domingo, 25 de maio de 2008

Estou muito enesiana!!!! I get the power


Na minha ultima aula de Pensamento Político Português (uma daquelas disciplinas revelação, que sem nos apercebermos já estamos cativado), a professora superou tudo, talvez seria dado o prémio da FLA do ano (paradoxalmente a uma continental), ao dizer que subscrevia e até entendia perfeitamente quando Vitorino Nemésio numa conferência em Coimbra disse: "os Açores são o supra sumo (a nata intelectual) do pensamento politico português". Ainda mais, a professora disse que tinha uma explicação lógica, racional, cientifica e histórica como argumento de defesa.
Vejamos os açorianos tem uma função ao longo da sua história difícil, os Açores foram povoados com uma missão muito importante de fazer uma ligação geográfica e social à Europa, e aprendendo a viver em condições naturais desfavoráveis eles tornaram-se cosmopolitas, assim sendo, daquilo que melhor existia ia para os Açores, pode-se dizer que houve um pequeno povoamento de exilados, mas sobretudo de exilados políticos, dotados de inteligência critica ou criativa que questionavam.
Sem querer ser uma regionalista fanática, a história de Portugal transcreve-nos essa teoria em pratica, desde os liberais, aos nacionalistas contra o condado filipino (que fomos uma espécie de Obélix e Astérix), aos republicanos, aos pró-aliados durante a II Guerra mundial.....
Na verdade se houvesse um golpe de Estado ou qualquer coisa parecida, uma situação irreal em tempos de federalismo europeu, a nossa elite politica e intelectual refugiava-se nos Açores, nada que não tivesse já acontecido!
Eu sei que o nacionalismo (neste caso o regionalismo) é o pior inimigo da História, mas não podia deixar de descrever as coisas realmente boas que apreendo nas aulas!!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Devo dizer que tudo o que aqui foi escrito corresponde à verdade.Estava lá e ouvi!
Contudo,e tendo contacto assíduo e intenso com gente das ilhas, estou também em condições de afirmar que a tradição já não é o que era.. :P AHAHAH!!!

Como é óbvio existem excepções...poucas mas existem :D

A Confraria

Dita disse...

Obrigada Confrade, a moral e a etica acima de tudo!Conservadorismo.
Olha que ainda continuamos mt esperinhos eheheh