domingo, 20 de julho de 2008

"Espírito de fortaleza e testemunho" XXIII JMJ Sydney 08

Mais umas Jornadas Mundiais da Juventude, as 23º em Sidney.
As jornadas Mundiais da Juventude (JMJ ou WYD) são um encontre dos Jovens com o chefe máximo da Igreja Católica, o Papa. Foram uma ideia do mais que conhecido Papa dos Jovens - João Paulo II, em 1986 (ano em que nasci). Na verdade a JMJ são o maior encontro de jovens de sempre, mais do que um concerto ou que um festival. Vemos pessoas de todo o mundo, e é uma experiência simplesmente extraordinária, discutimos a monarquia com franceses, ou o ambiente com os franciscanos, dançamos com os chilenos e tocamos jambé com os africanos. Digo isto porque em 2005 na cidade de Köln na Alemanha foi a viagem da minha vida.
Este ano a mensagem do Papa aos Jovens, a primeira de Sua Santidade Bento XVI, foi dedicada ao Espírito Santo, com o tema: "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Act 1, 8). A mensagem está tão actual como provocante. O Papa desafia-nos a conhecer o Espírito Santo, uma Divindade bastante presente e celebrada nos Açores e mais intensamente na nossa ilha Terceira.
Continuando na sua Mensagem aos Jovens, o Papa expõe a necessidade de renovação em Cristo, reformulando os apelos do antecedente, "Não tenhais medo" de ser missionários - "Alguns pensam que apresentar o tesouro precioso da fé às pessoas que não a compartilham significa ser intolerante para com elas, mas não é assim, porque propor Cristo não significa impô-lo".
É um importante encontro, um momento especial para cada Jovem; para a igreja - "(...) espera [a Igreja] muito de vós, jovens, porque tendes em vós o dom supremo do Pai, o Espírito de Jesus"; e sobretudo para a Esperança.
Assim aconteceu nos primórdios do cristianismo, quando os pagãos escreve Tertuliano se convertiam ao verem o amor que reinava entre os cristãos: "Vê dizem como se amam uns aos outros" (cf. Apologético, 39 7).
vale a pena ler a Mensagem do Papa Bento XVI: MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA A XXIII JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Só é pena eu não ter lá estado, mas em 2011 irei com certeza a Madrid, a qual foi uma óptima noticia, saber que iremos ser o país vizinho das próximas JMJ.
Para mais algumas informações sobre Sidney em português, podemos ler e ouvir no diário da Jornalista Aura Miguel - Diários da Austrália.

Sem comentários: