terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ensino e Religião em Portugal

(foto tirada por mim 2007)
É engraçado como o ensino da educação moral e religiosa têm sido fortemente afastados das nossas escolas públicas. Existe uma desfundamentada crença que este possa ser prejudicial a não sei o quê. No século XVIII era justificada pela vivência do positivismo, hoje talvez seja uma má interpretação da liberdade (muito comum nos nossos queridos lideres).
O ranking das melhores escolas portuguesas de 2007, repetiu uma situação já de há muito tempo, não só em Portugal como na Europa, 8 das 10 primeiras escolas são confeccionais, Católicas. Agora tirem as vossas dilações!
Num artigo na Revista Nova Cidadania, intitulado: A Escola Católica ao serviço da missão Igreja, O Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo escreveu: "O Cristianismo, ou mais exactamente, o judeo-cristianismo, não é apenas uma religião. É uma proposta cultural de civilizações, veicula um sentido e uma interpretação da vida, é uma antropologia e uma mundividência. E este é o alicerce decisivo de qualquer projecto de educação." (pág. 6 revista nº 31 Janeiro-Março Lisboa 2008)

Sem comentários: