terça-feira, 13 de outubro de 2009

A não perder (*)


"Em suma, pode ver-se como a fé foi fonte inspiradora de iniciativas e energias para fazer o bem. (...) Certamente que fez tudo isto, no entanto, não deixa de reconhecer actos graves cometidos, ao longo dos séculos, por alguns dos seus filhos, cujas atitudes a própria Igreja condenou e pelas quais pediu perdão no Jubileu do ano 2000. Contudo, isto não tira nada à realidade daquilo que é exposto neste livro, que não é triunfalista, mas sereno e verdadeiro. A sua conclusão é que «a Igreja católica não prestou a sua contribuição só à civilização ocidental; a Igreja construiu essa civilização». " Ignacio Aréchaga in, Aceprensa
(*) em portugês editado este mês pela Aletheia

2 comentários:

Diogo Leão disse...

E os puritanos, jacobitas, huguenotes, anglicanos, calvinistas e luteranos? Isto só para citar alguns. Pelo menos a partir de 1500, não contribuiram para a civilização ocidental?
Por que razão é o capitalismo mais eficaz, precoce e efectivo nos estados protestantes? A ética protestante em muito ultrapassou a moral católica em matéria de melhoramentos materiais... e... liberdades intelectuais.

E os próprios judeus? Quem emprestou largos cabedais aos monarcas europeus durante séculos, para fazerem prosperar (alguns apenas para "remediar") esta civilização ocidental?
Muitos homens, muitas faces.. até templários, diz-se!
Mas esquecer o contributo da uzura judaica no fortalecimento dos poderes centrais dos nossos pequenos e grandes estados, é não querer dizer a verdade.

Pela Santa Madre Igreja, não havia civilização ocidental; Havia Roma, como outrora foi. Mas desta vez, o imperium pertenceria ao trono de São Pedro.
Pois não é a Igreja Católica a melhor guardiã das instituições, tradições, lingua e costumes Romanos?

Sou de História. Podemos discutir o assunto dias e noites a fio. Apenas peço que não seja a fio de espada; ou com pavio, rastilho de ódios entre clericais e livres-pensadores.

Antonio Lains Galamba disse...

bem diogo. finalmente estamos de acordo! primeiro porque desmacaras o teu pseudo socialismo (ao menos estas no partido certo, no ps, que de socialista não tem nada!) e fazes defesa do capitalismo. discordo mas respeito. e, depois, porque quem se pavoneia da construção desta sociedade e civilização deveria corar... de vergonha. deve ter sido a igreja católica que esteve ao lado das grandes conquistas sociais ... deve deve... a não ser que as indulgências como tal sejam consideradas... :)