas deve visar verdadeiramente a santidade».
Jesus diz no Evangelho quem estiver com Ele será perseguido, por isso outros comentários jornalisticos não seria de se esperar do dia 6 de Outubro de 2002, dia que eu não tive a maturidade suficiente para perceber a santidade.
Um doutor da Igreja, Santo Ambrósio escreveu: "Aquele que luta tem o que esperar, onde há luta à coroa". Não havia duvidas que Josémaria encontrava-se na Gloria de Deus, mas ainda bem que existiu o dia 6 de Outubro de 2002, porque é importante sabermos que há santos do nosso século e por favor que venham mais, que seja também o Álvaro, a Paquita & Tomás, Guadalupe, Isidoro, Eduardo, Montse...
Desde que este santo entrou na minha vida deixou muito de si! A vida de um homem em Graça é talvez a maior prova de existência de Deus isso chateia, e chateou no dia 6 de Outubro de 2002.

Sem comentários: