quarta-feira, 2 de abril de 2008

Não Tenhais Medo


Hoje faz 3 anos da morte do Papa João Paulo II, apesar da minha falta de jeito para escrever não podia deixar de dizer alguma palavras.
Papa João Paulo II era um homem impertinente, foi uma luz no século XX, acreditou na paz e defendeu-a com coragem, e lutou por ela. Na verdade ele era um louco, falar de paz na faixa de Gaza, no muro de Berlim, na ONU, em Auschwitz, em Cuba, nos USA e pedir desculpas pelos pecados de uma antiga sua Igreja.
A Santidade de João Paulo II é desde jovem, fica sozinho aos 19 anos, todos os seus familiares mais próximos morrem, bom motivo para revoltar-se contra Deus. Contudo é na sua juventude que luta contra o nazismo e esconde judeus na sua casa, cria um grupo de teatro ilegal em que escrevem e lêem poesia, é perseguido pelo comunismo, formou a primeira manifestação pacifica e silenciosa a chamada marcha branca.
O Papa do povo, dos jovens, dos homens, passeava, acampava, fazia desporto, e no Vaticano costumava refilar "eles não me deixam fazer esqui" mesmo assim andava de sapatinhas e passeava pelas montanhas a ajudar os camponeses a partir lanha.
Mas o seu legado não é só o grande carisma social, é o João Paulo II lutador que põe numa forma inteiramente pacifica a Europa respirar, finalmente, com dois pulmões, a sua imagem é essencial para a queda do muro de Berlim, mas no mesmo mês Karol Wojtyla derruba o comunismo critica os excessos do capitalismo.
A sua persistência é admirável, mesmo sabendo que não era bem-vindo beijava o chão por onde passava, um descontentamento com a injustiça faz cometer os mais belos actos heterodoxos, e no Brasil repentinamente decide que devia dormir na favela e num acto simbólico retira o seu anel (símbolo de poder) e deixa-o lá.
Foi depois de ler/ouvir os seus discursos decidi tirar este curso, e é neste dia que me lembro que o meu objectivo não é citar Maquiavel e deixar morrer o idealismo, não é deixar-me habituar pelas teorias realistas porque é assim e tem de ser e também não quero ser produto chato dos ambientes académicos, tirar um mestrado sobre como se vestia no Portugal oitocentista ou falar como tivesse engolido um dicionário de sinónimos. Quero ter esperança.
Apesar de ser um Santo Súbito, declarado pelo povo, vox populi vox Dei, aguardo impacientemente pela sua beatificação, e lá estarei em Roma.
Antes de morrer João Paulo II mandou dizer aos milhares de jovens que faziam vigília na Praça de São Pedro «Na minha vida eu procurei-vos e vós viestes ter comigo. Agradeço-vos». Orgulho de pertencer a esta geração.
Foi há 3 anos que pela primeira vez em toda a História dos Homens os estadistas e representantes do governo de todo o mundo reuniram-se e não foi para discutir a guerra, a politica ou a economia, foi num momento de Paz, foi no funeral do Papa que George Bush sentou-se na mesma fila dos sunitas, ou que o lider isaraelita e palestiniano esteveram juntos de acordo, um momento bonito nas Relações Internacionais, na verdade um momento único.
Ainda hoje, nos momentos mais oportunos consigo ouvi-lo Não tenhais medo! Abri, sim, escancarai as portas a Cristo! Obrigada nós.

3 comentários:

Anónimo disse...

Independentemente da minha falta de fé, é verdade q fez m coisa boa, mas tb é preciso não esquecer o q não fez pelo flagelo da SIDA, por exemplo.Foi uma decepção total, principalmente por ser um homem inteligente e com um carisma diferente dos demais.
É bonito ver todos os políticos juntos, por mais q se detestem, mas é apenas bonito. Na prática não resolveu nada. Tem paciência, mas,é a verdade e, como dizia alguém " a verdade nunca é injusta, pode magoar, mas não deixa ferida"

Anónimo disse...

Mórcelita, concordas comigo relativa/ à SIDA?

Anónimo disse...

No way.