domingo, 5 de dezembro de 2010

Espreitar pela fechadura é feio

O caso Wikileaks em primeiro lugar foi uma vergonha para a diplomacia e os serviços secretos americanos. Como é que o país mais poderoso deixou-se invadir desta forma?
Em segundo lugar, considerar isto um serviço ao bem da humanidade é que é uma verdadeira estupidez, uma estupidez que tem de ser punida. Para a existência de um Estado é necessário haver o ius tratum, ius bellum. Desde sempre os Estados tiveram diplomacia, assumindo de certo uma evolução histórica. Ou seja, desde sempre que os Estados tiveram um serviço secreto. Quando estamos em casa a nossa forma de falar torna-se menos formal e mais enquadrada nos nossos interesse, assim são os Estados, num formato mais agressivo. Eu não quero ter ninguém na minha janela a ouvir o que tenho para contar à hora de jantar, e você? Mas se for a conversa do presidente Norte Americano, temos este direito?
Entrar nos ficheiros secretos de um pais e denunciar os comentários diplomáticas não é um acto alturista é um crime.
Agora pergunto porque que estes salvadores da humanidade não o fizeram com o Irão ou com a Coreia do Norte? De certeza que seria documentos mais excitantes e "bombásticos", porque comparar o Putin com o Batman ou falar da forma de estar de Berlusconi não é novidade.

2 comentários:

Alves disse...

Ninguém da wikileaks entrou em lado nenhum a buscar informação. Foram fontes de dentro que enviaram à wikileaks, que fique claro.

Depois em relação à transparência que estas revelações representam, tenho pena que não tenha gostado, presumo que tenha gostado ainda menos das ultimas revelações sobre a igreja católica.

Isto é só o principio! ahahaha

Dita disse...

o "ahahah" final é retrata mesmo a sua estupidez LOL
os outros comentário não foram publicados porque eu não tenho a culpa da sua falta de educação e da sua burrice, é um principio (ad hoc à minha religião) não fazer publicidade a isso!
Leia mesmo mesmo o que eu escrevo e compre um catecismo!