terça-feira, 5 de julho de 2011

A Espera de gado

Na minha rua, rua de São Pedro em Angra do Heroísmo no dia do padroeiro da cidade, São João, realiza-se a mítica tourada que é mais uma largada de touros, mas touros bravos à sério. A Espera de gado, é uma tourada histórica até por causa dos antepassados donos da minha casa, o capitão da cidade. A verdade é que esta tourada tem muita fama é a mais importante tourada de rua das festas sanjoaninas, apesar de eu não ser muito conhecedora da festa brava, esta tourada faz mesmo parte da minha vida, na minha infância, tenho grandes recordações, a casa cheia uma festa enorme, comida tradicional, o jardim enfeitado, as varandas bonitas com flores e com colchas, a imagem de São João ao lado da coroa do Divino Espírito Santo, na sala principal. São aquelas memorias que Vitorino Nemésio tanto escreve.
Este filme é um apanhado na praça do cimo da rua, o Alto das Covas. As touradas à corda tal como a espera de gado tem imensos turistas e imensos americanos da Base das Lajes, acontece o que se já tornou comum é que por causa das máquinas fotográficas, de filmar e por causa do zoom estes turistas levam sempre fortes marradas, até porque muitas vezes tentam imitar os terceirences a desafiar o touro e a desafiar o copo. Mas na verdade é que muitos estrangeiros já morreram nestas touradas e houve mesmo uma altura que a base das Lajes decretou que era proibido os americanos frequentarem esta tradição.
Aqui está um desses momentos, simplesmente hilariante, tomam a atenção dos comentários das pessoas.

Sem comentários: