segunda-feira, 24 de março de 2008

Achtung Baby - U2 (1991)



Natal de 1991, frio, prendas, grandes quantidades de comida. O de sempre. No sapatinho calhou um CD diferente do habitual, visto que desta vez foi a meu pedido. Assim escapei a um best off do Tom Jones ou algo parecido.

Os U2 já dispensavam apresentação em 1991 - quanto mais no nossos dias - mas contextualizemos nesta data: após o grande sucesso de 'Joshua Tree' e 'Rattle & Hum' os U2 estiveram à beira do fim e durante alguns tempos nada se ouviu falar da banda nem do que viria a seguir. Neste hiato muitas mudanças aconteceram no mundo, caiu o mundo de Berlim, a Glasnost de Gorbachev, etc. e o próprio panoramam musical começava a mudar, mais virado para sons novos por influência da música de dança e hip-hop, e revivalismo rock via aparecimento do grunge.

Assim de repente, sem grandes acções de marketing, após um período largo de silêncio, reaparecem os U2. E que reaparecimento! Uma quebra total com o passado, um som mais psicadélico e dançante, uma base rítmica em grande estilo, excelentes temas e um som novo.
Gravado na Berlim pós queda do muro, uma cidade em estado de euforia (como está muito bem documentada no filme 'Goodbye Lenin' - este é um daqueles filmes obrigatórios), a banda virou o seu som já muito americanizado para um nova europa deixando-se influenciar pelo cenário vigente na cidade. Nunca os U2 estiveram tão inspirados, e nunca mais assim o estiveram.

Fica o exemplo de 'Even Better Than the Real Thing'. Aviso: Evitar ver o video de ressaca. O naturechild bem sabe, os efeitos podem ser nefastos.

2 comentários:

Dita disse...

Gosto mt

Vinho de cheiro disse...

O Pai Natal teve dó de ti.... hehehehe