sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A nossa Republica e a minha Republica

Figura Alegórica da República - Antoine Jean Gros (1771-1835)
Musée National du Château et des Trianons, Versailles

A minha educação sempre foi baseada na republica, a minha família sempre foi republicana de valores. O meu trisavô um homem revolucionário, foi convidado a receber o titulo de conde, por parte de D. Carlos em 1901, já com Karl Marx, Proudhone (entre outros) debaixo do braço, tornou-se um Republicano Anarquista, e louvando os seus princípios recusa o titulo, deixando muita gente chocada, mas que falta de respeito não seria? Pelo que me contaram o homem sempre foi um rebelde e chocar as pessoas era uma atitude que lhe dava muito gosto, mesmo assim era respeitado, tendo um monte e uma rua na ilha com o seu nome. O seu filho, meu bisavô, com um romance de final infeliz, alistou-se na Legião Estrangeira pela republica Francesa, mas viu a desorganização e injustiça da guerra, assim assumiu-se um lutador contra todos os regimes fascistas, andou por África, Brasil e EUA. Era um homem anti-clerical, nunca pôs os pés numa Igreja mas morreu ao lado da sua filha a rezar. O seu filho, meu avô, à qual devo mui respeito, casou-se com a minha avó de antigas famílias monárquicas, vindo o casal novamente a repudiar o titulo que a família carregava (primos) e nunca usaram aqueles anéis, que desde pequena vejo no guarda-jóias la de casa. Não posso esquecer que também o meu avô recusou um convite da maçonaria.
Assim por respeito a minha família, pela luta ideológica que atravessaram e pela racionalidade e justiça que me transmitiram sou republicana, mas não gosto da I Republica (IR) e as suas medidas autoritárias (talvez contemporâneas, mas não deixam de ser injustas) e anti-clericais, na verdade não gosto de nenhum regime autoritário, não gosto da fracasso eleitoral da IR, nem do seu caciquismo politico, não gosto da Carbonaria nem de qualquer tipo de Maçonaria, não gosto do Jacobinism, mas tambem não gosto de saber que não posso votar no representante do meu país e apesar de me ser impensável não gosto de saber que existe um cargo hierático que nunca poderia concorrer . Assim sendo sou republicana.

5 comentários:

Anónimo disse...

como não gostas de regimes autoritários se me disseste q o teu blog era do tipo
M(a)orcelista? Como não gostas do anti clericalismo? Com tão bons exemplos familiares, como saíste tão autoritária?

cornucópia

Dita disse...

Quando disse o morcelismo não foi por gosto ao regime marcelismo foi uma graçola ao meu nome e o nome do senhor!!! Eu sou tipo uma demo-liberal que gosta da sua CULT(O)ura!
ehh olha que a sempre uma ovelha ranhosa em tds as famílias! Já vieste os Porta's!!!

Anónimo disse...

O mais certo é ainda não saberes o q és.Para mim pareces-me mais uma neo-liberal com muito humor anarquista.
Nunca respondeste ao q te perguntei sobre a fábrica Braço de Prata e sobre os livros do Zimler.
Eu percebi a piada, por isso também fiz a minha M(o)arcelista...
Queres dizer q na família Portas tb há uma ovelha negra? O português não está bom. Relê antes de publicares. N sei se podemos dizer ovelha negra, nesse caso,pois cada um tem direito a ter a sua opinião, é preciso é não contradizer-se.
No caso dos irmãos Portas, por vezes, os opostos também se tocam, embora eu deteste o CDS-PP. Até o nome é piroso.

Cornucópia

Dita disse...

Isso é verdade, eu espero esta sempre aprender, mas também não quero ser uma metamorfose ambulante! Não só bem neo-liberal como disse é mais democrática-liberal, o humor tem sempre que ser anarquista senão não existia os cartoons!
Por acaso uma amiga minha estava interessada sobre a historia do judeus em Portugal e eu aconselhei o "Cabalista de Lisboa" de Zimler, disse que nunca tinha lido mas uma tia (sem ofensa) /critica minha minha já me falado bem, ainda tenho muito para ler mas fiz uma pesquisa na net sobre o senhor e gostei, também gostei do Mário Quintana, interessante a cultura popular, e eu aprecio em especial a brasileira!
O português, como escrevo de pressa só depois e que reparei, mas um dos objectivos deste blog é conseguir escrever melhor!
No ponte de vista da Esq o Paulinho é uma ovelha negra e visse-versa! Ma acho interessante essas clivagens familiares! Olha que eu acho pior o nome e em muita coisa a fracção politica 21 entre outras no BE!

Anónimo disse...

BE também não tem graça nenhuma, mas sempre pode dar para gozar. BE de Isabel, de Besta, de Benilde... e gosto de algum do conteúdo....