sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Capitão Frederico Lopes

Uma homenagem a um Terceirense visionário, Capitão Frederico Lopes, que solicitou a criação da Força Aérea , com o ramo independente, mas que que foi recusado por Salazar, por achar de fugaz importância. Também aproveito para lembrar o Tenente Coronel Aragão, que igualmente contribuiu para o surgimento da Aviação, mas pelas suas teimosias e insistências, ambos foram ostracizados e "deportados" para as suas casas.


"Há cerca de 78 anos, um avião “Avro”, monomotor biplano, pilotado pelo Capitão Frederico Coelho de Melo, efectuou a sua descolagem assinalando a inauguração oficial de um aeródromo da Aviação Militar Portuguesa.O aeródromo em questão situava-se na zona planáltica designada por Achada, a aeronave foi baptizada de “Açor” e o piloto era natural da freguesia de Altares, aqui na Ilha Terceira.Como legítimos herdeiros das tradições, espírito e ideais deste e de todos os outros pioneiros da aviação em Portugal, ao celebrarmos hoje o 56º Aniversário da Força Aérea, como Ramo independente das Forças Armadas, considerámos que era tempo de o fazermos nesta terra, tão intensamente associada às operações aéreas, o que ocorre pela primeira vez na nossa vida em comum. "
Discurso do General CEMFA, no âmbito do 56º Aniversário da Força Aérea - 1 de Julho de 2008



Em relação à Achada todos nós sabemos da sua inviabilidade, devido aos nevoeiros que ocorriam frequentemente, e outras ocorrências meteorológicas específicas daquela zona. Dá-se a chegada dos Ingleses,... ficará para próxima postagem.

Sem comentários: