Hoje, 30 de Outubro, é o dia nacional da luta contra o cancro da mama. Aqui
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Eleições Americanas
Estas são das eleições americanas mais excitantes de sempre, não só pela diversidade das campanhas, como pela esperança de resolução dos problemas, tanto na economia como nas relações internacionais. Mas apesar de ser a escolha do homem mais poderoso do mundo, existe muito boa gente, que até têm espaço na praça publica, a reduzir este acontecimento entre a escolha do negro e do velho. Já não posso ler/ouvir/ver os mesmos argumentos, sejam pragmáticos.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Malta, vamos dar vivas ao fim do liberalismo???
(imagem regime maoista)
Agora com a crise do mercado, existe aqueles intelectuais que declararam a morte ao velho liberalismo económico. Sim porque bom, mesmo bom é voltarmos ao old time Estalinistas-marxistas, em que as coisas corriam realmente bem, tirando o pequeno pormenor que esses regimes tenham morto milhares e milhões de pessoas e as sociedades não combinarem muito bem com a liberdade.
A REBELIÃO DAS MASSAS: Ortega y Gasset
O que ando a ler: "Hoje assistimos ao triunfo duma hiperdemocracia em que a massa actua directamente sem lei, por meio de pressões materiais, impondo as suas aspirações e os seus gostos". José Ortega y Gasset, in A rebelião das massas - pág. 44 Ed. Relógiod'água.
Por mais incrível que pareça estava no IKEA à espera de umas pessoas quando li isto.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Fotografia
(Desenho de Picasso)
O nosso fotografo residente, que diga-se por passagem nada mau com a maquina em mãos, Naturechild, teve uma pequena e merecida homenagem no blog Desambientado a ler/ver: Toninha: Rainha do Mar .
Etiquetas:
açores fotografia,
Blogs,
foto,
fotografia,
natureza
FESTIVAL DOCLISBOA 2008: The War Room
The War Room é um documentário político Norte Americano, dos realizadores Chris Hegedus e D. A. Pennebaker.
É a história acerca do trabalho dos assessores políticos de Bill Clinton em 1992. Sobretudo baseava-se nas figuras de James Carville e George Stephanopoulos, uma intensa imagem desta dupla de spin doctors. A demonstração dos jogos de bastidores, o trabalho exaustivo e aos mesmo tempo o trivial do poder. Onde não só discute-se o tamanho, as cores, e a qualidade dos cartazes da campanha, como se instrumentaliza-se uma multidão, mas isto tudo com a sensação de ausência do próprio governador Clinton, até nos seus próprios discursos.
Para além de me interessar por este tema, o documentário foi bom e engraçado, a hora (meia noite) do filme não foi a mais adequada, o que se fez notar quando perguntei, no final, à minha companhia de cinema se tinha gostado do filme e recebo esta resposta: "já dormi em cadeiras melhores", mas não foi suficiente o seu cansaço para não termos tido uma discussão acerca dos presidentes americanos, e a coisa ficou pior, foi quando soube que eu gostava do R. Regan.
domingo, 26 de outubro de 2008
Onde é que eu já vi isto?
Foi no dia 24 de Outubro de 1929 a grande depressão; hoje dia 26 de Outubro de 2008 tive um Déjà vu.
O(s) tempo(s)
sábado, 25 de outubro de 2008
Cuidados Paliativos
"Notícia recente: «Só três em cada dez portugueses sabem o que são cuidados paliativos» O que significa isto? Que o jornalista é parvo!"
João César das Neves,
Vale a pena ler o artigo completo: Cuidados (clica)
crise, crise, crise
Com esta prospecção mundial da crise de mercado, uma pessoa questiona alternativas, o que fazer??? Ou onde investir??? Depois surge logo à ideia... em acções de jornais económicos, é que nunca devem ter vendido tanto. Também, há a hipotse de tirar um curso de economia ou gestão, porque eu aposto que até o programa da Julia ou a Praça de Alegria devem já ter, para além dos criminologistas, psiquiatras e pedopsiquiatras, um economista residente para comentar a bolsa.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Eu sei quem ele está a confiar....
"[na Europa] Ouso falar de ferida antropológica, de um obscurecimento da consciência e da poluição da mente. Confio, porém, que se sairá desta letargia, deste nevoeiro e alegro-me por encontrar tantas pessoas, tantos jovens que buscam autenticidade, coerência de vida, que procuram a verdade e querem viver na verdade. "
Cardeal Dom Audrys Backis, Arcebispo de Vilnius,
Missa em Fátima do 13 de Outubro de 2008
AHAHAHAHA o fim da História!!!!!
FESTIVAL DOCLISBOA 2008: The champagne spy
Apesar deste ano o doclisboa prezar pelo o elitismo do underground, o programa têm alguns bons documentário, que vale a pena ver.
Um exemplo é o "The Champagne spy", produção israelita e germânica. É a biografia sentimental de um dos espiões mais famosos da Mossad, descreve a vida Wolfgang Lotz, agente duplo, extravagante e soberbo. Uma história contada aos olhos do seu filho, não é um enredo que cativa pelo belicismo ou pela sabotagem de programas nucleares no Egipto, mas sim pela falsa vida, a outra face do verdadeiro 007. Podia-se dizer uma escrizofenia de sentimentos ou a falsidade dos prazeres momentaneos. Vale a pena ver. Para mais informações ler a crítica da Times Magazine: Aqui
PS: O documentário tem uma óptima musica.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
A lei do divorcio
O nosso Presidente da República Cavaco Silva promulga a lei do divorcio, mas alerta para o mal desta ser injusta e os cuidados que os legisladores e ou juristas devem ter. Já com a lei da legalização do aborto (à quem lhe chame - lei da despenalização da interrupção voluntária da gravidez) teve a mesma advertência. Às vezes o Cavaco Silva faz-me lembrar uma personagem bíblica, o Pôncio Pilatos.
Volta Salazar que estás perdoado
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
domingo, 19 de outubro de 2008
ELEIÇÕES REGIONAIS: A verdadeira vencedora
Afinal não foi o Carlos César que ganhou as eleições, mas sim a Abstenção(*). Não é preciso ser um daqueles politologos que estudaram no ICS, para perceber que a abstenção também é um comportamento político. Por isso quando oiço o sr. Sócrates a dizer que estas eleições foram mais uma prova de confiança no PS, oiço com ironia!
______
Votantes: 46,76%
(*)Abstenção: 53,24%
Brancos: 1,88%
Nulos: 0,84
(*)Abstenção: 53,24%
Brancos: 1,88%
Nulos: 0,84
Aviso:
Este blog não respeitou o dia de reflexão antes das eleições, não porque seja um blog de inspiração anarquista (apesar de alguns colaboradores), mas porque não me foi permitido votar, visto que o meu estatuto de deslocada exige mais burocracia que um processo do Kafka.
Mas não há problema, pois também os Agricultores açorianos receberam subsídios a três dias das eleições - O Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) adiantou, a três dias das eleições regionais, o pagamento de 75 por cento de ajudas aos agricultores açorianos (conforme consta do site do organismo na internet). Apesar de se tratar de subsídios que têm extensão nacional, o instituto não procedeu de igual forma em relação aos produtores agrícolas do Continente e da Madeira. Jornal Público
O César é mesmo um César
Os Açores acabram de dar um tiro no pé. Aí vem os 16 anos de festas, muitas festas!
A projecção RTP e Antena 1, indica que o Partido Socialista vence estas eleições com 51 a 57 % de votos, significando 30 a 34 deputados. O segundo partido mais votado foi o PSD com 27 a 31 %, significando 17 a 20 deputados. O CDS PP (*) conta com 7 a 9 % de votação, significando 3 a 5 deputados. A CDU conta com 2 a 4 % de votos, significando 2 a 3 deputados. O Bloco de Esquerda, também com 2 a 4 % de votos, pode eleger 1 a 2 deputados.
(*)Paulo Portas deve estar contente, ainda não morreu, a 3ª força do arquipélago CDS/PP.
Carlos César no Momento da Verdade
Depois do texto abaixo, então vamos lá a ler, não podia deixar de publicar este filme. Só espero que não acorde com a cabeça de um cavalo na cama, fica sempre bem a piada à padrinho.
As falhas de André Bradford (II)
Mais uma para a risada, André. Para ver o filme - Cllicar AQUI - (Vale a pena ler e ouvir ao mesmo tempo).
A nossa campanha eleitoral invadiu o youtube, aos estilo dos americanos.
Este vídeo serviu-me, para rir um bom bocado e reparar que o nosso presidente está um pouco mais gordinho.
Num estilo bastante free, pois estamos tentando chegar aos jovens, desapertamos o primeiro botão da camisa, mas não sabemos onde colocar as mãos!!!!
O Carlos César conta connosco, mas nem a engenheira Ana; nem o Henrique das Flore; nem o Tiago que anda na escola profissional (reparem na pausa que o Presidente César faz quando diz que ele escolheu tirar o curso profissional, +/- aos 53 segundos, ai ai olha que ou menos ele tirou um curso); nem a empreendedora Sara e nem nós, podemos contar com ele se não formos do PS.
Então porque será que imensos jovens, alguns conheço bem, mais envolvidos na acção política, quando começam a sua vida profissional nos Açores tornam-se repentinamente todos militantes do PS? Até alguns, hoje em dia, ocupam cargos importantes, como presidentes da JS ou, lá está, assessores! Será que é um vírus? ou são as rosas que estão mais bonitas?
Não falta nada haver nos nossos curriculum vitae [modelo açoriano], a seguinte pergunta - Quanto adora o Carlos César? hipóteses: pouco :-S, médiamente:-(, bastante :-) ou muito, muito, muito, muito muito, muito ao ponto de convidá-lo para ser o padrinho de seu casamento:-D?
sábado, 18 de outubro de 2008
Melhor é Possivel
(Imagem tirda AQUI)
É já amanhã as eleições regionais. E tenho pena de nós ainda vivermos numa politica caciquista, quase como no Portugal oitocentista. Tenho pena que os debates políticos sejam substituídos por concertos do Tony Carreira e os comícios pelas jantaradas na Praça Velha. Tenho pena que os tachos não sejam só para a cozinha, mas também para os assessores. Tenho pena que não haja novas oportunidades. Tenho pena dos subsídios da UE mal entregues. Tenho pena que a comunicação social, de Portugal continental, concentre a suas energias no Alberto João Jardim.
Mas fico contente por aqueles que tiveram coragem de enfrentar o touro de frente, e não estou a falar dos forcados. Amanhã vamos voltar à política corriqueira.
Deixem de implicar com o homem
A capa desta semana, da famosa revista Norte Americana National Review, está extraordinariamente bem enquadrada na actual crise económica.
Etiquetas:
Adam Smith,
crise,
economia,
Mal de Finanças,
USA
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
O que realmente importa!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
As falhas de André Bradford
Enquanto fazia a minha leitura sobre as eleições regionais, não podia deixar de descartar do pensamento este cartaz do partido socialista, apeteceu-me chegar ao pé do assessor e perguntar, então André foi para isto que tirou o curso na Católica?
Acredito, ou pelo menos quero acreditar, que o Sr. Carlos César tenha muito orgulho em ser açoriano, mas este cartaz não me diz isso, esta família perfeita com ar americano, mãe loira pai cabelo grisalho, filho e filha (basta) sobre uma praia de Miami. Eu vou mostrar como é bom ser açoriano! AQUI
Eleições Regionais: 19 Outubro 08
A pedido de algumas pessoas, esta semana vou dedicar alguns textos também às Eleições Regionais nos Açores. Apesar de estar deslocada - e olhos que não vêem coração não sente, sei que os açorianos nem sempre têm grande memoria, somos como os peixinhos.
Enquanto isso deixo alguns postos de informações:
- Diário Insular - Aqui
- Açoriano Oriental - Aqui
- A União - Aqui
- PSD/Açores - Aqui
- PS/Açores - Aqui
- CDS-PP/Açores - Aqui
- BE/Açores - Aqui
- CDU/Açores - Aqui
- Claro e não podia esquecer de fazer referência ao blog - Povo Açoriano? Isso Não dá pão! - Aqui - do politólogo que não estudou no ICS (acho eu) Papio cynocephalus.
Etiquetas:
Eleições,
GRA,
Politica,
Politiquisses Açorianas,
RAA
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
PRÉMIO NOBEL DA ECONOMIA 2008
Se normalmente esperamos mais atentamente pelos resultados dos prémios Nobel da Literatura e da Paz, este ano as expectativas focalizaram-se na economia, pelas razões mais que evidentes da crise mundial de mercado, e foi por causa deste cenário a demora do resultado. Como conheço alguns economistas imagino as unhas ruidas só para saber o nome.
Paul Krugman, americano de 55 anos e professor da Princeton University. Crítico da administração Bush, tem um trabalho centrado na premissa de que muitos bens e serviços podem ser produzidos de modo mais barato em grandes séries, um conceito conhecido em geral como economia de escala.
Mas como intelectual recatado que é já disse: "Isto vai transtornar sem dúvida meus próximos dias. Espero que em duas semanas volte a ser a mesma pessoa de antes. Sou um grande convicto da continuidade do trabalho. Espero que isto não mude muito as coisas".
A reposta de McCain
Mais uma vitória para John McCain. É isto que as campanhas eleitorais americanas não têm por habito: Para ver o filme CLICAR AQUI.
domingo, 12 de outubro de 2008
Uma voz que faz uma vida
Óptimo programa para saturday night. Graças a uma amiga, também muito fã, passei a noite de sábado na mundividência da musica, na exposição Maria Callas in Lisbon, que o museu da electricidade está a organizar até ao dia 19 deste mês de Outubro. Foi deslumbrante entrar no mundo da Diva, com um cenário de acordo com os amores, os desamores e ir até aos pequenos pormenores. "Na minha vida tive grandes sucessos; grandes momentos; mas fui admirada e não amada" Maria Callas.
Ali não é fast music é musica com alma. Quando oiço Callas fico sempre arrepiada. Agora estou com saudades de ir à opera. A Ouvir:
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2008
casamentos e casamentos
As confusões ou os preconceitos ideológicos abundam cada vez mais a nossa polis. Ainda há duas semanas atrás quando o programa prós e contra falava sobre a lei do divorcio, nós tínhamos no lado do sim o cantor pimba Alex, famoso pela sua musica Mister Gay, o senhor Salgueiro da Silva Mouta, homossexual conhecido pela sua luta pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo, e mais uns quantos sociólogos de bloco. Foi ao ver esta plateia que tive um raciocínio, ou melhor um silogismo, se a nova lei do divorcio enfraquece o casamento, então não têm lógica lutar pelo casamento seja ele qual for, porque não se acredita em instituições. Por isso, pergunto quem votou na lei do divorcio votará na lei contra o casamento homossexual?
É engraçado que os progressistas modernos que defendem o casamento homossexual conseguem ao mesmo tempo acusar a própria instituição de casamento como retrograda e anacrónica.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
THINK EQUAL: After all, we are European Union
Uma no cravo, outra na ferradura: "Portugal reconhece a independência do Kosovo mas apoia o pedido de parecer sérvio na ONU." Neste xadrez da diplomacia, pode-se jogar com as duas equipas.
Etiquetas:
Diplomacia,
independência,
Kosovo,
luís Amado,
ONU,
UE
Nobre Nobel (?)
Ainda continuando a ler o Jornal Publico, fiquei muito contente com a entrega do prémio Nobel da medicina - "O Prémio Nobel da Medicina foi hoje atribuído ao alemão Harald zur Hausen e aos franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier.
Mas, sem querer parecer uma bloquista conspiradora, é que a descoberta da cura para estas doenças, tanto o cancro como a SIDA, estão dependentes de muitas condicionantes e normalmente estas nem são de teor cientifico.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Conservadora, mas Liberal na Economia!
Para satisfazer alguns que acham que ando muito pia nos últimos textos, aqui vai uma noticia que preocupa a minha versão liberal, a da na economia.
Quando leio no Publico que a ultima segunda-feira (ontem) foi a segunda-feira mais negra para o mercado desde 1987, ou seja desde quase do ano que nasci, fico preoucupada, mas não declaro o fim ao nosso sistema, nem ao capitalismo. Para entenderem melhor que quero dizer deixo abaixo um texto do economista César das Neves:
Neste momento de crise profunda, em que o sistema económico-financeiro parece derrocar em todo o lado, ouvem-se os comentadores de esquerda repetir, abanando a cabeça, que sempre tinham avisado disto. Não faltam até previsões de estertor final do capitalismo e prenúncios de um mundo novo.
Estas opiniões têm toda a razão, pois aqui se situa o principal defeito do sistema em que vivemos, que um dia o pode destruir. A economia de mercado vive permanentemente à beira do abismo e, por vezes, como em 1929, cai mesmo lá dentro. O nosso sistema baseia-se na liberdade de iniciativa. E a liberdade tem destes percalços. Podem culpar-se muitas leis, decisões, organismos, até erros e crimes, mas tudo isto só acontece devido à liberdade incontrolada.
Mas tais opiniões equivalem também a um homem que vai de carroça, vê um avião cair e afirma: «Eu bem disse que isto acabava mal!» O cocheiro tem toda a razão, mas não é por isso que as pessoas vão deixar de voar e voltar às seguras diligências.
As críticas são válidas. Mas os que as fazem não notam que o computador em que as escrevem e o blogue, jornal ou televisão em que as expressam existem apenas graças ao sistema que tanto abominam. Até a aspirina que tomam para tratar as dores de cabeça que o capitalismo lhes causa foi produzida graças aos produtos financeiros que lhes dão dores de cabeça.
Crises tão terríveis são, afinal, os custos daquele sistema que nos traz a prosperidade. Aquela mesma prosperidade que usamos para criticar o sistema. A insegurança, incerteza e até o tumulto são custos da liberdade.
Estas opiniões têm toda a razão, pois aqui se situa o principal defeito do sistema em que vivemos, que um dia o pode destruir. A economia de mercado vive permanentemente à beira do abismo e, por vezes, como em 1929, cai mesmo lá dentro. O nosso sistema baseia-se na liberdade de iniciativa. E a liberdade tem destes percalços. Podem culpar-se muitas leis, decisões, organismos, até erros e crimes, mas tudo isto só acontece devido à liberdade incontrolada.
Mas tais opiniões equivalem também a um homem que vai de carroça, vê um avião cair e afirma: «Eu bem disse que isto acabava mal!» O cocheiro tem toda a razão, mas não é por isso que as pessoas vão deixar de voar e voltar às seguras diligências.
As críticas são válidas. Mas os que as fazem não notam que o computador em que as escrevem e o blogue, jornal ou televisão em que as expressam existem apenas graças ao sistema que tanto abominam. Até a aspirina que tomam para tratar as dores de cabeça que o capitalismo lhes causa foi produzida graças aos produtos financeiros que lhes dão dores de cabeça.
Crises tão terríveis são, afinal, os custos daquele sistema que nos traz a prosperidade. Aquela mesma prosperidade que usamos para criticar o sistema. A insegurança, incerteza e até o tumulto são custos da liberdade.
Etiquetas:
capitalismo,
crise,
economia,
JCN,
liberalismo,
liberdade,
mercado,
USA
O que é a Filosofia?
As coisas boas que nós apreendemos, a filosofia é como uma placa numa loja que diz: "Aqui passa-se a ferro", e um individuo vai a casa buscar a roupa para passar, mas na realidade a loja não passa a roupa a ferro somente está a vender uma placa que diz "Aqui passa-se a ferro"! E a roupa fica por passar......
sábado, 4 de outubro de 2008
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Vou ao Porto aDeus, volto domingo
Enquanto isso fica aqui um bom texto para leitura, diga-se de passagem bem podia ter sido eu a escrever- Sobre o Opus Dei ( clica), do blog brasileiro o individuo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)