terça-feira, 23 de março de 2010

Portugal Fashion 2010: A ditadura da moda


Por vezes tenho dificuldade em perceber a moda, nem sempre digo isto porque tenho vergonha de estar fora dela... mas normalmente custa-me entender como andar quase nua é moda. Agora, assumindo aqui publicamente este meu problema, devo dizer que se agravou com o Portugal Fashion 2010. Viram as colecções destes estilistas? Eu olho para esta foto até acho que fica bem, só espero quando a menina cair, por ter a vista tapada pela moda, não rache a cabeça!!! Esta é a ditadura da moda, e nós adoramos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar andar nua só é moda, se quiseres. Este tipo de desfiles aponta tendências, gostos diversos, se quiseres, múltiplas interpretações. Pensar que tudo o que se vê nas montras nacionais ou internacionais se tornam obrigatórias é duvidar do bom senso daqueles que te rodeiam. E isso, para mim, é preconceito.
Em segundo lugar: os acessórios utilizados nestes desfiles dificilmente são comercializados, na maioria das vezes, devido à excentricidade destes. Estes são objectos “artísticos” cuja intenção é abrilhantar e personalizar as peças de vestuário.
Em terceiro lugar: não foi nudez o que eu vi no Portugal Fashion. Deixo-te a título de exemplo o desfile de Luís Onofre, muito bonito, aliás, e até conservador, mesmo do teu ponto de vista! Portanto, não cometas o erro de generalizar.
Às vezes estar tapado pode ser bem pior do que estar a “descoberto”, pode conduzir à cegueira, e nesse ponto deixamos de discernir e começamos a misturar tudo e a disparar em todas as direcções!

Enfim, se chamas ditadura ao P.Fashion o que chamarias ao NY Fashion Week?
Aconselho-te a informares-te melhor e a seres mais ponderada nas tuas intervenções. Quem te avisa teu amigo é.

Anónimo disse...

A ignorância mais refinada é a ignorância da própria ignorância.

Paulo Marquêz disse...

Como declarado pela blogger, não perceber de moda, não é de todo ruim. É até uma forma de investigar um pouco mais e, quiçá, compartilhar conhecimentos novos. Porém, não é de bom tom tecer certos comentários sobre algo que não se percebe realmente, tendo em vista que, nem tudo que é mostrado em uma passarela é comercializado fora dela. O 'detalhe' do chapéu, nada mais é que um mero acessório, que representa, EM PARTE, o conceito que o estilista quer transmitir com a sua coleção.

lápis azul disse...

O Anónimo andou a pesquisar na internet e utilizou uma referência made in américa? As regras do bom senso ditam que a autora da "mensagem original" tem o direito à utilização do discurso que entender sobre a ostentação e o consumismo ou outro tema qualquer por si escolhido. Chama-se liberdade de expressão e não será a reduzida audiência de 61 pessoas e um energúmeno que a vão privar dela.

Anónimo disse...

Caro(a) Lápiz Azul
não necessito de pesquisa, quando domino 100% a matéria em questão. Se vamos falar de consumismo, ninguém fica impune, nem a autora da "mensagem original", ou ela já esqueceu-se que é uma fashionista? é pena a liberdade de expressão ser justificativa para muitas coisas, até mesmo para estreiteza mental.

Dita disse...

AHAHAH (ainda não consegui parar de rir)

lápis azul disse...

Caro Anónimo (pouco anónimo),
ao afirmar 100% de conhecimento está a realçar a sua já bastante (re)conhecida ignorância (bastante refinada pelo que transparece). Estraga ainda mais a fotografia quando fala em consumo e não conhece o conceito de liberdade (tantos ideais para quê?)

"Porque no te callas?..."

P.S.: em Português, "lápiz" escreve-se com "s".