sábado, 12 de março de 2011

Sexta-Feira de Quaresma (I)


O Primeiro livro - da sexta dia 11 - dá jeito para qualquer sexta-feira, é a Via Sacra de São Josémaría Escrivá.
_________
«Meu Senhor e meu Deus, sob o olhar amoroso de nossa Mãe, dispomo-nos a acompanhar-Te pelo caminho de dor, que foi o preço do nosso resgate. Queremos sofrer tudo o que Tu sofreste, oferecer-Te o nosso pobre coração, contrito, porque és inocente e vais morrer por nós que somos os únicos culpados. Minha Mãe, Virgem dolorosa, ajuda-me a reviver aquelas horas amargas, que o teu Filho quis passar na terra, para que nós, feitos de um punhado de lodo, vivêssemos por fim in libertatem gloriae filiorum Dei, na liberdade e glória dos filhos de Deus».
Com esta oração começam as páginas desta Via Sacra, em que São Josemaría acompanha Nosso Senhor durante as catorze estações até à sua morte redentora no Calvário.
Álvaro del Portillo comenta no Prólogo que São Josemaría, ao animar os cristãos a seguir os passos de Jesus pela Via dolorosa e a meter-se nas chagas de Cristo Crucificado, «não fazia mais do que comunicar a sua própria experiência, mostrar o atalho que ia percorrendo ao longo do seu caminho terreno, e que o conduziu aos mais altos cumes da espiritualidade. O seu amor a Jesus foi sempre uma realidade tangível e comovedora , terna e filial ».

Sem comentários: