sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

8 de Dezembro - Para mim apesar de ser no sábado faz toda a diferença, bom feriado!!!!



Amanhã é um dos feriados que gosto mais, o dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.
"É um dia de intenso júbilo espiritual, no qual contemplamos a Virgem Maria, "humilde e a mais excelsa das criaturas / ponto fixo de eterno conselho", como canta o sumo poeta Dante (Par., XXXIII, 3)"(B XVI)"
Portugal vive com muita intensidade histórica este dogma, proclamado pelo Papa Pio IX em 8 de Dezembro de 1854 pela bula Ineffabillis.

"Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou el-rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal
Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção. da Virgem, apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos réis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria."

Se estivesse nos Açores tinha ido almoçar a casa dos meus avós mais a família toda, tradição, para além da festividade do feriado coincide com outras efemérides da família. Imagino as montras das lojas de Angra do Heroísmo que expõe as imagens da Nossa Senhora da Conceição (algumas delas emprestadas pelo meu coleccionador de arte preferido, mas que guarda sempre o seu precioso quadro da Imaculada pintado por P.P. Rubens) , antes da procissão ouvíamos os tradicionais apitos dos Bombeiros, dos policias, da cruz vermelha, dos taxistas... de louvor e agradecimento à Virgem. Agora em Lisboa, vou ouvir os apitos e serenes mas da policia de escolta dos governantes Europeus e Africanos, que pouco Lhe ligam, porque citando B XVI: "A sua pureza celestial leva-nos para Deus, ajudando-nos a superar a tentação de uma vida medíocre, feita de compromissos com o mal, para nos orientarmos decididamente para o bem autêntico, que é fonte de alegria"

Para mim apesar de ser no sábado faz toda a diferença, bom feriado!!!!

Sem comentários: