sábado, 31 de janeiro de 2009

Vale mesmo a pena


Para além de aquilo que apreendo, o que me dá mais prazer neste curso académico são as pessoas que tenho vindo a conhecer. Neste semestre estive a fazer cadeiras de filosofia, e foi, simplesmente, fantástico poder assistir às aulas de Metodologia do Trabalho Filosófico com o, famoso, Professor Nuno Ferro.
Experimentem às 10 da manhã, a ouvir um Jazz(a muito) da Rádio Europa, a beber um café a caminho numa das aulas mais fantásticas (ao estilo "Clube dos poetas mortos") para se falar de Pascal, Leibniz, Kierkegaard..... e depois apreender que "Eu não preciso de compreender a vida para viver."
As aulas de Filosofia Medieval me aguardam...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Nunca me sinto só (II)

( Fátima 25-01-2009 dia da conversão de São Paulo)

Apesar da ousadia do titulo, a publicação dos Anjos da Guarda continua. (A interceder por mim, espero)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Triunfo de São Tomás de Aquino sobre os hereges

"Detalhe do afresco “Triunfo de São Tomás de Aquino sobre os hereges”, de Filippino Lippi. O clérigo aparece escoltado por quatro figuras femininas que representam a filosofia, astronomia, teologia e gramática."

Hoje, 28 Janeiro, é o dia de São Tomás de Aquino não só um dos maiores teólogos da Igreja como um dos maiores filósofos e pensadores de toda a humanidade. Desenvolveu a teoria do conhecimento e uma antropologia. Com o uso da razão e da sabedoria comprovou a existência de Deus, em 5 vias.
É um prazer ler Aquino, digamos, está naquela lista das coisas verdadeiramente boas da vida. Fica aqui uma frase: "Para alguém que tenha fé, nenhuma explicação é necessária. Para aquele sem fé, nenhuma explicação é possível."

The Leaf

Açores-Ilha Terceira

Nunca me sinto só

( Fátima 25-01-2009 dia da conversão de São Paulo)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A mim nem com grelos...

As provocações que recebo por e-mail. Já agora sabiam: "Segundo o filósofo grego Platão (Mithaïcos, 428 a.C.), a morcela foi inventada pelo grego Aftónitas." Mais aqui.
Bem me parecia que eu tinha inspirações dos clássicos.

Better Things

Açores-Ilha Terceira

[Ainda] as palavras do Cardeal (II)



Pelas palavras do director da Courrier Internacional, Fernando Madrinha. Na sua crónica habitual no Jornal Expresso. Vale mesmo a pena ler. Texto completo:
___________________________________
Um monte de sarilhos

Basta olhar para D. José Policarpo, conhecer minimamente o seu percurso e tê-lo ouvido ou lido em entrevistas nos media para qualquer um perceber que está perante o oposto de um incendiário. A imagem e a vida do patriarca de Lisboa, a par da forma como tem desempenhado o seu cargo, são testemunho bastante de que estamos perante um homem de tolerância e diálogo, que não precisa de justificações nem de defesa para compor esse perfil. Aliás, no seu alerta às jovens para os casamentos com muçulmanos, feito numa espécie de conversa de café - ou de casino, como foi precisamente o caso - pressente-se até alguma bonomia irónica. Se pretendesse dar peso e solenidade ao seu 'aviso', certamente não recorreia a uma expressão como "monte de sarilhos", nem poria Alá no lugar da palavra que os católicos usam para falar de Deus.
Dir-se-á que, na posição em que se encontra, D. José Policarpo deve ter sempre presente o que se passou com o Papa Bento XVI na Universidade de Ratisbona e evitar este tipo de considerações em público. É verdade. Mas os patriarcas - e, pelos vistos, até o Papa - também cometem erros de avaliação quanto ao efeito das suas palavras. Não admira, aliás, que tal aconteça, porque estão vigiados e escrutinados à lupa pela lógica do medo, ou do 'ai, que os muçulmanos ofendem-se!' com que a esquerda sectária e outros sectores e organizações influentes na política e nos media hoje disfarçam, se bem que mal, a sua militância ardente contra a Igreja Católica e todos os valores que esta defende.
Isto quando nenhuma voz se levanta e muito menos se indigna com o que dizem sobre os cristãos e a cultura ocidental certos imãs fundamentalistas que não fazem senão apelos directos e inflamados ao ódio. Incluindo em países europeus onde o Islão é ultraminoritário. Esses, sim, contribuem para envolver o mundo num "monte de sarilhos", mas não há jornal que os critique, ou televisão que os aponte. Nem a esquerda bem pensante levanta a voz para lhes denunciar o fanatismo.
Felizmente não há, que se saiba, clérigos desses em Portugal. E os líderes da comunidade muçulmana, apesar de quase empurrados pelo frenesim mediático para uma reacção com dureza, tiveram, neste caso como noutros já passados, a serenidade e o bom senso de relativizar o que só podia e devia ser relativizado. Se o fizeram foi certamente porque conhecem e respeitam o patriarca de Lisboa e o seu trabalho. Talvez mais e melhor do que muitos que, de forma oportunista, se armam em advogados dos muçulmanos sem terem procuração para tal.

domingo, 25 de janeiro de 2009

[Ainda] as palavras do Cardeal


Nunca mais tive tempo de comentar alguns acontecimentos, podíamos dizer ando com muito trabalho, ainda em relação ao discurso, ou melhor à conversa informal do nosso Cardeal D. José Policarpo não tenho mesmo muito a dizer. Deixo só uma imagem romântica.

Freedom

Açores-Ilha Terceira

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Eu pensava que era Israel que destruía escolas


Os talibãs no Paquistão bombardearam algumas escolas, porque estas têm o ensino aberto para as meninAs, e ameaçaram que haveria mortes se as aulas continuarem com o ensino feminino. Esta irracionalidade é altamente perigosa, porque viabiliza a única via para acabar com o terrorismo, a formação, a educação, o conhecimento, a razão. Agora todas as mães têm medo de pôr os filhos nas escolas e todos os professores têm medo de ir dar aulas.
Enquanto isso as nossas feministas do ocidente estão a promover a liberdade do aborto. Good Job!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Como dominar o mundo


"Ser poderoso é como ser uma senhora. Quem precisa de afirmar que o é, não o é de facto."
Margaret Thatcher

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Enquanto isso....

Enquanto discute-se qual será o dog da Casa Branca, já "o conflito entre Israel e o Hamas, entra hoje na vigésima jornada de confrontos e já matou até ao momento mais de 1100 palestinianos". Yes We Can....

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Coisas que eu gostava de ter escrito.....


João Moreira Pinto estreou-se no 31 da armada um dos blogs portugueses mais mediáticos e diga-se mais interessantes, com este óptimo texto: "todos diferentes, todos iguais" Isto prova sem dúvida o carácter forte do autor que de agora em diante se vai acompanhar. São essas coisas que eu gostava de ter escrito: ( Texto completo)
Todos diferentes, todos iguais
É falacioso usar o argumento que diz que a homossexualidade é natural pelo simples facto de existirem espécies animais que a praticam. Este argumento tem sido amplamente usado na defesa do casamento homossexual e foi usado recentemente pelo João Pereira Coutinho para contestar a ecologia humana defendida pelo Papa Bento XVI.1
Primeiro, muitos dos actos interpretados como sendo de cariz homossexual podem não ter sequer um intuito sexual. O acto de cheirar, de lamber ou até simular o coito podem fazer única e simplesmente parte de um processo animal mais diverso do que o acto de acasalar. Acto esse que pode corresponder apenas a uma saudação ou um reconhecimento, por exemplo.
Depois, partindo do princípio que existem actos homossexuais entre animais, não é certo sejam tão naturais assim ou não fossem eles também condicionados pelo meio ambiente alterado pelo homem: seja pela redução do número de seres da mesma espécie disponíveis para acasalar, seja por dificuldade na percepção de ruídos ou odores próprios do sexo oposto devido à poluição, seja por alterações hormonais consequentes a uma alimentação nova, etc.
Finalmente, reduzir a condição humana à condição animal para aceitar a homossexualidade como natural, é aceitar que podemos resolver os conflitos com os vizinhos à "gatada", que podemos "ladrar" impropérios uns aos outros, que podemos urinar nos postes e jardins, que podemos defecar atrás de qualquer arbusto. Poder, podemos e até fazemos, mas não é socialmente aceitável.
Posto isto, sublinho que é errado usar o argumento do se-os-outros-fazem-eu-também-posso. Não estamos a falar de comportamentos nem de animais comparáveis. Não só somos biologicamente diferentes de todas as outras espécies, somos também psico e socialmente únicos. Se não querem usar o argumento da alma, tudo bem. Usem a razão.

_________________________
1) Ler também:
Da ecologia humana I, II, III, IV.

Coisas que devem ser realmente boas.....


Tenho pena de não saber francês, deve ser um pazer ler os "Pensamentos" de Blaise Pascal na escrita original.

Afinal é uma vida!!!


