quarta-feira, 12 de setembro de 2007

11/09/01


Já foi a 6 anos atrás, tinha eu 15 aninhos, sonhava em tirar um curso de história, influência do meu avô, e na tarde do dia 11 de Setembro de 2001 estava doente, não porque as aulas estavam a começar mas estava mesmo cheia de dores e decidi então ver um pouco de tv para me distrair.
Ao ver em directo o ataque para minha ingenuidade tinha sido um acidente!!! Mas logo vi que não.

Sem me aperceber, foi naquela tarde de terça-feira, que para mim era uma tarde sem ir dar um mergulho ao mar, foi na verdade uma tarde que pela primeira vez atreveram-se atacar o ocidente, mudou o recorte geopolítico do mundo e espalhou-se o medo… o medo de andar de avião, o medo de viajar, o medo de muçulmanos, o medo do Islão e o medo de burcas, entre outros.

Agora 6 anos depois estou a estudar Ciência Politica e Relações Internacionais, ainda com muito respeito ao meu avô, mas com menos ingenuidade e com descrença em Kant!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

e então,não foi terrível?invasão de propriedade privada, morte de inocentos, terrorismo,medos e mais medos.Este ataque ao Ocidente achaste corajoso. Compara-o ao do milho transgénico.Nem tem termo de comparação-então porquê tanta indignação ? (terrorismo ecológico- era a ver se a frase pegava...).
Há aqui muita falácia

la cornucópia

Dita disse...

Hã?? Talvez não tenhas percebido! Eu sempre achei que o 11 de Setembro foi um dos momentos mais terríveis da história porque num acto de falsa fé em plena vivência pacifica o ocidente é atacado, pela primeira vez, o ocidente e todos os seus ideais a liberdade e a democracia.
Quero com este post fazer uma alegoria á minha pura ingenuidade e crença na PAZ PREPETUA kantiana que 6 anos depois morreu, talvez substituída por Hobbes? (confeso ifluencia de alguns academicos)
Apesar do aparecimento de situações pouco democráticas,depois do 11 Set. para mim o símbolo dos EUA sempre foi a Estatua da Liberdade e não a prisão de Guantanamo!!!!

Anónimo disse...

pois para mim os EUA representam Vietnam - bomba de Hiroshima, CIA, pena de morte, Iraque, Afeganistão, petróleo, Racismo, ainda achas pouco?

Cornucópia

Dita disse...

Entendo perfeitamente o teu raciocínio, antes ir para a faculdade seria somente esse o meu pensamento: em ver os EUA pelo seu lado negativo! Depois de ler Touqueville, Popper, Bruke….etc… a minha opinião ate então um pouco francófona mudou!
São os EUA os que puseram em pratica os DH e a Democracia, Um país de revoluções ideológicas e cientificas! É lá que ocorrem os melhores cérebros (em particular da Europa de país rico) especializadas nas mais variedades áreas da ciência á medicina e á tecnologia, é lá que existe as melhores universidades do mundo, thinks thanks e centros de investigação!
Também não foi preciso de muitos argumentos para que eu preferisse esta potencia ter-se vingado a nível internacional depois da Guerra Fria do que à Rússia! Os EUA são um país grande e com diversidade de pensamento, infelizmente tem diversas atitudes pouco populares, a qual eu não concordo como em grande parte a administração Bush, mas para mim não é o símbolo deste país que fez nascer a Democracia Liberal!
Como não gosto de ser hipócrita não posso deixar de dizer que em parte alguns adjectivos que referes também fizeram parte da Europa e como esta tirou muito proveito, mas sempre com o seu ar de inocente!
Não gosto da América de Michael Moore nem de George Bush!
Portugal também já foi um país de escravatura, autoritarismo, guerras coloniais, absolutistas, racismo! Mas não deixa de ser pioneiro na abolição da pena de morte entre outros feitos históricos!
Outro País que admiro a Alemanha, não deixa de ser a “germe” das duas maiores guerras mundiais!!!
Afinal todos nós comemos no Mcdonalds, e utilizamos gasosa!!!!!

Anónimo disse...

Gostas do BX, gostas!! Gostas gostas

Anónimo disse...

eu não como em Macdonalds nem bebo gasosas....
N te deixes influenciar tanto pelos livros. Pensa por ti e, espero daqui a uns anos, poder perguntar-te o q achas do ser humano.

cornucópia

Dita disse...

Gasosa= Gasolina
Obrig p/ coment

Anónimo disse...

E tu FLA, já arranjaste o cartãozinho para o BX?