terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Are you a prince Mr. Bush???


Quando me perguntam, sabendo como eu gosto do Ocidente e dos seus valores, o que acho sobre a invasão ao Iraque, digo sempre que a minha formação humanista e católica, no seguimento de T. Moore e a a sua "Utopia", não me deixam gostar de qualquer guerra! Para mim Saddam era um carniceiro, que vivi num palácio com sanitas de ouro, candeeiros de diamantes enquanto o povo passava as piores misérias, não só misérias físicas mas ideológicas. Arrepiava-me os constantes ataques aos curdos, uma ditadura horrenda, como todas as ditaduras, mas também arrepia-me saber dos resultados desta guerra, nitidamente, por causa do petróleo.
Deixando por momentos a minha ingenuidade mooreana, e aceitando a hipótese da necessidade da guerra justa (discutível) acho que o Bush não é um bom príncipe:

" Convém saber que existem dois modos de combater: um através das leis e o outro com a força. O primeiro modo é próprio dos homens e o segundo dos animais. Mas, como muitas vezes o primeiro modo não é suficiente, é preciso recorrer ao segundo. Por isso, um príncipe tem de saber usar convenientemente o animal e o homem" in Maquiavel O Príncipe, Ob. cit.:XVIII, 64

Sem comentários: