segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Não conheces o pessoal lá de casa???

Nesta entrevista pelo grande jornalista Mário Crespo, Francisco Louçã diz que não conhece Gualter Batista, mas sabe quem é, mesmo depois do apoio demonstrado de Miguel Portas ao Verde Eufémia nunca pensei que Louçã não conhecesse-se este grande líder ambientalista, eu posso apresenta-lo: Doutorante de Economia Ambiental na Universidade Nova (uma Universidade com fortes ligações a partidos de esquerda), nas ultimas autárquicas 2004 fez parte na lista da bloquista Manuela Tavares à Câmara de Almada, esteve presente nas reuniões do Forúm Social Português e a 1 e 2 de Setembro deste ano irá participar nas jornadas Socialismo 2007 juntamente com Alda Macebo, Ana Drago, Fernando Rosas, Miguel Portas, Francisco Louçã, André Freire entre outros...
Não conheces?????


PS.: Quando aparecer na net bela entrevista do Gualter Batista no Jornal das 9 a Mário Crespo voltarei a postar


5 comentários:

El Niño disse...

Andam sempre continuamente a tentar ligar o Bloco ao grupo Verde Eufémea, em erro. O Bloco não tem nada a haver com a acção. Gualter Furtado, de seu nome, é bloquista militante e também o 'otário' escolhido pra ser o 'porta voz' do grupo. É esta a ligação. Terá o Louçã de conhecer todos os militantes do partido? De resto ele foi claro, contra os trangénicos e contra a acção efectuada.

Um aparte, a Universidade Nova não tem ligações a partidos de esquerda, apenas a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. O G.Furtado tirou o seu curso na Faculdade de Ciência e Tecnologia, que não tem ligação ao Bloco.

Dita disse...

Para mim é inevitável associar o “verde Eufémia” ao BE.

Primeiro tentei com este post fazer uma pequena alegoria aquele partido que numa forma pouco coerente tem certos valores e outras atitudes.

Gualter Batista não é um militante qualquer, faz parte da elite politica do partido e tem uma actividade intensa, chegando mesmo a falar em nome do BE em conferencias e mais tarde participará nas Jornadas do Socialismo, org pelo BE.

A questão da universidade nova foi uma premissa sociológica mais curiosa do que as outras variáveis politicas apresentadas, mas não podemos esquecer que apesar da FCSH ser o pólo com mais influencia partidária, pois é onde concentra-se os cursos sociais, existe uma linhagem de reitores da Universidade tem demonstrado certas influencias socialista, mas não quero tomar este método de comparação como uma verdade absoluta, quero simplesmente chamar atenção.

Um trabalho que adorava fazer seria uma investigação empírica com o método comparativo a todos os participantes da manifestação no Algarve com variáveis sociológicas e politicas, assim verificávamos a militância politica! E provavelmente confirmava este post.

Na verdade caímos muito no erro deste tipo de associações, por culpa dos próprios partidos, se verificarmos na sociedade desde os anos 70 que responsáveis por associações ambientalista são militantes activos de partidos de esquerda (visível na Gê-Questa) e extrema esquerda, o que leva a por vezes a soltarmos de certos causas, o que é mau.

O que mais me impressionou foi o rápido apoio de Miguel Portas ao Verde Eufémia, uma atitude politicamente incorrecta por isso já emendada.

Acabo por citar um colega que faz uma óptima descrição: (http://www.ambidextro.blogspot.com/)

«São, por assim dizer, um subproduto dos tempos livres existentes em excesso nas sociedades pós-modernas. Invariavelmente filhos da classe média-alta, estes "bons selvagens" dedicam-se à crítica do modo de produção capitalista, desfrutando, no entanto, mais do que os outros, do dito sistema»

El Niño disse...

Comecemos por aqui, gosto muito da citação porque concordo em total com a descrição dos 'activistas'. A hipocrisia de alguma militância Bloquista e da totalidade do Verde Eufémia é exactamente essa.

Agora, o meu ponto de vista continua o mesmo, existe um claro aproveitamento politico desta situação (o Bloco já não é um pequeno partido). É claro que os manifestantes não eram do Partido Popular e que Gualter Furtado é militante activo do Bloco. Isso nunca esteve em dúvida. Poderiamos estar aqui a dissertar sobre o grau de conhecimento que o Louçã teria do G.Furtado e não esqueçamos que a 'elite' politica do Bloco é uma imensa 'minoria'. O essencial, não foi uma acção organizada pelo Bloco e foi condenada pelo visado do post.

Dita disse...

Por isso o post: "Não conheces o pessoal lá de casa???" como uma forma de critca alguns militantes e ao dirigente desses militantes!!! É bom saber quem se derige!! Mas não quero generalizar todos os militantes, mas a maioria???

jacobino disse...

a associação gaia, da qual faz o gualter faz parte, nasceu na fct-unl, há uns anos, em ruptura com a associação de estudantes da mesma faculdade, que é ps há já quase 15 anos. o ps, que no princípio até precisava dos votos do bloco na faculdade, deixou de precisar e ignorou-os. isso está escrito até nos estatutos da gaia. quanto à ligação do bloco com os verdeufémios, posso dizer que reconheci 3 dos que lá apareceram, já que são da minha faculdade. até sei os nomes de dois deles, e um jogou comigo na equipa de futebol :).