domingo, 30 de outubro de 2011

Também se aprende a Amar de joelhos

Um tema que está na moda, ou não... mas, pelo menos, dá que falar (ou que explicar quando as pessoas não estão devidamente apaixonadas).
Poucas são as coisas tão bonitas como ver alguém a rezar bem: a rezar de corpo e alma!
O Homem é espírito e material, é alma e corpo estas duas dimensões completam o ser humano: ou seja eu como Homem não posso ser só corpo, nem posso ser só alma. Assim é, também, na minha oração, tenho de o ser completo.
Rezo perante a grandeza de um Deus, rezar com o corpo não só é essencial para a minha concentração como é uma [bela] forma de adorar.
Não conheço nenhum santo que não tenha rezado de joelhos!
Deixar de se ajoelhar nas Igrejas é uma forma vil do relativismo religioso, de ser um católico insonsso.
O Texto abaixo é do Monsenhor Marco Agostini e vem muito a calhar:
____________________________________________

Vaticano, 16 Set. 10 / 02:12 pm (ACI)
O perito em liturgia e arte sacra, Monsenhor Marco Agostini, assegurou que ajoelhar-se na Missa é uma boa maneira de vencer a idolatria pois é uma resposta do homem à "Epifania de Cristo".
Mons. Agostini, oficial da segunda seção da secretaria de Estado e um dos mestres de cerimônia pontifícios, escreveu no jornal L'Osservatore Romano, que os formosos pavimentos de muitas igrejas antigas foram "feitos para os joelhos dos fiéis" como um "tapete perene de pedras" para a oração e a humildade.
"Hoje os genuflexórios desapareceram em muitas igrejas e se tende a remover os balaustres diante dos quais alguém podia se aproximar da comunhão de joelhos", sustenta o perito segundo uma tradução do texto divulgada pelo vaticanista Sandro Magister.
"Entretanto no Novo Testamento o gesto de ajoelhar-se apresenta cada vez que se apresenta a divindade de Cristo a alguém: pense-se por exemplo nos Magos, o cego de nascimento, a unção de Betânia, a Madalena no jardim na manhã dePáscoa", acrescenta Mons. Agostini.
O perito recorda que "Jesus mesmo disse a Satanás, que queria impor-lhe uma genuflexão equivocada, pois só a Deus se deve dobrar o joelho. Satanás pede ainda hoje que se escolha entre Deus ou o poder, Deus ou a riqueza, e trata ainda mais profundamente. Mas assim não se dará glória a Deus de maneira nenhuma; os joelhos se dobrarão para aqueles que o poder lhes favoreceu, para aqueles aos quais se tem o coração unido através de um ato".
"Voltar a ajoelhar-se na Missa é um bom exercício de treinamento para vencer a idolatria na vida, além de ser um dos modos da ‘actuosa participatio’ dos que fala o último Concílio. A prática é útil também para perceber a beleza dos pavimentos (ao menos dos antigos) de nossas igrejas. Frente a alguns dá vontade de tirar os sapatos como fez Moisés diante de Deus que lhe falava da sarça ardente", assinala.
Para Magister, "ajoelhar-se hoje –especialmente sobre o piso– caiu em desuso. Tanto é assim que suscita surpresa o desejo de Bento XVI de dar a comunhão aos fiéis na boca e de joelhos".
"Mas mais que de uma novidade, se trata de um retorno à tradição. As outras são o crucifixo ao centro do altar, ‘para que todos na missa olhem para Cristo e não para uns aos outros’, e o uso freqüente do latim ‘para sublinhar a universalidade da fé e a continuidade da Igreja’", explica Magister.
O vaticanista sustenta que "perdeu-se de vista também o sentido da pavimentação das igrejas. Tradicionalmente muitas delas foram ornamentadas precisamente para servir de fundamento e guia à grandeza e profundidade dos mistérios celebrados".
"Hoje poucos são os que advertem que pavimentos tão formosos e preciosos são feitos também para os joelhos dos fiéis: um tapete de pedra sobre o qual prostrar-se diante do esplendor da epifania divina", acrescenta.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Obrigada por arruinarem o meu país:

Lembram-se quando o Kadhafi era nosso amigo?

Acham que pode ajudar na nossa divida externa?

Khadafi deixou 1300 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos

Deixem os ecrãs desligados e leiam livros no sofá.

Já toda a gente viu o filme da estupidez gratuita que passa por email, blogs e facebook, da Cátia do programa da TVI "a casa dos segredos". A Cátia demonstra, sem medo, a sua falta de inteligência (para quem não sabe pode ver um (porque há muitos...) destes filmes AQUI). Mas hoje num programa da televisão publica que serve para, supostamente, promover a cultura geral: "o elo mais fraco", o apresentador Pedro Granger, que é um modelo e não um apresentador, fez a seguinte pergunta: " Em que ano o Papa Bento XXIV (24) esteve em Portugal?" é que já é mau não saber numerações romanas mas agora não saber o nome do Papa, nem é a desculpa de não ser católico é mesmo pela falta de cultura! Uma falta de cultura que está presente 24h nas nossas televisões, promovida pelos próprios canais, é uma espécie de a "burrice vende, é fixe e dá estilo, seja burro também"!

Em tempo de crise há esperança: Mais 3 Santos



O Papa presidiu, ontem, domingo, Dia Mundial das Missões, ao rito de canonização de três novos santos da Igreja Católica, que apresentou como exemplos de amor aos irmãos.Bento XVI declarou como novos santos dois religiosos italianos que viveram entre os séculos XIX e XX - Guido Maria Conforti, arcebispo de Parma e fundador dos Missionários de São Francisco Xavier, Luigi Guanella, fundador da Congregação dos Servos da Caridade e do Instituto das Filhas de Santa Maria da Providência -, e uma religiosa espanhola - Bonifácia Rodríguez de Castro, fundadora da Congregação das Servas de São José
(Página 1 da RR)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Paga tu a tua cerveja:


Encontrei uma publicidade que me tinham dado na Cidade Universitária (confesso que é de Maio) de uma festa da cerveja organizada pela associação de Estudantes da Universidade de Direito de Lisboa (FDL), já é mau as associações de estudantes basearem o seu trabalho académico à volta destes momentos culturais que são as festas das cervejas, que servem sobretudo para os estudantes enfrascarem-se em.... cerveja, mas isso já toda a gente sabe o pior é mesmo que a festa da bebedeira era patrocinada pelo IPJ, ou seja somos nós!!!!!

Eis a pergunta...

Será que um país que passa as imagens mórbidas de um assassinato, e que faz vistas publicas ao cadáver do ex-líder onde as pessoas podem bater e certificar que está realmente morto, é um país preparado para a democracia? Tenho medo das Primaveras Árabes.
É que apesar de tudo Khadafi era um homem.


Coisas boas deste governo:

Aqui e Aqui

domingo, 23 de outubro de 2011

Hino Oficial da Beatificação do Papa João Paulo II

Esta musica é arrepiante, imaginem ouvir isto ao lado de milhões de pessoas na Praça de São Pedro no dia da Beatificação deste Santo, foi um momento único. O compositor é o bem conhecido Monsenhor Marco Frisina.
Agora também está traduzido e cantado em Português, aqui vai as duas versões, a oficial da noite da vigília do dia 1 de Maio de 2010 e a portuguesa, vale a pena ouvir, e apreender isto sim é uma musica bonita para a Missa.
_______________________
Oficial (aqui podem ver que o maestro é o compositor, Monsenhor Frisina):

Português:

Para rezar....

Imagem tirada DAQUI.

sábado, 22 de outubro de 2011

DIA 22 de Outubro dia do Beato Papa JOÃO PAULO II

Para Rezar

DIA 22 de Outubro dia do Beato Papa JOÃO PAULO II

O Papa? Mas quantas divisões tem o Papa? Perguntava Estaline quando se tratava do Vaticano na política internacional. Divisões, divisões, o Papa não tinha nenhuma. Mas como se viu, não precisou delas para derrotar o comunismo. (Nuno Severiano Teixeira)
O Estaline esqueceu-se que a arma de um Papa é a sua santidade!

Obrigada Papa João Paulo II


Por teres beijado o mundo, mesmo este sendo como é!

Obrigada Papa João Paulo II


Porque nos ensinaste que o sofrimento não tem um porquê, mas um para quê!

O teu caminho


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Porque hoje é dia 21 de Outubro


«Arde de Amor tu, assim serás em posição de atrair um outro»
SANTO AGOSTINHO, Serm. 357, 4

Amanhã: Comemorar, sem medo!

Comemorar, sem medo!
_____________
Pela primeira vez, amanhã, a Igreja assinala a festa do beato João Paulo II.
A data escolhida tem a ver com o início oficial do seu Pontificado. De facto, a 22 de Outubro de 1978, o mundo ficou suspenso quando o primeiro Papa polaco da História nos pediu para não termos medo de acolher Cristo e aceitar o seu poder.
Ora aí está uma boa sugestão para comemorar, amanhã, esta festa em sua honra: escancarar, sem medo, as portas a Cristo!
Peçamos-lhe ajuda para Portugal e os portugueses, para a própria Europa e os outros continentes, para que o poder salvador de Cristo penetre os sistemas económicos e políticos, os vastos campos da cultura, da civilização e progresso. Peçamos-lhe, também, por nós, para não termos medo de abrir o coração a Cristo – única resposta plena ao desejo do Homem.
Tenho a certeza que, no dia da sua festa, o beato João Paulo II estará super-disponível para acolher os nossos pedidos.
Aura Miguel in Rádio Renascença online

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

É que faz todo o sentido

O tipo que inventou a Anestesia era dentista!
Americano, chamava-se Horace Wells e foi utilizada pela primeira vez em 1840, ainda bem que eu nasci no século XX.

Eu estive aqui:

Foi histórico

Hoje é o dia de São Lucas

Fez-me pensar se os políticos lessem o Evangelho não estaríamos em crise.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Grande notícia para o Ocidente:


O Papa anunciou que o ano 2012 será o "Ano da Fé", com data marcada: 11-X-2012 a 24-XI-2013.

o amor ao silêncio:

O Papa cumpriu, uma visita pastoral à região da Calábria, em Itália, onde visitou a comunidade contemplativa da Cartuxa, da Serra de São Bruno. Aí, o Papa sublinhou a importância do silêncio, de que o Homem Moderno parece ter cada vez mais receio. "Cada vez mais, mesmo sem se aperceberem, as pessoas vivem num mundo virtual, por causa das mensagens audiovisuais que acompanham a sua vida de manhã à noite. Os mais jovens, que nasceram já nesta condição, parecem querer encher de música e imagens todos os momentos vazios, como se tivessem medo de ouvir justamente esse vazio. Trata-se de uma tendência que sempre existiu especialmente entre os jovens e nos contextos urbanos mais desenvolvidos mas hoje essa realidade alcançou um nível tal que se pode falar de mutação antropológica", disse Bento XVI O Papa acrescentou que "há pessoas que já não são capazes de permanecer muito tempo em silêncio e em solidão", tendo, de seguida, deixado uma palavra especial aos irmãos da Cartuxa: "Por vezes, aos olhos do mundo, parece impossível permanecer toda a vida num mosteiro, mas na realidade é preciso toda uma vida para entrar nesta união com Deus, na realidade essencial e profunda que é Jesus Cristo. Por isso vim aqui hoje - queridos irmãos da comunidade da Cartuxa da serra de São Bruno - para vos dizer que a Igreja precisa de vós, que vós precisais da Igreja. O vosso lugar não é marginal, nenhuma vocação é marginal no povo de Deus: somos um só corpo em que cada membro é importante e tem a mesma dignidade e é inseparável do todo. Também vós, que viveis num voluntário isolamento, estais de facto no coração da Igreja, e fazeis correr nas suas veias o sangue puro da contemplação e do amor de Deus".

terça-feira, 11 de outubro de 2011

já que estamos no mês das missões: o que ando a ler


No dia 6 de Abril de 2011 o Papa Bento XVI aconselhou os fiéis a "redescobrir esse pequeno-grande tesouro" da autobiografia de Santa Teresa de Lisieux, "História de uma alma".
______
Encontrei à uns tempos na minha sala e comecei a ler, é dos livros mais bonitos pela simplicidade das coisas profundas. Conheço muita gente que se converteu com estas páginas, tu também te converterás à tua maneira...

A new age é mais ou menos isto:

É bom quando Ele está dentro de nós


A palavra "entusiasmo" significa, na sua raiz grega, "endeusamento", Deus dentro de nós.
Jutta Burggraf
______
ideia tirada daqui: Clica

sábado, 8 de outubro de 2011

Agora está na moda os óculos de massa preta:



Pode ser que também fique na moda ser Padre ou ser Santo (tipo São Josémaria....)

Eis a pergunta:

Ontem vi no telejornal que o encerramento da campanha de Alberto João Jardim foi um concerto do Tony Carreira. Podemos perguntar quem pagou o artista (inter)nacional?

Mas não subestimem, porque as letras de Tony Carreira até podem ter um certo conteúdo politico, p. ex: "O mesmo de sempre No mesmo caminho"

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Viva a cultura!




Mudar o mundo cabe nas tuas mãos:



Hoje é o dia da Nossa Senhora do Rosário

Porque ontem foi o dia de São Bruno

Deixo aqui uma proposta para os meu amigos e conhecidos rapazes:

<

Thank You



A história de Steve Jobs é conhecida e admirada, criou uma das maiores empresas de sempre, juntou uma grande capacidade de criatividade com um enorme coração e conquistou muita gente. Ontem um amigo meu perguntava, imaginem se Steve Jobs não tivesse sido adoptado, se tivesse sido abortado? Lembro-me quando Catarina Furtado no programa "prós e contras" usou o abandono de crianças nos orfanatos como uma razão para a legalização do aborto. Pense nisso.
______________
"A única maneira de fazer um trabalho extraordinário é se amares aquilo que fazes. Se ainda não o encontraste, continua a procurar. Não te acomodes. Tal como com os assuntos do coração, tu saberás quando é que o encontraste." - Steve Jobs, thank you!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

No dia 6 de Outubro de 2002


No dia 6 de Outubro de 2002, foi para mim um dia normal nada especial e como um dia normal vi televisão e lembro-me das noticias sobre a canonização de São Josémaria Escrivá, juntamente com os comentário pseudo eruditos de "como seria possível a Igreja Católica canonizar o fundador do Opus Dei?"
Apesar de ter passado 9 anos nunca mais me esqueço daqueles comentários! (penso que os jornalistas aproveitaram bem a ocasião não só para falar mal do Opus Dei como para falar mal do Papa e da Igreja e dos Católicos.)
Foi assim, à 9 anos, que conheci São Josémaria Escrivá um fundamentalista e conservador da Igreja Católica, que fundou uma organização equiparada à máfia italiana! Uma ideia preconcebida, bem elaborada pelos nossos jornalistas, é verdade! Mesmo sabendo da má qualidade jornalística nunca pus em questão que São Josémaria era isso tudo e se pudesse eu também o culpava da crise.
Não tem nada a ver, mas um dia perguntaram-me "porque que os Esquimós não comiam pinguins?" eu pensei em mil coisas, porque a carne dos pinguins não é saborosa, porque os pinguins estão em vias de extinção, porque os pinguins são uma espécie de animal de estimação dos esquimós etc... ate que me disseram "Não, porque estão separados por milhões de km os esquimós vivem no Polo Árctico ou seja no Polo Norte e os pinguins no Polo Sul!" O que dá tirar conclusões sem observar: estupidez!
A Observação é um método cientifico que consiste ver, perceber. Como é que eu posso interpretar uma coisa que nunca vi, que não conheço?
No dia 6 de Outubro de 2002 eu era uma jovem de 16 anos e sem saber eu era uma criança, com pretensões rebeldes, e apesar de me dizer Católica não gostava deste novo Santo Escrivá, ou seja, com os meus 16 anos, ainda bem, eu tinha somente bom humor e... a rebeldia jovem de querer mudar o mundo mas para mudar o mundo é preciso conhecer o mundo e o que eu fazia era criticar o mundo apaixonadamente, agora aprendi a amar o mundo apaixonadamente!
Quando me dei o trabalho de conhecer o Opus Dei, conheci pela vida das pessoas da Obra a grandeza deste Santo...(é cientifico: Observar para depois interpretar!)
Eu percebo porque São Josémaria consegue irritar tanta gente, porque ele realmente tinha uma vida santa, e não só queria isso para si como propôs a todos os seus filhos d'Opus Dei, ele fala de uma vida exigente, é intransigente à mensagem de Deus, não é um homem híbrido e relativista, e apesar de ser um homem do mundo não é mundano, quem lê a biografia de São Josémaria vê que é um homem verdadeiramente enamorado, e como tal cuida bem do seu Amor, isso chateia, chateia os ateus, os agnósticos, os católicos adversativos, a new age etc... O Beato João Paulo II disse isso, numa mensagem aos sacerdotes na 5ªf santa de 2001: «o cristianismo proposto não pode ficar reduzido a um medíocre compromisso de honestidade segundo critérios sociológicos, mas deve visar verdadeiramente a santidade».
Jesus diz no Evangelho quem estiver com Ele será perseguido, por isso outros comentários jornalisticos não seria de se esperar do dia 6 de Outubro de 2002, dia que eu não tive a maturidade suficiente para perceber a santidade.
Um doutor da Igreja, Santo Ambrósio escreveu: "Aquele que luta tem o que esperar, onde há luta à coroa". Não havia duvidas que Josémaria encontrava-se na Gloria de Deus, mas ainda bem que existiu o dia 6 de Outubro de 2002, porque é importante sabermos que há santos do nosso século e por favor que venham mais, que seja também o Álvaro, a Paquita & Tomás, Guadalupe, Isidoro, Eduardo, Montse...
Desde que este santo entrou na minha vida deixou muito de si! A vida de um homem em Graça é talvez a maior prova de existência de Deus isso chateia, e chateou no dia 6 de Outubro de 2002.