terça-feira, 22 de julho de 2008

Finalmente Carla!














Foi com muita satisfação que soube que na noite passada havia sido preso Radovan Karadzic, ex-líder dos sérvios bósnios durante a guerra da ex-Jugoslávia, entre 1992 e 1995.
Li na "blogosfera" muitos comentários relativos à detenção de Karadzic. Na sua maioria referiam a imparcialidade da Comunidade Internacional e em consequência disso, do próprio TPI, aliás foram também nesse sentido as palavras do ministro Russo dos Negócios Estrangeiros, que alegou que o julgamento de Karadzic é um assunto estritamente interno da Sérvia, do mesmo modo que apela à imparcialidade do TPI que acusa de ter tomado partido desde o ínicio do processo.
Todos sabemos que infelizmente as relações humanas, sejam elas de índole política, económica ou social, serão sempre imbuídas de parcialidade, contudo é certo que a Justiça deve ser cega e imune a influências. Apesar das críticas que se possam apontar ao funcionamento e aos critérios adoptados pela Sociedade Internacional e pelas instituições daí derivadas, não devemos em momento algum relativizar os valores e os princípios pelos quais nos guiamos, entre eles a defesa da vida humana.
Assim, tendo em conta as indiossincracias da Sociedade Internacional, devemos , no entanto, congratular-nos pela justiça feita às vítimas, ainda que muitos outros responsáveis, que directa ou indirectamente estiveram envolvidos, possam passar impunes.

Sem comentários: