domingo, 4 de janeiro de 2009

O NATAL: Entre o "Sozinho em Casa" e o "Código Da Vinci"?


Toda as pessoas sabem que o dia de Natal as televisões estão enquadradas nesta época festiva, normalmente os programas e os filmes condizem com todas as idades, Musica no Coração, o Circo do Mónaco, O Sozinho em Casa...etc.
Ao reparar qual o filme escolhido pela TVI do [dia de] Natal - Da Vinci Code - o mais que admirado pelas massas (depois da novela Podia Acabar o Mundo), e ainda com um trailers de apresentação resumindo as piores imagens.
A ousadia destas pessoas (pessoas acho eu que devem ser) que trabalham com a comunicação social deixou-me espantada, eu sei que já devia estar habituada, mas para mim isto foi mais que falta de bom senso é mesmo falta de inteligência!
O meu problema não é a facilidade com que o Código de Da Vinci nos torna imbecis perante a História, porque este assunto já foi mais que debatido e da verdade não se tem medo. A questão é que não é adequado e muito menos correcto pela sua polémica e talvez porque não coabita mesmo nada com o Natal, sim o Natal é aquele dia que se festeja porque Jesus nasceu.
Eu não passo filmes de terror às 15h porque sei que é a hora em que os miúdos vêem mais TV, como, pelas razões contrarias, eu também não passo desenhos animados às 20h, e quando quero lavar a loiça uso luvas de borracha e não de lã, mas quando estou com frio uso luvas de lã, porque cada coisa se adequa melhor à suas necessidades e funções.
Para aqueles que lê nas minhas palavras falta de liberdade eu digo que isto tudo faz lembrar um livro escrito por um grande filosofo do Século XX, conhecido como o pai da Sociedade Aberta, Karl Popper - A Televisão um Perigo para a Democracia. Em que o autor faz uma prospecção do impacto da TV na sociedade. Falta de liberdade temos nós todos nas mãos de gente incompetente e que muito prezam pela estupidez.
Eu hoje li isto: "Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, às vezes, esquece-se a urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta"

1 comentário:

Anónimo disse...

comcordo plenamente com este artigo
deve haver liberdade de escolha para visionamente dos filmes mas é necessário intlegencia para os adquar as horas e situações