Mais um grande voto contra o aborto, e por mais contraditório que possa parecer veio da Inglaterra. Todos nós sabemos que o país de sua majestade, apesar de ter sido berço de John Lock, já se rendeu ao relativismo moral. E como qualquer bom país livre e ocidental à muito que aprovou a lei do aborto (existe quem lhe chame da interrupção voluntária da gravidez), e como bom país livre e ocidental Inglaterra já aumentou o prazo das 10 semanas e hoje é permitido fazer um aborto até às 24 semanas de gravidez, vê Portugal a podridão que te espera.
Acontece que nasceu uma menina chamada Lexie Slater-Folksman às 23 semanas, com algumas dificuldades iniciais a bebé esteve os primeiros messes na incubadora, e agora é uma menina saudável.
A mãe da menina já disse: "Estamos tão contentes de ter a Lexie em casa connosco que nos damos conta de quão erradas estão as leis sobre o aborto. Algumas futuras mães podem acabar terminar legalmente sua gravidez às 23 semanas, entretanto minha Lexie é a prova vivente de que os bebés podem sobreviver tendo nascido tão prematuramente. Nunca me dava conta de que um bebé está tão bem desenvolvido às 23 semanas e que merecem viver".
Pelos vistos, afinal é uma vida e não qualquer coisa! Vale a pensa pensar nisso! Mais sobre a noticia: AQUI

Muita, boa, gente vai gostar de ler

Mais sobre o livro no site Aceprensa: AQUI

sábado, 10 de janeiro de 2009

Proxima Rainha das Festas da Cidade: SANJOANINAS 2009


Ainda ai espiões, num estilo à Guerra Fria. Foi desvendado o segredo que seria só revelado na próxima segunda-feira, acreditem isto para os angrenses é mesmo importante mais que a crise do suprime, qual a próxima rainha???
É o que digo, os EUA têm Barack Obama e os Açorianos têm Mónica Seidi, que é bem mais bonita.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fotos do ano 2008 (I)

Vamos fazer uma recolha de fotos do ano de 2008, aceita-se conselhos! A estreia é marcada pela foto de Ingrid Betancourt, é da agência Reuters e o fotografo é Carlos Duran.
__________________________________
(Clica na imagem para ler a legenda melhor)
_______________
"A Oração de um Cristão nunca é um monólogo"
São Josemaria Escrivá #114 in Caminho

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

No dia de hoje podemos ser todos reis.....

Até eu sou monarquica, fiquem descansados depois da meia noite passa-me.
Hieronymus Bosch
Adoração dos Magos (detalhe)
c. 1510
Óleo sobre madeira
Museo del Prado, Madrid
(imagem tirada aqui)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Agora FELIZ 2009

(Esta é a minha foto de Boas Festas, Cabo Verde 2008)
Um pouco atrasada, 5 dias, mas cá vai um desejo.
2008 foi um óptimo ano, apesar dos problemas soubemos ultrapassa-los. Para não falar das coisas boas que vivemos.
Ao contrário que o sr. Sócrates disse, pressinto que 2009 também será, eu sei a crise e tal, mas pelo menos para mim......

domingo, 4 de janeiro de 2009

O NATAL: Entre o "Sozinho em Casa" e o "Código Da Vinci"?


Toda as pessoas sabem que o dia de Natal as televisões estão enquadradas nesta época festiva, normalmente os programas e os filmes condizem com todas as idades, Musica no Coração, o Circo do Mónaco, O Sozinho em Casa...etc.
Ao reparar qual o filme escolhido pela TVI do [dia de] Natal - Da Vinci Code - o mais que admirado pelas massas (depois da novela Podia Acabar o Mundo), e ainda com um trailers de apresentação resumindo as piores imagens.
A ousadia destas pessoas (pessoas acho eu que devem ser) que trabalham com a comunicação social deixou-me espantada, eu sei que já devia estar habituada, mas para mim isto foi mais que falta de bom senso é mesmo falta de inteligência!
O meu problema não é a facilidade com que o Código de Da Vinci nos torna imbecis perante a História, porque este assunto já foi mais que debatido e da verdade não se tem medo. A questão é que não é adequado e muito menos correcto pela sua polémica e talvez porque não coabita mesmo nada com o Natal, sim o Natal é aquele dia que se festeja porque Jesus nasceu.
Eu não passo filmes de terror às 15h porque sei que é a hora em que os miúdos vêem mais TV, como, pelas razões contrarias, eu também não passo desenhos animados às 20h, e quando quero lavar a loiça uso luvas de borracha e não de lã, mas quando estou com frio uso luvas de lã, porque cada coisa se adequa melhor à suas necessidades e funções.
Para aqueles que lê nas minhas palavras falta de liberdade eu digo que isto tudo faz lembrar um livro escrito por um grande filosofo do Século XX, conhecido como o pai da Sociedade Aberta, Karl Popper - A Televisão um Perigo para a Democracia. Em que o autor faz uma prospecção do impacto da TV na sociedade. Falta de liberdade temos nós todos nas mãos de gente incompetente e que muito prezam pela estupidez.
Eu hoje li isto: "Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos e, às vezes, esquece-se a urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta"

I'm not alone....

Ler Aqui e a notícia Aqui