quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Doclisboa 2007


A minha odisseia pelos documentários levou-me ontem (24/10) ao filme Chinês: Umbrella; do Realizador Du Haibi o documentário era chato e cansativo tal como a vida daqueles escravos do capitalismo comunista. Umbrella mostra a vidas dos trabalhadores na China, numa das zonas que produz mais guarda-chuvas no mundo. Retratando as vidas dos funcionários das fabricas, um pouco como os Tempos Modernos de Charlot, um trabalho alienado e sistemático, retrata a solidão da vida nos campos, retrata as escolas e o ensino direccionado para ganhar dinheiro, ganhar dinheiro, ganhar dinheiro e ganhar dinheiro, retrata o exercito e a lavagem cerebral do partido e da ideologia, retrata a vida dos industriais e os sonhos de terem um carro bom...etc..
A vida é vivida a pensar no dinheiro, mas as oportunidades de ganhar mais e poder investir o dinheiro são fracas. Para mim o filme foi muito condescendente com algumas situações, nomeadamente na fabrica, muito forçosamente fecharam as luzes para os empregados saírem, mas as marcas nos rostos e nas mãos sentia-se os abusos. A fotografia do filme estava optima na verdade o esagero da imagem do guarda-chuva faz desesperar e acho que é isso que o autor queria transmitir.



Logo de seguida assisti ao mais apaixonante documentário, que veio da Alemanha A Father's Music, é o retrato do pai realizado pelo filho, Igor Heitzmann. O Filme está cheio de puros e belos momentos. É a história do célebre maestro titular da Orquestra de Ópera de Berlim, Otmar Suitner, um homem com um sentido de humor refinado, um charme de quem vive da e para a arte da musica com um intelecto admirável, este maestro agora reformado devido a doença Parkinson era dotado de bons sentimentos. Com uma vida diferente Ottmar tinha duas familias, duas mulheres, uma em RDA e outra na RFA, ambas sabiam de mutua existência e ainda hoje convivem. Contada desta maneira parece uma historia estranha, e nunca poderia ser aceite mas é vivida com tanto carinho e honestidade, que nem é notória a "bigamia". No fim o maestro é convidado a dirigir novamente a grande orquestra. Por acaso tive a sorte de apanhar a conferencia do realizador/filho e perceber, não é que eu não sabia, que grandes filmes são feitos com poucos subsidios.
Encontrei uma opera de Richard Wagner dirigida por Otmar Suitner: VER

7 comentários:

Anónimo disse...

não há dúvida q os chineses (e os asiáticos na maioria)são um povo muito estranho. Já ouvi dizer q muitos dos produtos das lojas dos 300 são feitos por presidiários chineses e que qt mais produzirem mais lhes pagam, q é uma exploração tremenda. N sei se é verdade, mas n me admirava nada.
Gostava de ter visto o filme sobre o maestro, mas, não se pode ter tudo...

Anónimo disse...

O "A Father's Music" foi considerado o melhor filme, é verdade?

Dita disse...

Eu não vi todos, infelizmente não tive essa oportunidade!!! Então no fim-de-semana estava completamente cheio!
Mas adorei o documentário, e não me admira q tenha sido o melhor! Fugiu ás terríveis historias da guerra e de fome ou das politicas capitalistas ou comunistas é mais um romance, uma vida num musical, uma historia de amor diferente!! Eu vou tentar arranjar o filme, nem que seja da uma maneira menos correcta, e enviu à FLA ou ao Cornucópia júnior

Anónimo disse...

quem é a cornucópia júnior? Não vi ninguém aqui com esse nome. Andam a imitar-me ou quê? E a FLA onde vive?

Dita disse...

ehhh já não da para corrigir!

Anónimo disse...

A Father's music foi sem duvida das coisas mais bonitas que ja vi

Dita disse...

Foi grande filme com boa companhia!!!