segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Saramago e a Bíblia


José Saramago começa-nos a habituar, com as suas rebeldias recalcadas. No lançamento do seu ultimo livro, disse que "A Bíblia é um manual de maus costumes e um catálogo do pior da natureza humana".
Vou citar alguns desses maus costumes do ser humano: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", ou, tenham muito cuidado com esta: "o perdão opõe-se ao rancor e à vingança, não à justiça. Na realidade, a verdadeira paz é « obra da justiça » (Is 32, 17), ou, como escreve o evangelista João que perigo... - "amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n'Ele crer... tenha a vida eterna" (3, 16). Que perigo de começar a amar o mundo, coisa que o Saramago não gosta de fazer.
O mais bonito nisto tudo é que Deus também morreu por José Saramago, e Este Amor nada, mesmo nada tem a ver com essa natureza humana, que o autor fala.
Já agora acabou com Santo Agostinho: "Expergiscere, homo: quia pro te Deus factus est homo Desperta, homem, porque por ti Deus se fez homem" (Santo Agostinho, Sermões, 185).

3 comentários:

Diogo Leão disse...

Temos todos de ser tolerantes. Tu com o Saramago, o Saramago contigo. E tu comigo.

Diogo Leão disse...

Temos todos de ser tolerantes. Tu com o Saramago, o Saramago contigo. E tu comigo.

Verdades disse...

Liberdade de expressão não é desrespeito. Saramago fala sem qualquer respeito daquilo que porventura nem sequer conhece. Será que ele já leu a Biblia na íntegra?