terça-feira, 24 de março de 2009

Aos domesticados futuros líderes da Nação


Assinala-se hoje o dia do Estudante. Este dia está a ser marcado, no entanto, e sem surpresas, pelo menos para mim, por manifestações, a decorrerem um pouco por todo o país.

Os "estudantes" manifestam-se "contra o actual sistema de Ensino Superior e, por isso, reclamam um ensino público gratuito, sem propinas e mais apoios na Acção Social Escolar". O que é que isto me faz lembrar??

O lamentável nesta situação é que mais uma vez este tipo de "iniciativas" não são promovidas em prol dos reais interesses dos tais estudantes. Estas são mais uma forma dos partidos políticos, servindo-se das 'jotas', os domesticados "futuros líderes da nação", manipularem aqueles a quem deviam representar, os seus eleitores. No entanto o objectivo destas 'brigadas' passa por: mostrar trabalho aos seus superiores, adquirir uma rede de contactos e de lambe-botas, mais uns quantos militantes para o partido e se possível, por tudo isto, subir na carreira.


(Com a devida excepção para os que ainda acreditam)

A actividade e a participação política são essenciais e necessárias, mas quando se reclama pela melhoria da Educação e do sistema de ensino, devemos pensar se estamos a usar da melhor forma a ferramenta mais poderosa ao nosso dispor, o conhecimento ....e desenganem-se aqueles que pensam que me refiro às "cunhas", nem só desse conhecimento vive o homem!!!

11 comentários:

Antonio Lains Galamba disse...

"... não são promovidas em nome do real interesse dos estudantes". foi isto, com estas ou outras letras - palavras semelhantes - que eu acabei de ler, certo? agora deixem-me perguntar: propinas - factor de desigualdade e manutenção elitista no ensino superior; luta pela manutenção e até aprofundamento da participação dos estudantes nos órgãos executivos e consultivos das faculdades - contra a tentativa (hoje quase realizada na globalidade) da aniquilação da sua representatividade por parte das administrações entregues aos interesses económicos e corporativos; luta por um sistema de ensino mais solidário, mais social, mais justo e mais igualitário não são, para si, reais interesses dos estudantes?? tem me dizer, se for o caso, que de estudante é... ou será que, devido ao seu status de classe, defende na realidade estas transformações levadas a cabo pelo sistema politico e social, menosprezando as lutas justas e sensiveis de quem sente na pele as reais dificuldades do quotidiano... dificuldades de quem quer estudar e, muitas vezes, não pode...

já agora, se quer saber uma coisa, também não gosto nada das «jotas». muitos estão lá, exactamente com o interesse que a «La Môme» lhes aponta.mas isso não pode, na minha opinião, toldar o que há de mais profundo num cidadão... o direito ao ensino, ao esclarecimento, à manifestação.

abreijos

Anónimo disse...

é mesmo isto que se quer... falar sem dizer nada.

acho que o comentário não adiantou grande coisa, se calhar porque sou um bocado alérgica/o à sabedoria dos papagaios.

(já agora... caro fotógrafo que "abreija", não devias estar em londres a rondar uma clínica de abortos?)

prevendo a boca de quem (também) não gosta dos jotas:
eu não sou anónima/o, apenas sou "alguém" que não gosta de publicidade...

Antonio Lains Galamba disse...

comentário interessante, principalmente para quem quer insinuar que escrevo e não digo nada. volte a ler. esta la tudo. concorde ou não, tendo o legitimo direito de qualquer opção, é o que eu penso. não me parece, desculpe a sensibilidade talvez um pouco narcisista, que nao tenha dito propriamente nada. quanto ao seu desejo de ser um alguém, entendo-o e desejo-lhe sorte, embora, pessoalmente discorde da via que procura para tal - a julgar pelo anonimato. quanto à clínica e Londres... bem, você não percebeu... preferi uma analogia distante (geograficamente) para reforçar o poder económico de quem vai abortar fora do pais, em condições de saúde humanizadas, ao contrario das mulheres que , impossibilitadas economicamente de abortar em condições de higiene e saúde o faziam em autênticos currais. e repare, não estou a defender o aborto, como penso que ninguém com o mínimo de bom senso o fará. despenalização não é o mesmo de obrigação. apenas garantir igualdade de condições de saúde, independentemente do nivel financeiro das contas de cada um/a. quanto as tentativas de ofensa que palrou, agradeço-lhas profundamente... porque me dizem já muito do seu anonimato.
peço-lhe também que não parta de pressupostos do que eu lhe poderia responder para partir para ofensas. é um comportamento demasiado infantil que, por si só, já desvenda a idade mental do seu «alguém».
quanto às alergias - desse estigma - tenho pena mas suponho que ainda não haja nenhum anti-alérgico inventado. experimente o bom senso, e o poder de encaixe às opiniões dos outros. ainda acredito que os remédios naturais, que mais se aproximam da nossa condição de ser pensantes e comunicantes, são os melhores para as mais manifestas situações.
quanto aos «abreijos», não se preocupe... não eram para si. não tenho o hábito de abraçar ou beijar falantes sem rosto. e sem coragem. topou?

