terça-feira, 23 de outubro de 2007

Doclisboa 2007



Como toda agente já sabe que este ano o doclisboa é muito mais politico e muito mais interessante, mas não deixa de ter aqueles chatos e maçadores documentários.
Hoje (23/10) fui mais umas colegas ao documentário Suíço: La Liste de Carla, (Ver trailer: CLICA) de Marcel Shüpbach, este foi o primeiro documentário a ter acesso ao TPI (Tribunal Penal Internacional) mais propriamente quem são os tecnocratas de Bruxelas que falam em nome de Justiça?
Já muito tinha ouvido falar do TPI, sendo uma boa consequência da Guerra. Outrora um constitucionalista disse, " é a necessidade de uma justiça racional e possível, para julgar os grandes crimes contra a humanidade, existe uma consciência ética universal, qualquer ser humano sabe o que é o bem e o mal, (que não seja maluco)"
Carla del Ponte teve um trabalho magnifico na questão da Jugoslávia, mas mesmo assim os interesses políticos ultrapassaram a moral, a provedora de justiça tem uma dedicação pelo trabalho criando uma imagem forte e respeitadora, faz com que ainda nos orgulhemos e, dentro do possível, depositemos confiança no TPI.
A verdade é que o TPI consegue estabelecer a ideia de justiça mas citando o mesmo constitucionalista: "Eu ainda me dou a pensar como foi possível![A questão de Ruanda]"
Quando acabamos de ver o filme, digo a uma amiga: "dá vontade de salvar o mundo", e ela responde "sim, mas agora vamos comer ao Macdonald's", e assim foi.



2 comentários:

Anónimo disse...

com a barriga cheia muita coisa se desvanece...

Pedro Soares Lourenço disse...

...é um excelente filme. Explico porquê lá na minha loja...