sábado, 27 de dezembro de 2008

Morreu Samuel Huntington


O politólogo norte-americano Samuel Huntington, autor do conhecido livro "Choque de Civilizações", morreu no dia 24 de Dezembro aos 81 anos, em Martha's Vineyard, no Estado do Massachusetts anunciou hoje a Universidade de Harvard no seu site da internet.

Antigo professor na prestigiada Universidade de Harvard, Samuel Huntington só tinha deixado de dar aulas em 2007, "após 58 anos de bons e leais serviços", precisou aquela universidade na mensagem do seu site.

Huntington era autor, co-autor e editor de 17 obras e 90 artigos científicos sobre política norte-americana, democratização, política militar, estratégia e ainda sobre política de desenvolvimento, adiantou Harvard

Samuel Phillips Huntington nasceu em 18 de Abril de 1927 em Nova Iorque, tendo-se formado na prestigiosse Universidade de Yale, e começado a ensinar em Harvard aos 23 ans.

O politólogo era sobretudo conhecido no estrangeiro pela sua visão de um choque de civilizações, que foi objecto da famosa obra publicada em 1996 et traduzida em 39 línguas.

Samuel Huntington desenvolveu a ideia que no mundo do pós Guerra Fria, os conflitos não oporiam mais os Estados-nações, mas nasceriam das diferenças culturais e religiosas entre grandes civilizações.

Sem comentários: