quinta-feira, 11 de junho de 2009

Guernica


Hoje, no feriado do dia de Portugal, apetece-me falar do quadro a Guernica de Picasso, acreditem que não é nenhuma metáfora à situação politica que o nosso Portugal vive. É mesmo porque apetece.
O quadro é grotesco, forte e bruto, impressionante porque não é belo e nós gostamos de o ver e não é belo porque é uma guerra, a guerra civil espanhola, mas poderia ser qualquer outra guerra. É a confusão do cubismo, é o pavor do sofrimento e é o medo da morte.
Pablo Picasso disse sobre esta sua obra prima: "No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo. (Não, a pintura não está feita para decorar as casas. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo).
Conta-se que em 1940 um soldado Alemão perguntou ao pintor se tinha sido ele a fazer, Picasso respondeu: "Não foram Vocês!"
Gostava de ir a Madrid ao museu Nacional da Rainha Sofia, para ver o quadro a minha curiosidade aumenta sempre quando alguém me o diz que o seu tamanho transforma-o ainda mais poderoso.
Deixo somente um conselho, não o façam em puzzle.

3 comentários:

cornucópia disse...

Vale mais a pena ir ver o quadro do que o Vaticano; aprendias muito mais!

Antonio Lains Galamba disse...

cornucópia: exacto!mas olha que vale bem a pena ir ao vaticano.

cornucópia disse...

Já lá fui, ao Vaticano,e é m bonito; mas esta piquena tá a precisar de mais Mundo, além do Senhor Todo Poderoso.
Já agora, algum de vocês já foi ao LX Factory? A "Ler devagar" mudou-se para lá. À parte a boate, achei muito giro. Fez-me lembrar os Lofts dos EUA.