Anónimo disse...

deixa-se levar pelas insinuações de um/a anónima/o que ambiciona ser "alguém"?
interessante... porque é desta publicidade que falo.

...e da "idade mental", do "amor solitário" (narcisismo) e da "resposta que não foi resposta para evitar a ofensa" porque...

...é pena eu não ter rosto.
(eu bem previa)

eu percebi a sua "talvez-posição" em relação ao aborto e o resto, não subestime esta "alma pensadora". O meu "ponto" é que "você" não "disse" nem acrescentou nada... e continua.

(dizer o que já foi dito chama-se "repetir")

e desculpE, eu não tenho estigmatismo nem sou estigmatizada/o...

"kiss & hugs"
(para ti, fotógrafo <3)

ps:
não ligue porque "não vale a pena", foi isto que o sistema nos ensinou.

Antonio Lains Galamba disse...

a resposta foi clara. e se pensa que evito a ofensa, esta enganado/a. não o faço é pelos mesmo parâmetros que o faz. não tive, nem tenho nenhuma talvez posição, como pode facilmente constatar pelo que escrevi. mas realmente v. tem razão. é uma perda de tempo esperar alguma discussão produtiva consigo. pelo menos a julgar pelas frases feitas e pensamento binário que apresenta. pena não ter a delicadeza de «pensar» baixinho... passe muito bem. mais o seu facciosismo.

Anónima/o disse...

já sei:

Jóta-Ésse.

Antonio Lains Galamba disse...

lollllllllll.. já fui, sim senhor... parabéns.. aposto que pesquisou na net. infelizmente para si - que suponho ser de direita, pelo menos a julgar pela argumentação - larguei o seu barco há uns anos, logo que fui aprofundando a filosofia politica e a análise do mundo. sou um homem de esquerda e como tal milito no Partido da esquerda. Sou comunista. pronto, já sabe, caso não tenha percebido pelo que escrevo, percebe-o agora. infelizmente, e desculpe desanponta-lo/a não gosto mesmo de jotas (lembro-me bem o que era a js) e, como tal, nunca militei na jcp.
cumprimentos...

Anónima/o disse...

caro camarada,

já tinha essa certeza, não foi preciso pesquisar na internet.
A perspicácia é uma boa qualidade mas nem foi precisa porque a sua falta de coerência, "discurso" e de fundamentos foram suficientes.

e ainda lhe dou o benefício da persistência :)

o meu "alguém" não é de direita nem de esquerda.

gostei da conversa e espero que não me tenha levado a mal. E que seja um bom "futuro líder" :)

assim me despeço ("apagam-se as luzes")

Antonio Lains Galamba disse...

«apagam-se as luzes».. à boa maneira de Sócrates (o grego, mas percebi o trocadilho...) já agora, a sua presunção de me caracterizar com «falta de fundamentos» é hilariante. basta comparar os dois discursos, o seu e o meu. v. não disse NADA. por vezes a opacidade e iniquidade dos outros está apenas aos nossos olhos, incapazes de desvendarem a sua profundidade...quanto a não ser de direita nem de esquerda... bem, se não for Católica, Ortodoxa ou Jeová, não tem problemas.. caso contrário... na bíblia lá vem: pior é quem quer ser morno, nem frio nem quente, nem com deus nem com o diabo...
quanto ao futuro lider que me aponta... desengane-se. se tivesse ambições politicas estava na direita. no meu Partifo não existe carreirismo politico, nem ninguem ganha mais (economicamente) por desempenhar um cargo publico. A demasia - quando comparado com o que ganhava anteriormente - é, taxada justamente, em prol do PCP e da sua luta.

Anónima/o disse...

já cá faltava a bíblia.
Quem afirmou que não gosta de verdades absolutas?...

não quero dar a impressão de não ter falta de tempo mas se a conversa evoluir para o futebol eu alinho :)

(fica a faltar o outro "F", de fado)

Antonio Lains Galamba disse...

ou então f de frigida.. que é, a julgar pela sua conversa, como v. tem a cabeça.