quinta-feira, 15 de abril de 2010

Under the Roman Sky

Quando Deus veio à terra não prometeu aos seus seguidores a admiração social (E sereis aborrecidos por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo), até pelo contrario. Assim não é novidade que os seus vigários sejam, ao longo da historia da Igreja, com frequência perseguidos numa forma concreta e mortal (o grande exemplo de martírio dos primeiros Papas), mas também numa forma social e intelectual ou até numa forma politica (mesmo o carismático João Paulo II não escapou na antiga URSS). Por mais incrível que pareça (pela situação actual da comunicação social) não quero com isto falar do Papa Bento XVI, mas sim de Pio XII.
Estando num período terrível na Europa, a II Guerra Mundial, Pio XII é acusado numa forma totalmente irreal de negligência, por não ter sido um bom representante do Catolicismo perante terríveis crimes contra a humanidade.
Mas isto é um grande erro histórico, que até já foi desmentido por altas figuras da comunidade judaica, homenageando varias vezes este beato. Porque o Pio XII foi uma figura com grande relevância, ele próprio ajudou corajosamente os Judeus perseguidos, como muitos católicos da época (rosa branca).
Toda esta história foi adaptada para um filme de título Under The Roman Sky.
Pio XII está a caminho dos altares, foi proclamado Venerável Servo de Deus.
Penso que a verdade está a cima de qualquer preconceito e perseguição à Igreja. Por favor mudem os livrinhos de historia, merecemos (somente) a verdade.

Sem comentários: