sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A escumalha voltou a sair à rua!


A escumalha voltou a sair à rua, mas desta vez em Roma e como sempre faz uma coisa fantástica que se vai tornando comum, usar os argumentos da liberdade contra a própria liberdade. Cada vez mais a catalicofobia e a contenção cultural dos nossos rituais faz com que os católicos o sejam mas em clandestinidade ( Como diria o Papa BXVII, mais tarde citado num artigo polémico pelo Vasco Pulido Valente).
Bento XVI antes de ser Papa já era um excelente professor universitário, um grande teólogo, um humanista e é autor de notáveis obras, os seus discurso normalmente são fenomenais.
BXVI é a imagem da conjugação perfeita da fé e da racionalidade, faz parte de um pequeno grupo de pessoas que admiro e respeito, já tive o prazer de estar numa missa e ouvi-lo a discursar, algo que recordarei para sempre.
Estes acontecimentos geraram uma série de bons artigos sobre a fé e racionalidade, a liberdade religiosa. Este mês a Revista de Ciência Politica, "Nova Cidadania" é dedicada à " Liberdade Religiosa na esfera pública"; No Jornal Público Vasco Pulido Valente escreve : "A Liberdade vai morrendo", José Manuel Fernandes escreve: "O papel da sapienza e da honestidade no debate intelectual", last but not the least, um texto essencial à matéria do Jorge Bacelar Gouveia, o professor Bacelar Gouveia faz parte da comissão para a Liberdade Religiosa, um cargo que tem vindo a exercer voluntariamente, este artigo realça o debate e promove o respeito pela liberdade religiosa e pelos Direitos fundamentais da pessoa humana, "Liberdade Religiosa e o Estado de Direito" para ver clica. São estes textos que me dão vontade de fazer um mestrado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não consigo concordar com os textos do Bacelar Gouveia.Se ele não é ateu como pode afirmar que até o mais feroz ateu...concorda que a religiosidade existe em todo o ser humano?!!!Tenha lá paciência, mas fale por si e não pelos outros.

Anónimo disse...

Escumalha náo é linguagem digna duma aluna de relações Internacionais!E que falta de tolerâcia...