terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O meu artista/pintor preferido!!!

No âmbito da Licenciatura em Guias da Natureza pela Universidade dos Açores e inserido na cadeira de História de Arte e Património Construido II foi dada como matéria a biografia e o trabalho artístico de um dos meus artistas e pintores preferidos de sempre!!! Aqui vai um resumo do que foi leccionado nas aulas sobre Francisco Martins, o homem, a arte , o ser, a razão, a identidade.... :




FRANCISCO OLIVEIRA MARTINS


Nasceu em Angra do Heroísmo, a 1 de Outubro de 1962.
Frequentou o curso de Biologia/Geologia na Universidade dos Açores e concluiu o curso de Pintura na Escola Superior de Arte e Design, das Caldas da Rainha.
É docente de Educação Visual na Escola 3/SP Jerónimo de Andrade, de Angra.
Tem quadros em colecções particulares em Lisboa, Porto, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, além de já ter publicado alguma bibliografia no âmbito da História da Arte açoriana.
As suas pinturas de intensa imagem colorativa, lembrando o cromatismo fauvista, incidem no abstraccionismo geométrico, raramente figurativo, e tecnicamente são caracterizadas por pinceladas grossas e vigorosas que conferem às superfícies uma textura àspera, em conformidade, com o material de base utilizado: tábua e, por vezes, cartão prensado.



Auto-retrato







Em Louvor do Divino, sobre tábua






Nascimento da Geometria, sobre tábua




Velocidade, sobre tábua



5 comentários:

Dita disse...

O melhor post de sempre, merecia um bom comentário! Que digo mais é sem duvida também o meu artista preferido!!!! Mas está com preguiça ou falta de inspiração? Xico volta!!!!!

Anónimo disse...

Parabens ao artista!!!

Anónimo disse...

não conhecia os grandes dotes do artista!

Anónimo disse...

Coisas de artista.......

Anónimo disse...

deixa a preguiça pensa mais em ti
os artistas tem de ser um pouco mais egoista !!!os filhos vão crescer... encontra mais tempo sê mais dedicado a arte.....