quarta-feira, 22 de junho de 2011

Porque hoje é dia 22 de Junho, dia de São Thomas More:

A vida de São Thomas More é inspiradora, deixo aqui alguns apontamentos bibliográficos e ou curiosidades, mas vale a pena ler mais sobre a vida do autor da Utopia.
_____________________________________
  • Pela sentença o réu era condenado "a ser suspenso pelo pescoço" e cair em terra ainda vivo. Depois seria esquartejado e decapitado. Em atenção à importância do condenado o rei, "por clemência", reduziu a pena a "simples decapitação". Ao tomar conhecimento disto, Tomás comentou: "Não permita Deus que o rei tenha semelhantes clemências com os meus amigos." No momento da execução suplicou aos presentes que orassem pelo monarca e disse que "morria como bom servidor do rei, mas de Deus primeiro."
_____________________________________
  • De Morus teria dito Erasmo: "É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de superstição. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com frases feitas, mas nascidas do mais profundo do coração. Quando conversa com os amigos sobre a vida futura, vê-se que fala com sinceridade e com as melhores esperanças. E assim é More também na Corte. Isto, para os que pensam que só há cristãos nos mosteiros."
_____________________________________
  • "O seu profundo desdém pelas honras e riquezas, a humildade serena e jovial, o sensato conhecimento da natureza humana e da futilidade do sucesso, a segurança de juízo radicada na conferiram-lhe aquela confiança e fortaleza interiorque o sustentou nas adversidades e frente à morte. A sua santidade refulgiu no martírio, mas foi preparada por uma vidainteira de trabalho, ao serviço de Deus e do próximo."
- (João Paulo II, (31.10.2000) ao proclamá-lo patrono dos governantes).

Sem comentários: