terça-feira, 11 de março de 2008

Mali Music - Vários (2002)



Vamos lá abrir novos horizontes musicais.

O Mali é um país de uma cultura riquissima, apesar da pobreza material. Influenciado por diversas culturas, desde aos Touaregues do deserto do Sahara às tribos do sul na confluência do Rio Niger (já na África sub-sahariana), existe um tesouro cultural riquissimo onde a música é a sua expressão mais conhecida e notável.

Este album é uma forma de descobrir algum deste novo velho mundo musical, visto ser resultado de uma incursão de Damon Albarn (Blur, Gorilaz) pelo país e alguns dos seus músicos Malianos favoritos. Após recolha de cerca 40 horas de musica, de volta à sua Londres, acrescentou, alterou e editou estes sons de forma a criar uma obra que, por um lado, servisse de cartão de visita a estes mesmos músicos a um público mais vasto, por outro, como forma de homenagem do autor à própria cena musical Maliana.

Sem ser uma obra fantástica, é um album interessante, uma forma de conhecer uma realidade musical diferente ao que estamos habituados e que tem a virtude de não ser um album onde se ocidentalizou o som original mas sim apenas se salientou o espirito original da sua génese através de alguns acrescentos relacionados com dub, pop e hip-hop.

Fica a porta aberta. Vai aqui o bonito 'Sunset' em apresentação ao vivo.

1 comentário:

Augite disse...

Bahhh …
Já que abriste a “janela”… vou abrir a "porta da quinta": Rokia Traoré e Tinariwen
Os outros… é só procurar e quem sabe dia…vê-los ao vivo no festival do deserto… bora?