sábado, 8 de dezembro de 2007

oBRAS-pRIMAS - "O Nascimento de Vénus"

Ainda nos temas de Sandro Botticelli, O Nascimento de Vénus é considerada uma das suas obras-primas. Muito recentemente, surgiu a opinião de que teria sido pintado ao mesmo tempo e como contraponto A Primavera, no entanto poderá ser rebatido em vários aspectos. Em primeiro lugar, as duas pinturas utilizam formatos de dimensões consideravelmente distintas; em segundo lugar, pode-se considerar que representam fases diferentes na evolução do artista; e em terceiro lugar, divergem em termos de técnicas.
A composição de O Nascimento de Vénus apresenta uma estrutura mais rigorosa - tem sido relacionada com o tradicional Baptismo de Cristo - e está impregnada de uma harmonia de linhas e de movimentos. É provável que a obra tenha sido executada no ano de 1483, sob encomenda de Lorenzo di Pierfrancesco de Médici. Botticelli inspirou-se em obras como a "Metamorfose" de Ovídio e Poliziano, para a realização desta obra.

No quadro, a deusa Vénus emerge das águas numa concha (na antiguidade Clássica a concha era uma metáfora de vagina), sendo empurrada para a margem pelos Ventos de Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores. Alguns especialistas argumentam que a deusa nua não representaria a paixão terrena, carnal, e sim a paixão espiritual. Apresenta-se de forma similar a antigas estátuas de mármore , esguia e com longos membros e traços harmoniosos.
A figura central de Vénus sobre a concha, a sua postura impregnada de um élan que é ainda essencialmente gótico, tem a ver com um ideal de Botticelli utilizou sob diversas formas. A anatomia de Vénus, assim como vários outros pormenores, não revela o estrito realismo clássico de Leonardo da Vinci ou Rafael. O pescoço é irrealisticamente longo e o ombro esquerdo posiciona-se em ângulo anatomicamente improvável. Não se sabe se tais pormenores constituíram erros artísticos, ou então, o que alguns chegam a sugerir que seriam presságios do vindouro Maneirismo. Um traço surpreendente de O Nascimento de Vénus e da obra de Botticelli, em geral, é a sua falta de interesse pela paisagem, o que reconheceu abertamente numa registada por da Vinci. Um detalhe, são as laranjeiras e o louro representados nesta obra, uma alusão aos Médicis.
Numa época, em que os temas religiosos eram quase obrigatórios, O Nascimento de Vénus, à revelia, reflecte o pensamento complexo da Academia Platónica que se reunia regularmente na Villa Careggi dos Médicis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoreei.!*
Parabéens..!*