sábado, 10 de maio de 2008

círculos uninominais - os dEpUtAdOs sAÕ IncUltOs, prEguIçOsOs


"(...)os deputados são incultos, preguiçosos e não são eleitos da forma correcta.
Como deviam ser eleitos?
Como no século XIX, em que eram eleitos por círculos uninominais, tornando-se responsáveis perante os eleitores.
.../...
No século XIX, o s deputados eram eleitos nome a nome e não por listas, como hoje acontece. As pessoas eleitas sabiam que iriam fazer carreira política através do Parlamento. E os bons deputados tinham de ser muito bons oradores. Isso distingue logo o Parlamento do século XIX do actual. Naquela época, a oratória era muito importante. Todos os ministros saíam do Parlamento, o que não sucede agora. Era uma classe política infinitamente mais culta. E muito mais preparada. Não tem comparação possível.
.../...
No século XIX eram melhores tribunos e mais assíduos. Os deputados actuais estão sempre a ser substituídos e sabem que não farão carreira política através da sua oratória ou da sua intervenção parlamentar. A maneira mais fácil de subirem na política é através da sua subserviência aos chefes partidários. Dizem que sim, levantam-se, sentam-se, raramente abrem a boca. A vida parlamentar é hoje muito diferente da que existia no século XIX
Nos tempos que correm é frequente chegar-se ao Governo sem passar pelo Parlamento.
isso faz falta. Faz falta para se ter uma visão do que é a política, do que é o conflito. Ser ministro não é administrar coisas - é ter uma visão dos problemas. E eles não têm.
.../... Mas a maneira como eles são colocados em São Bento está de tal maneira enviezada que dá origem a uma classe de medíocres. A lei eleitoral devia ser alterada, impedindo que os deputados fossem escolhidos pelos líderes partidários. A relação entre o eleitor e o eleito tem de ser directa. Para que o eleitor possa punir aquele que não cumpre."
in DN
Maria Filomena Mónica

Sem comentários: