segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Coisas que eu gostava de ter escrito.....


João Moreira Pinto estreou-se no 31 da armada um dos blogs portugueses mais mediáticos e diga-se mais interessantes, com este óptimo texto: "todos diferentes, todos iguais" Isto prova sem dúvida o carácter forte do autor que de agora em diante se vai acompanhar. São essas coisas que eu gostava de ter escrito: ( Texto completo)
Todos diferentes, todos iguais
É falacioso usar o argumento que diz que a homossexualidade é natural pelo simples facto de existirem espécies animais que a praticam. Este argumento tem sido amplamente usado na defesa do casamento homossexual e foi usado recentemente pelo João Pereira Coutinho para contestar a ecologia humana defendida pelo Papa Bento XVI.1
Primeiro, muitos dos actos interpretados como sendo de cariz homossexual podem não ter sequer um intuito sexual. O acto de cheirar, de lamber ou até simular o coito podem fazer única e simplesmente parte de um processo animal mais diverso do que o acto de acasalar. Acto esse que pode corresponder apenas a uma saudação ou um reconhecimento, por exemplo.
Depois, partindo do princípio que existem actos homossexuais entre animais, não é certo sejam tão naturais assim ou não fossem eles também condicionados pelo meio ambiente alterado pelo homem: seja pela redução do número de seres da mesma espécie disponíveis para acasalar, seja por dificuldade na percepção de ruídos ou odores próprios do sexo oposto devido à poluição, seja por alterações hormonais consequentes a uma alimentação nova, etc.
Finalmente, reduzir a condição humana à condição animal para aceitar a homossexualidade como natural, é aceitar que podemos resolver os conflitos com os vizinhos à "gatada", que podemos "ladrar" impropérios uns aos outros, que podemos urinar nos postes e jardins, que podemos defecar atrás de qualquer arbusto. Poder, podemos e até fazemos, mas não é socialmente aceitável.
Posto isto, sublinho que é errado usar o argumento do se-os-outros-fazem-eu-também-posso. Não estamos a falar de comportamentos nem de animais comparáveis. Não só somos biologicamente diferentes de todas as outras espécies, somos também psico e socialmente únicos. Se não querem usar o argumento da alma, tudo bem. Usem a razão.

_________________________
1) Ler também:
Da ecologia humana I, II, III, IV.

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora respeitando a opinião dos outros, acho q muita gente fala e escreve sobre coisas q não tem conhecimento.Por acaso tens amigos (as)homossexuais? Já lhes perguntaste o q sentem perante um homem ou uma mulher? Será que o autor deste artigo já teve a coragem de falar abertamente com um(a) homossexual, sobre a homossexualidade?
Acima de tudo acho que devemos opinar menos e respeitar mais. Para mim a homossexualidade é tão natural como a heterossexualidade ou a bissexualidade. Respeitemo-nos. É só isso q é preciso.