quinta-feira, 6 de março de 2008

Disintegration - The Cure (1989)



Vamos lá tirar do armário as velhas levi's pretas, sacudir o pó do pullover da mesma cor e tirar o bolor aos Manhattan. Cá está uma das bandas sonoras nos fins dos 80's e da idade de liceu de alguns dos autores desde blog.

Os The Cure já eram um nome consagrado em 1989 - até nesta nossa ilha que sofria muito mais o efeitos da insularidade do que hoje - e este album talvez nem seja o melhor que eles tenham feito - segundo os críticos era o album mais comercial que eles tinham feita até a altura - mas foi um album marcante.
Os The Cure derivavam do cena gótica dos anos 80, mas eram diferenciados porque juntavam um toque pop que os fazia criar temas que facilmente se tornavam êxitos, abragendo público fora dessa mesma cena gótica. E já haviam muitos fãs desta banda por todo o lado.

Disintegration diferencia-se porque é todo ele marcado por uma atmosfera pesada, depressiva, que nos fala de pesadelos, histórias de amor que (claro) acabam mal. Tudo isto é embalado por guitarras em pleno uso de efeitos atmosféricos, um baixo e bateria sempre ao mesmo ritmo e utilização esporádica das cordas como efeito final. Saíram belos singles: 'Lullaby', 'Pictures of You', que são de fácil memória, mas todo o album é consistente e hoje em dia ouve-se sem notar o valor dos anos que tem em cima (19 anos), o que é sinal evidente de qualidade.

Aqui fica 'Fascination Street' um dos singles e ao mesmo tempo dos melhores temas do album.


3 comentários:

Naturechild disse...

Eu era um desses da levis pretas e dos manhattan!

Engraçado ainda outro dia fui ao youtube ouvir umas deste album!

The Same Deep Water é pa derramar mas é uma das q gosto mais!

Vinho de cheiro disse...

heheheh.. Levis azuis, T-shirt branca e samarra de piloto da base..

El Niño disse...

E o Alcatrão sozinho com o seu cabelo comprido, o unico metaleiro do liceu.