terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ajuda Humanitária em debate!



Uma das coisas boas desta presidência europeia é que Portugal tem vindo organizar vastos colóquios com temas mediáticos e bons convidados. Na ultima sexta-feira fui com uns amigos à conferencia sobre a ajuda humanitária da UE (mais propriamente do Ocidente).
Conheço muita gente que tem feito extraordinários trabalhos em PALOP's, mas neste colóquio ouvimos altos representantes da ONU, ONG's, Cruz Vermelha entre outros....
O problema discutido era como ajudar as pessoas necessitadas, e como despertar a nossa consciência:
1ª Questão é trivial era que as organizações não podem ser partidárias e como serem indiferentes há diversa falta de democracia e de respeito pelos D.H. nos países receptores, isso só acontece com uma tremenda coragem e vontade de ajudar as populações.
2ª Questão é a necessidade de mediatizar os conflitos chamando a atenção ao publico do ocidente, um problema dependente de dois pontos, 2.1: daqueles que só vêm novelas e tem noção de um mundo ao contrario; e 2.2 Como as organizações focalizam as informações sobre os conflitos.
A discussão foi muita e teria muito para escrever. O que me meteu mais impressão foi aquelas pausas para o coffee Break, depois de falar-se de cenários de guerra e fome o que apetecia mesmo era comer! Nós ocidentais temos muito a mania de fazer uma festa com caviar e canapés de camarão para angariar fundos para ajudar os pobrezinhos, será isso coerente?
Durante a Conferencia houve uma exposição de fotos de autoria do jornalista fotografo Sean Sutton sobre o trabalho de "Mines Advisory Group" (MAG) uma organização que contribui para a eliminação de minas, era impressionante.

Sem comentários: