domingo, 2 de novembro de 2008

A ETA e a Universiade e a Liberdade (com L grande)


Fiquei a saber do novo ataque terrorista da ETA (aqui), quando na passada sexta-feira (dia 31 de Outubro) li no jornal El Mundo o artigo do Professor de Direito Romano da Universidade de Navarra, Rafael Domingo. O artigo tinha o nome muito sugestivo: Mientras hablada de libertad.
Imagina-se o antagonismo, um professor de Direito Romano a dar uma aula sobre a liberdade quando é interrompido por uma bomba de um grupo terrorista!
Rafael Domingo faz uma óptima definição acerca da relação Universidade e Liberdade, "(...) Y ello es así, porque no existe nada tan paradigmático como un clautro universitario para representer el permanente anhelo humano de sabiduría, verdad y libertad".
É neste contexto que a ETA é comparada com a figura mítica criada por Hobbes: "La verdadera libertad construye, jamás destruy. Levanta, no aniquila. ETA no pasa de ser un Leviatán terrorista que devora culquier bocado de independencia y autonomía. Y las universidades encaranan todo lo que ETA detesta en la vida: unión, armonía, concordia, solidariad, verdad. Y, por suposto, Libertad, palabra que hoy debemos escibir con mayúscula."
A ETA é uma grupo terrorista, apesar da ausência e dificuldade de definir o terrorismo na era pôs-moderna, a ETA tenta conquistar o poder na forma mais vil, pelo terror, e assim é um grupo terrorista, sem discussão. Nem se está a debater a causa ou a ideologia, não existe qualquer fundamento nos seus actos, indo contra todos os principio dos Direitos Humanos, que têm como objectivo conciliar a segurança, a liberdade e a paz.
O que mais me impressiona é ver como alguns partidos e alguns jovens em Portugal conseguem ter nos seus discursos uma obscura defesa e concordância pelos Euskai Ta Askatasuna, ou seja pela ETA. Ou não têm sentido nenhum acerca da definição do Estado-Nação! Ou é um camaradagem ideológica tão grande ao ponto de desvalorizar o valor da vida humana e da sua protecção!
Esta é uma área preocupante, por isso necessita da atenção política, porque "The only thing necessary for the triumph of evil is for good people to do nothing", frase de Edmund Burke, muitas vezes utilizada pelos especialistas em Relações Internacionais ao descreverem o terrorismo no ocidente. Devemos pensar mais nisto...
Já agora: "La explosión ha ocorrido en la misma explanada en el fundador de la Universidad de Navarra, San Josemaria Escrivá, proclamó la unión indisoluble entre universidad y libertad, entre verdad y ciencia."

Sem comentários: