terça-feira, 19 de julho de 2011

Quem manda na minha roupa sou eu; e a moda; e a sociedade; e as t-shirts do Che Guevara; e a UCP


Tenho pena de não estar na minha Universidade quando estas coisas acontecem! Saiu a notícia, mais que comentada, sobre o decreto do reitor da Universidade Católica Portuguesa, um regulamento acerca da forma de vestir. Esta notícia choca muitos meninos que vão de chinelos e fato de banho para a faculdade. Realmente a maior tristeza desta situação é ter que ser um reitor da universidade a ensinar a vestir as pessoas de acordo com a circunstância, há coisas que se devia aprender em casa, chegar ao ponto de terem que ser reguladas é uma demonstração como vai a educação do nosso país.
Meus colegas, uma coisa é estar na praia outra é no local de trabalho outra é num casamento e outra num churrasco, saber vestir-se de acordo com a circunstância não diminui a vossa personalidade, vocês não deixam de ser quem são, e esses sentimentos de repressão são hormonas da juventude, guardem-nas para criticarem o FMI.
Saber vestir de acordo com a situação é um desafio para as universidades e digo-vos, também para a Igreja, mas é sobretudo um desafio para as famílias.
É verdade, podem-me chamar antiquada, mas por exemplo, eu sou do tempo em que no domingo se vestia a melhor roupa, isso até tinha a sua piada, de certa forma fazia parte da cultura porque vivia-se aquele dia de forma diferente, com mais cuidado e ajudava a tornar o dia especial. Na verdade nunca deixei de ser uma criança reprimida, mesmo quando usava os vestidos que odiava e a roupa boa nunca foi impedimento de me sujar toda porque tinha decidido brincar na relva.
Demonstra-se muito respeito com o vestuário, ainda me lembro da minha mãe contar que o seu avô, o meu bisavô Aires Tavares da Silva mudava de roupa, para melhor, para ir simplesmente jantar na sua casa, todos os dias.
Tal como é ridículo alguém na praia de fato e gravata, é igualmente de fato banho dentro de uma sala de aulas, e isso demonstra não só uma falta de respeito como um desinteresse, meninos estamos na universidade, o ciclo já acabou.

Sem comentários: